English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2006-12-31 07:21:55 · 16 respostas · perguntado por Balack 3 em Artes e Humanidades Artes Visuais Pintura

16 respostas

Por vários motivos:

#Por ter sido pintado por Leonardo da Vinci.
#Por ser antigo.
#Por ter sido pintado com diversas técnicas de pintura.
#Por ser uma imagem muito bela.
#Por ter vários mistérios e especulações sobre a modelo.
#Por ser conhecida mundialmente.

Espero ter ajudado. Feliz 2007!

2006-12-31 07:33:38 · answer #1 · answered by Anonymous · 3 0

pq Leonardo da Vinci foi um revolucionário em sua época e qualquer coisa q ele pintava hoje acaba sendo um enigma para todos nós e esse quadro em particular se esconde desde o porque do sorriso até se Leonardo realmente teria feito o seu proprio retrato em forma feminina!

2007-01-01 05:01:27 · answer #2 · answered by é sou eu 3 · 1 0

Dentre as obras de Leonardo, a Monalisa destacou-se após seu roubo e devolução no Museu do Louvre. A mídia voltou-se de forma maciça para a obra que teve uma supervalorização.

2006-12-31 07:38:31 · answer #3 · answered by zizi 2 · 1 0

Por toda a polêmica que existe em torno de quem Leonardo da Vinci pintou...se é ele mesmo...ou...a versão feminina dele...

Sds..

2006-12-31 07:33:15 · answer #4 · answered by Anonymous · 1 0

poxa porque e de um grande pintor leonardo da vinci

2007-01-01 05:16:31 · answer #5 · answered by Anonymous · 0 0

porque ele é caro

2006-12-31 12:32:32 · answer #6 · answered by samuel o 1 · 0 0

Tambem nao sei pois nao acho nada demais nesse quadro horrivel fala serio

2006-12-31 07:48:37 · answer #7 · answered by Anonymous · 2 2

Porque ninguém sabe o motivo daquele sorrizo, mas eu sei.....todo mundo sabe o que significa aquele sorrizo, sorrizo safado.....

2006-12-31 07:30:38 · answer #8 · answered by Anonymous · 0 0

Mona Lisa (também conhecida como La Gioconda ou, em francês, La Joconde), é o retrato mais famoso na história da arte, senão, o quadro mais famoso de todo o mundo. Poucos outros trabalhos de arte são tão controversos, questionados, valiosos, elogiados, comemorados ou reproduzidos. É nesta obra que Leonardo da Vinci melhor concebeu a técnica do sfumato.

O artista começou o retrato em 1503 e terminou-o três ou quatro anos mais tarde. A pintura a óleo sobre madeira de álamo encontra-se exposta no Museu do Louvre, em Paris, e é a maior atração do museu.

O quadro apresenta uma mulher com uma expressão introspectiva e um pouco tímida. O seu sorriso restrito é muito sedutor, mesmo que um pouco conservador, e a identidade da pessoa retratada continua causando polêmica.

As teorias sugerem que se trata do retrato de:

— Isabelle de Este, membro da nobreza que governava a província de Mantova
— uma amante do nobre italiano Giuliano di Medici
— a idealização da "mulher ideal", segundo da Vinci
— um adolescente vestido de mulher
— um auto-retrato
— No Museu do Louvre, o retrato é identificado como sendo de Lisa Gherardini, esposa de Francesco del Giocondo

Todavia, essas suposições interessam apenas aos especuladores. O que importa é a beleza da obra, retratada por Leonardo Da Vinci.
~ História ~

A pintura foi trazida da Itália para a França pelo próprio Leonardo da Vinci, em 1516, quando este foi convidado pelo rei Francisco I de França para trabalhar na sua corte. Francisco teria então comprado a pintura, que passou a ser exibida em Fontainebleau e, posteriormente, no Palácio de Versailles. Só após a Revolução Francesa, o quadro foi exposto no Museu do Louvre, onde se conserva até hoje.

O imperador Napoleão Bonaparte ficou apaixonado pelo quadro desde a primeira vez que o viu. Portanto mandou colocá-lo nos seus aposentos. Porém, durante as guerras com a Prússia, a Mona Lisa, bem como outras peças da coleção do museu francês, foi escondida em um lugar seguro.

No dia 22 de Agosto de 1911, já na segunda década do século XX, cerca de 405 anos após ser pintada por Leonardo da Vinci, a Mona Lisa foi roubada. Muitas pessoas, incluindo o poeta francês Guillaume Apollinaire e o pintor espanhol Pablo Picasso, foram presas e/ou interrogadas sob suspeita do roubo da obra-prima da pintura italiana. Quanto a Guillaume Apollinaire e a Pablo Picasso, foram soltos meses mais tarde. Acreditou-se, que a pintura estava perdida para sempre, que nunca mais iria aparecer. Todavia a obra apareceu na Itália, nas mãos de um antigo empregado do museu onde a obra estava exposta, Vincenzo Peruggia, que era de fato, o verdadeiro ladrão. Porém, a explicação para o roubo era bastante simples: o ex-empregado do Louvre, pensou, erradamente, que a obra havia sido roubada da Itália pelas tropas de Napoleão.

Acreditou, assim, que se roubasse a pintura do museu e a devolvesse ao seu país de origem, tornar-se-ía o herói da Itália. E o que sonhou não fugiu, de fato, à realidade. Quando se apagaram as luzes do museu, Vincenzo dirigiu-se à sala onde a obra se encontrava exposta, tirou da moldura (que viria a ser encontrada dias depois, numa escadaria do museu) e saiu com ela escondida debaixo do casaco que portava. Dois anos mais tarde, Vincenzo tentou vendê-la a um diretor de um museu de Florença, com quem se comunicou por telefone antes de se encontrarem pessoalmente. Quando tal aconteceu, devido a uma denúncia do diretor do museu, o ladrão foi apanhado e preso durante anos. A Mona Lisa foi exibida em vários museus italianos e depois retornou, finalmente, ao Louvre, em 1913. E também finalmente, o ladrão, tornou-se o herói da Itália, como tanto desejava.

Durante a Primeira e Segunda guerras mundiais, a pintura foi outra vez removida do Louvre e escondida em um lugar seguro.

Em 1956, a parte inferior da pintura foi severamente danificada depois de um ataque com ácido. Meses mais tarde, a pintura foi novamente alvo de um atentado, desta vez por um indivíduo que lhe atirou uma pedra. Em 1963, a pintura foi emprestada aos Estados Unidos e exibida em Nova York e Washington, DC. Antes desta viagem, a pintura foi avaliada em cerca de 100 milhões de dólares americanos, o que lhe mereceu um lugar no Guinness Book of Records como o objeto mais valioso de sempre. É evidente que hoje vale imensuravelmente mais. A Mona Lisa saiu do Louvre uma vez mais, em 1974, numa tournée que incluiu as cidades de Tóquio e Moscou.

~ Mona Lisa tem sala exclusiva no Louvre ~

O museu do Louvre em Paris construiu uma sala especial para abrigar a Mona Lisa. A idéia é facilitar a vida dos cerca de 5 milhões de visitantes por ano do museu — que não conseguem se aproximar do quadro por causa do excesso de gente.

A nova sala — estimada em 3.5 milhões de dólares — separa o quadro de Leonardo da Vinci de outros trabalhos de arte renascentista veneziana, que eram ofuscados pela presença da Mona Lisa no mesmo ambiente.

A sala tem sistemas especiais de iluminação e segurança.

~ Identificada a paisagem do quadro Mona Lisa ~

Um modelo feito em computador ajudou a desvendar um dos mistérios que cerca o quadro Mona Lisa. Dois cientistas italianos disseram ter identificado a paisagem que serviu de fundo para a tela de Leonardo Da Vinci. Segundo os criadores do modelo computadorizado, a paisagem seria a avistada do vilarejo de Ponte Buriano, perto do Rio Arno (o mesmo que atravessa Florença) e da cidade de Arezzo, na Toscana.

O paleontólogo Carlo Starnazzi e o especialista em computação Claudio Sartori sempre foram apaixonados pela obra de Da Vinci. Depois de quatro anos de simulações computacionais, eles acreditam ter descoberto o lugar que inspirou o artista. Para chegar a sua conclusão, eles misturaram e alteraram no computador imagens (fotos atuais e pinturas antigas) de vários pontos da Toscana. As alterações foram feitas para simular como seria a paisagem na época em que Da Vinci pintou o quadro (entre 1503 e 1506).

Segundo eles, a descoberta foi comprovada pelo exame da perspectiva aérea de Ponte Buriano, além da análise orográfica (estudo das montanhas) da região. Os dois estudiosos disseram que Da Vinci pintou a paisagem avistada do Castelo de Quarata que não existe mais a uma altura de 70 metros. O modelo computadorizado chegou ao requinte de indicar que o artista estaria a 2,3 quilômetros da curva do Canal de Chiana, que desemboca no Arno. Eles identificaram sete pontos geográficos coincidentes entre o lugar e a pintura de Da Vinci. Segundo relatos da época, o artista teria estado na região de Arezzo entre junho e julho de 1502, acompanhando a comitiva de um nobre italiano.

~ Mona Lisa posou para Da Vinci logo após ter o segundo filho ~

OTTAWA — Os segredos de uma das figuras mais célebres da História da arte vão sendo aos poucos revelados. Um especialista francês afirmou nesta terça-feira (26/09/2006) que a modelo imortalizada no quadro de Leonardo da Vinci, no início do século XVI, havia acabado de dar à luz o seu segundo filho quando se sentou à frente do pintor.

A descoberta foi feita por uma equipe de cientistas canadenses usando tecnologia de infra-vermelho e análise tridimensional da obra, exposta no Museu do Louvre, em Paris.

A jovem mulher do sorriso misterioso e ambíguo foi identificada como Lisa Gherardini, esposa de um mercador florentino chamado Francesco de Giocondo, e seu retrato tem atraído admiração e curiosidade há mais de 500 anos.

De acordo com Bruno Mottin, do Centro de Pesquisa e Restauração de Museus da França, um exame detalhado mostrou que o vestido usado por Mona Lisa está coberto de um fino e transparente véu de renda.

— Esse tipo de renda era moda no começo do século XVI na Itália para mulheres que estavam grávidas ou que tinha acabado de dar à luz — explicou Mottin. — Nós agora podemos dizer que a pintura foi feita para comemorar o nascimento do segundo filho de Mona Lisa, o que nos ajuda a datar mais precisamente sua feitura por volta de 1503 — acrescentou.

O popular apelo de obra-prima mais famosa do Ocidente foi consolidado em 1911, quando o quadro foi roubado do Louvre, disparando uma caçada que contou até com o interrogatório de Pablo Picasso pela polícia antes que a pintura fosse devolvida dois anos depois.

______
Fonte: Reuters

2006-12-31 07:28:04 · answer #9 · answered by sourdb 3 · 2 2

por causa de seu sorriso enigmatico...gerou uma série de controvérsias se a modelo era homem, ou mulher, etc...
mas tbm por ser uma obra do grande artista e inventor Leonardo da Vinci.

2006-12-31 07:24:44 · answer #10 · answered by Abelha ZZZ 6 · 0 0

fedest.com, questions and answers