English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

eles viviam a margem da lei, matando ,roubando e os fazem como herois, até hoje eu não entendo isto.

2006-12-31 07:08:29 · 23 respostas · perguntado por Wagner A 1 em Sociedade e Cultura Outras - Sociedade e Cultura

23 respostas

Questão cultural, só para mostrar que no Brasil existiu alguém importante, mesmo que foi para o mau...

2006-12-31 07:11:39 · answer #1 · answered by Fabiano 3 · 0 0

Foram herois. Lutaram contra um sistema que oprimia as pessoas nos sertões.
O legado de Lampião e Maria Bonita permanece na luta contra o sistema da desigualdade social e econômica.
Viva Lampião.....viva Maria Bonita

2006-12-31 15:16:58 · answer #2 · answered by renato.cawboy 4 · 2 0

Pelo mesmo motivo de hoje..........eles conseguiram e conseguem intimidar a população, a mídia, etc.......

2007-01-01 22:11:21 · answer #3 · answered by !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! 2 · 0 0

A pretexto de sua impertinente pergunta, o que tenho a responder é que tanto Lampião e seu bando quanto Maria Bonita, de modo algum eram bandidos comuns, e tampouco eram a meu ver bandidos como muitas pessoas mal informadas os consideram. Eles, principalmente Lampião, tornou-se um revoltado por haver sofrido uma injustiça, uma grande perda que foi a vida de seus pais, tudo isso por causa de um pedaço a mais de terra que os coronéis latifundiários da época quiseram roubar-lhes. De nada adiantaria se ele fosse a uma delegacia de polícia e fizesse a denúncia, porque a autoridade estava vendida, eram lacaios dos proprietários de terra. Lampião, se roubou, não foi para ficar rico assim como os ladrões de hoje o fazem, p.ex. nossos políticos e as quadrilhas a margem da lei, PCC, CV, POLICIAIS CORRUPTOS, etc...
Ele assim procedia porque necessitava e nem sempre era para o próprio consumo e sim para distribuir entre a população de vida miserável no sertão nordestino. Vejam vocês que agora leêm essas palavras, em nossa sociedade corrompida pela vontade de consumo, é considerado bandido todo aquele que não ascendeu socialmente ainda que a custa do crime, e assim foram punidos porque cairam em desgraça. São também enquadrados desta forma todos aqueles que contrariamente a regra estabelecida pela moral vigente, desafiaram o Poder político e pegaram em armas para derrubá-lo, vejam a história de Ernesto Guevara, o nosso saudoso Chê, que foi cruelmente assassinado por seus algozes a covardia e pelas costas, porque estava rendido e já preso, portanto tornou-se um perdedor e tachado pelos estúpidos e ignorantes como sendo um bandido que merecia morrer. Se todos os honrados trabalhadores fossem tão politizados como esse último, por certo nossos "honoráveis políticos" não estariam fazendo o que bem entendem, eram pégos na primeira esquina. Porque isto sim é que é JUSTIÇA, já que nem sempre podemos confiar por completo nos labirintos de nossa burocrática LEI, vil prostituta que é e está a serviço do capitalismo selvagem e seus asseclas. Vivemos no país do samba, carnaval, futebol, cachaça e sexo fácil, e segundo as estatísticas no exterior, somos tido como sendo um simpático povo manso e donos de uma sensualidade sem igual. Afinal tudo aqui termina em pizza..." VIVA LAMPIÃO, VIVA MARIA BONITA, VIVA CHÊ GUEVARA, VIVA LUÍS CARLOS PRESTES"

2006-12-31 16:11:02 · answer #4 · answered by Doutor Pangloss 1 · 0 0

Wagner,
A história do casal Virgulino Lampião, Maria Bonita e seu bando é realmente de difícil compreensão, caso não se coloque no mesmo tempo que eles.
É claro que a matança insana que promoveram é de extrema crueldade em qualquer tempo, mas não era diferente do lado da policia, pode acreditar.
Muitas coisas sobre Lampião é também folclore, com atos e fatos que o povo acaba inventando para eniquecer a história.
da mesma forma que Wagner é o fabricante de vagões, Lampião tem sua origem. Nesse caso, duas pelo menos, sem que se saiba qual seja a verdadeira.
Uma diz que Virgulino atirou com sua arma, clareando a noite, para que um cangaceiro achasse seus fósforos. Outra diz que quando atirava, a arma, com cano em brasa, se assemelhava a um lampião, em frente ao que estava morrendo.
E também, a saga do grupo pode ser interpretada como uma reação de gente excluída, embora de forma equivocada, ao regime político daquela época, comandado pelo coronelismo.
Atualmente, os Sem Terras, os Sem Teto e os tudo mais sem, também quase sempre agindo à margem das leis, ganham repercussão favorável nas suas lutas e inclusive ajuda, até em dinheiro, do Governo, coisa quase inacessível aos pobres, que digam os micro e pequenos empresarios.
Lampião e esses "sem alguma coisa", representarão sempre a força dos excluídos, que são muitos, no nosso País. Vez por outra eles se juntam e reagem da forma que pode e quase sempre são, ainda, manipulados por gente que não perdoa nem a miserabilidade deles.
Julgar Lampião e seu bando hoje, sem levar em conta as necessidades de seu tempo, no mínimo é ainda mais covardia do que fizeram naquela época.
Agora mesmo, em nome das elites pseudos desenvolvidas, enforcamos Saddam Hussen. Um crápula, claro, um déspota. Mas e agora, que usamos da vida como ele fez, decretando a morte, quem seria pior?
Virgulino, Maria Dea (Maria Bonita) e outros cangaceiros, foram executados sendo que o casal, também decapitados, até hoje não tiveram direito ao enterro, as cabeças, embalsamadas, estão em um museo. A lei não lhes dá direito ao descanso eterno em túmulos.
Talvez, se vivem ainda fosse, de novo se perguntariam: por que dar tanto valor as leis?

2006-12-31 16:06:39 · answer #5 · answered by Geninho 4 · 0 0

O Wagner, você precisa estudar mais um pouco a história do seu pais, antes de ficar falando abobrinha.
Por isso nosso pais tem dificuldades de progresso, nosso povo não conhece nossa própria história.
Por exemplo, todos conhecem marandona, mas não o Plácido de Castro ou o Barão de Mauá.
Para julgar o Lampião é necessário conhecer a história dele, e o contesto da época em que ele viveu e morreu, e como ele morreu, e o que fizeram com os corpos depois de sua morte.

Não faça como o nosso presidente; leia.

Na sua época Cristo também foi um fora da lei, preso e condenado.

2006-12-31 16:00:30 · answer #6 · answered by EBAS 6 · 0 0

Penso que você precisa ler mais a respeito sobre esta história.Lampião foi levado ao cangaço por ter sido perseguido-junto com seus familiares por pessoas poderosas de sua região num tempo em que quem mandava em tudo eram os coronéis e,quem naõ rezasse por suas cartilhas seria liquidado.Ele foi uma consequencia das injustiças e desigualdades sociais do momento.Foi uma pessoa paradoxal,cometeu crimes,mas salvou vidas.Era profundamente religioso e temente ao Padre Cícero que protegeu sua família.Com a chegada das mulheres ao cangaço ,este se tornou mais ameno,menos assassino.Há quem diga que se elas não tivessem sido agregadas aos grupos o cangaço teria perdurado por mais tempo.Lampião e Maria Bonita devem ser vistos como pessoas de coragem,que,infelizmente,tiveram que usar de armas para lutar pelo que acreditavam e se defender também.Não são apenas bandidos,nem heróis.Foram pessoas pobres que entraram na luta armada por uma imposição do meio em que viviam.Leia mais,vejo na história do cangaço e do sertão algo mais que "estórias"de bandidos.Todos sabemos que o poder,principalmente no passado,era bem corrompido e injusto.

2006-12-31 15:55:06 · answer #7 · answered by Chandra 7 · 0 0

Lampião e sua companheira Maria Bonita eram bandidos da pior espécie. Hoje tem até estátua em Caruaru-PE, em sua homenagem. Porque isso? Porque continua havendo bandido em número suficiente para homenageá-lo. Existe gente pra tudo... Até para adorar Satanás e se proclamar seus discípulos. Não se pode atribuir a Lampião nem contestação por valores políticos ou tomar de pobres para dar aos ricos. A única coisa em seu favor é que ele viu seus pais massacrados por fazendeiros poderosos, contra os quais não foi feito justiça. Se ele tivesse agido por vingança, e feito justiça com as próprias mãos, ainda haveria algum fundamento moral. Ao invés disso, serviu como jagunço de outra família poderosa, antes de se dedicar ao banditismo, matando, roubando e o diabo a quatro, para seu benefício e de sua quadrilha... Figura desprovida de valores positivos e sem motivos para homenagens.

2006-12-31 15:34:29 · answer #8 · answered by Antônio Gouveia 7 · 0 0

Pertence à Midia o mérito de determinar se alguem, em um determinado momento é terrorista, ladráo, assassino, estrupador, fratricida, etc., ...
E é a esta mesma Midia que tambem pertence o mérito de, mais tarde apresentar esses mesmos terroristas, ladrões, assassinos, estrupadores, fratricidas, etc. cómo herois.

2006-12-31 15:27:56 · answer #9 · answered by omeirelles 6 · 0 0

Talvez você não tenha curtido alguns heróis como; Batmasterson, Bufalo Bill, Billi The Kid.
Todos esses americanos foram bandidos também.
Lampião e Maria Bonita, foram retratados em sua época. Ele apesar de bandido, tinha um bom coração "as vezes".
Muitas vezes deu dinheiro a famílias pobres, e em outras matou mesmo sendo pobres sob a acusação de delatores dos "macacos".
Até o governo da época pediu ajuda a ele para combater a coluna Prestes.
É difícil entender o porque o colocam como herói. Mas eu particularmente, tenho uma certa afeição por esses bandidos. Afinal...eram brasileiros sofridos!!!!

2006-12-31 15:25:25 · answer #10 · answered by Falcon 2 · 0 0

Lampião não era tão ruim assim, ele lutava contra o coronelismo q existia e ainda existe no nordeste.............e não era injusto........teve uma certa vez, documentada, que ele foi até a casa de uma senhora pedir comida com alguns homens, ela com medo, e claro, fez a comida.....no nervosismo, esqueceu do sal, um dos "homens" de lampião começou a agredir a senhora, nisso lampião, pediu o pq daquilo, ele respondeu pq ela não colocou sal na comida.....ele pediu um saco de sal para a senhora e jogou tudo na comida do homem e fez ele comer todinha a comida......isto mostra que ele não era um bandido nem brigava por causas pessoas, e sim por coisa que na opinião dele eram erradas.O motivo deles serem lembrados deve ao fato de terem sido assassinados, veja outras figuras da historia que se opuseram contra os dominantes, e foram mortos e vivem ate hoje como heróis....Jesus Cristo, Cheguevara, o Saddam que já herói para aqueles que ainda o apóiam no Iraque.

2006-12-31 15:24:29 · answer #11 · answered by Giuliano B 3 · 0 0

fedest.com, questions and answers