Os registros mais antigos da história do Sri Lanka datam do século VI a.C. quando o povo cingalês (ou sinhala) migrou para a ilha a partir de Bengala, no subcontinente indiano. Antes da invasão cingalesa, a ilha era ocupada pelo povo hoje conhecido como Vedas, que se acredita serem de origem malaia. Ainda hoje, pessoas de origem Veda vivem no leste da ilha de Ceilão.
A crônica cingalesa de Mahavamsa relata a chegada de Vijaya, o primeiro rei cingalês, em 543 a.C.. Acredita-se que o povo cingalês tenha migrado a partir de algum ponto do norte da Índia: não são povos dravídicos, tais como os povos do vizinho sul da Índia. A língua cingalesa (sinhala) é relacionada ao sânscrito, tal como ocorre com o hindi. O primeiro reino do Sri Lanka tinha sua capital em Anuradhapura. No terceiro século a.C., os cingaleses se converteram ao budismo, e a ilha se converteu em um centro de estudos budista e de trabalho missionário. Isto separou o Sri Lanka da cultura hindu do sul da Índia.
Anuradhapura permaneceu como capital do reino cingalês até o século VIII, quando foi substituída por Polonnaruwa. Os tamis, do sul da Índia, começaram a chegar à ilha no início do século III, e houve seguidas guerras entre cingaleses e os invasores do sul da Índia. Durante boa parte do primeiro milênio d.C., a ilha foi controlada por vários príncipes de origem tamil.
O período áureo do reino do Sri Lanka ocorreu no século XII, quando o rei cingalês Prakrama Bahu derrotou os tamis, unificou a ilha sob o seu governo, e ainda invadiu a Índia e Burma. No século XV a ilha foi atacada pela China, e por 30 anos os reis locais prestaram tributo ao imperador chinês.
O Sri Lanka era conhecido dos gregos e dos romanos, que o chamavam de Taprobana. Depois da conquista do Oriente Médio pelos árabes, mercadores freqüentemente visitavam a ilha, e existia uma comunidade árabe no Sri Lanka desde o século X.
Os primeiros europeus a visitarem o Sri Lanka foram os portugueses: Dom Lourenço de Almeida chegou à ilha em 1505, e encontrou-a dividida em 7 reinos que guerreavam entre si, incapazes de derrotar um invasor. Os portugueses fundaram a cidade de Colombo em 1517, e gradualmente extenderam seu controle pelas áreas costeiras. Em 1592 os cingaleses mudaram sua capital para a cidade interiorana de Kandy, local mais seguro contra o ataque de invasores. Guerras intermitentes prosseguiram durante o século XVI.
Muitos cingaleses se converteram ao cristianismo, porém a maioria budista odiava os portugueses, e apoiariam qualquer um que os enfrentasse. Então, em 1602, quando o capitão holandês Joris Spilberg chegou à ilha, o rei de Kandy pediu-lhe auxílio. Porém, somente em 1638 os holandeses atacaram pela primeira vez, e apenas em 1656 Colombo foi tomada. Por volta de 1660 os holandeses controlavam toda a ilha, exceto o reino de Kandy. Os holandeses perseguiram os católicos, porém deixaram os budistas, os hindus e os islâmicos professarem suas religiões. No entanto, cobravam impostos mais pesados que os portugueses. Como resultado do domínio holandês, mestiços de holandeses e cingaleses, conhecidos como burghers existem até hoje no país.
2006-12-31 05:18:36
·
answer #1
·
answered by WebMaster 7
·
0⤊
0⤋
Os Cingaleses não vieram. Eles estão num país insular chamado hoje de Sri Lanka, mas ainda é conhecido como Ceilão.
Nessa ilha, os cingaleses são a maioria do povo, que completa o seu contingente com a etnia minoritária chamada Tamil.
Dê uma olhada no mapa da Ásia e você verá que em baixo da Índia tem uma ilhona (sudeste). É lá!
Curiosidade: Você sabia que o grafite da sua lapiseira provavelmente veio do Sri Lanka? Eles são o maior produtor mundial da matéria prima desse produto.
Feliz ano novo.
2007-01-01 05:33:58
·
answer #2
·
answered by Químico 7
·
0⤊
0⤋
Os cingaleses são um povo que vive no Sri Lanka, país insular ao Sudeste da Índia. Eles se originaram no subcontinente indiano e, em 600 a.c., os cingaleses, vindos por via marítima do Norte da Índia, invadiram a ilha do Sri Lanka. Estes, provavelmente arianos, dada a raiz ariana da sua língua, instalaram-se predominantemente nas regiões secas do Leste e Centro da ilha, onde estabeleceram uma importante civilização que dependia de engenhosos sistemas de irrigação, barragens e reservatórios de água. A capital era Anuradhapura, e a sua religião, o budismo.
2006-12-31 19:17:46
·
answer #3
·
answered by pantimtim 4
·
0⤊
0⤋
O Cingalês é um grupo étnico mjoritário do Sri Lanka.A língua cingalesa é falada por 13 milhões de pessoas no Sri Lanka.
2006-12-31 17:44:36
·
answer #4
·
answered by Jonathan Capixaba 2019 7
·
0⤊
0⤋
Os cingaleses constituem 72% da população, têm uma língua própria, são geralmente budistas e desenvolveram um sistema de castas, já que são originários dos primeiros colonos vindos da Índia.
2006-12-31 13:18:28
·
answer #5
·
answered by Adriana V 2
·
0⤊
0⤋
De cinga pura
2006-12-31 13:14:00
·
answer #6
·
answered by Lindsay Smith 3
·
0⤊
0⤋