nós trazemos uma índole boa ou má
o que é bom já nasce feito
por natureza sem precisar o uso de artificios de campos
filosóficos e religiosos, nasceu bom foi feito assim .
tem ser humano só com jeito de humano, mas é bixo, fera,
ja trouxe a índole má dentro de sí.
em tudo aqui nessa vida é desse jeito, até os animais irracionais
tem os mansos domesticaveis, e tem os selvagens .
tem a arvore que da bons frutos, tem a arvore que sá da espinhos,tem a flor perfumada tem a flor sem perfume umas nascem nos campos, outras nascem do lodo.
uma disformidade.
analisando a nós mesmos em nosso EU uma batalha de pensamentos bons e ruins, que nos deixam instaveis, ora até em franco desequilibrio, ora estamos de um jeito atuando em nossa personalidade pensamentos bons alegria vontade otimismo, a coisa vira e ficamos negativos desanimados, tristes
um balaio de gato em nosso próprio eu, e se mantendo e se segurando num reinado de aparencias para que não seja notado
os momentos de intranquilidade que atua sobre nós mesmo quando não queremos, esse é o nosso estado de ser.
filosofia religião ou outros conceitos espirituais são a necessidade de controlar essas ações é como se injetasse
efeitos psicológicos para se manter um bem aparente passageiro pois que tais anestésicos passam e nos apercebemos que continuamos a ser joguetes dessas duas forças atuantes sobre nós o bem aparente e o mal.
com tudo isso,estamos numa condição melhorada menos rudes
menos selvaticos, menos selvagem
2007-01-01 14:51:21
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
0⤊
1⤋
A essência é boa, mas as escolhas (nosso livre arbítrio) é que pode nos levar a sermos bons ou maus, enfim, nos faz evoluir ou retroceder.
2006-12-31 18:27:38
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
2⤊
0⤋
O homem é fruto do meio em que viveu ou vive. Uma criança quando nasce é pura, não existe maldade em uma criança. Daí, você pode concluir, com toda certeza, que a essência é boa.
Eu vi uma reportagem sobre a visita de Mike Tyson ao Brasil e, acredite se quiser, o cara tem coração mole, mas.....o mundo transforma as pessoas. A vaidade, o orgulho, o preciosismo, o preconceito, a ira, o ódio, e outras imperfeições morais vão surgindo ao longo do tempo, vão reduzindo as pessoas à pó e o altruísmo vai ficando cada vez mais distante entre os seres humanos. Obviamente que eu me incluo nisso, sou um ser humano como qualquer outro e, portanto, sujeito às "intempéries". Porém, sei ser tão bom quanto mal, anjo ou demônio. Não que eu seja vingativo, é preciso analisar que vivemos em um mundo em que as pessoas necessitam se apoiarem nas nossas fraquezas para se sentirem superiores, melhores. Muitos lavam as suas honras com o seu sangue, esperam os seus tropeços para satisfazerem os seus egos, como se isto purificasse as suas almas. No final, cada um de nós tem as suas razões para ser o que é. Quem disser que não, é um hipócrita! E assim caminha a humanidade!
2006-12-31 20:39:03
·
answer #3
·
answered by Sapiens 4
·
1⤊
0⤋
A essência (falo isto no nível ontológico) do homem é boa porque foi criado por Deus. Mas, moralmente o homem pode tornar-se mau.
2006-12-31 18:21:19
·
answer #4
·
answered by Carlos R 2
·
1⤊
0⤋
Deus fez o homem à sua imagem e semelhança.... Deus é generoso.... alguns homens são.... Deus destruiu o mundo no dilúvio.. o homem também o destrói aos poucos.... Deus perdoa nossos erros.... os homens às vezes não se perdoam... e aí? não sei o que te responder na verdade!!!!!!
2006-12-31 18:21:09
·
answer #5
·
answered by Alucard 3
·
1⤊
0⤋
o ser humano tem as três;
má: pela sua natureza modificada após a desobediência de Adão;
boa: pois temos consciência, sabemos o que é certo errado;
neutra: pois as vezes nos colocam em situações que mesmo se quisessemos naõ conseguiriamos pender para um lado, então nos privamos do nosso direito de escolha, e, potencialmente, de mudança, as vezes isso bom, as vezes não.
mas vale sempre correr o risco.
2007-01-01 09:27:31
·
answer #6
·
answered by Fábio D M 2
·
0⤊
0⤋
Sergio, o ser humano é mistura de elementos, fogo, terra, agua e ar, mistura de sentimentos, amor, ódio, perdão, rancor... ele é quem escolhe sua essência, no decorrer de sua vida, pois o caminho é de escolhas...eternas escolhas....
2007-01-01 07:11:36
·
answer #7
·
answered by raio de lua 3
·
0⤊
0⤋
Deixando a ignorância religiosa de lado, podemos dizer q tal como definimos o q é bem ou mal, a essência do homem é má e explico o porquê.
Apesar de sermos seres evoluidos, pensantes e inventivos, não podemos esquecer q fazemos parte da natureza. E tal como animais, vivemos pra conquistar o alimento nosso de cada dia, conquistar território, proliferar os nossos gens...
Dessa forma, vivemos em constante disputa como qualquer organismo vivo nesse mundo (desde uma bactéria q busca alimentos, até uma jabuticabeira q busca ser mais alta pra ter mais luz, até uma abelha q quer recolher mais pólen) que busca ser o mais forte no sistema. Obviamente q o mais forte acaba com o mais fraco e assim chamamos o forte de mal, porém o fraco faz de tudo pra ser forte e subjugar tal como o forte faz.
Pelos nossos parâmetros sociais, o forte é chamado de mal e se todos buscam ser fortes, todos temos na nossa essência o mal. Mas se formos mais longe veremos q mal é só um ponto de vista.
2007-01-01 04:13:09
·
answer #8
·
answered by ademir j 1
·
0⤊
0⤋
Segundo Rousseau o homem nasce bom porém é corrompido pela sociedade.
Mas eu particularmente discordo com isso. Juntando os fatores genéticos que interferem diretamente no "caráter" da pessoa com o meio em que ela vive chegamos à essência do homem.
Se um bebê nasce "geneticamente" mau e vive em um ambiente em que isso é favorecido, ele continuará mau.
Se um bebê nasce "geneticamente" bom e vive em um ambiente em que isso é favorecido, ele continuará bom.
Agora, se o ambiente, sendo qualquer um dos bebês, vai contra a genética ,ele pode vir a ser uma pessoa pior -no caso dele ser bom inicialmente- e pode vir a ser uma pessoa melhor- no caso dele ser mau inicialmente.
Concluindo: Somos fruto do nosso meio.
2007-01-01 03:21:19
·
answer #9
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Será que o ser humano possui essência?
Se possuimos essência não temos a liberdade de escolha, ou melhor, não temos liberdade nenhuma, logo não temos a opção de mudarmos. De acordo com alguns filósofos estamos condenados a sermos livres, logo não podemos possuir essência. Sartre se baseou nesta máxima de Kierkegaard para criar sua máxima: " no homem, a existência precede a essência". Desta forma somos livres para escolhermos sermos bons, maus ou neutros.
2007-01-01 03:08:41
·
answer #10
·
answered by kikinha 2
·
0⤊
0⤋
Até o mal nao é de todo mal
2007-01-01 01:08:20
·
answer #11
·
answered by Ugo Fraga 4
·
0⤊
0⤋