English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

O voto de fé que a humanidade fez na tecnologia e na modernidade, creio, tenha sido em vão.

"Com um pouco de inteligência e muita soberba, queremos passar por alguém neste mundo. Que triste herança!"
André Chénier

2006-12-31 02:33:31 · 15 respostas · perguntado por . 5 em Artes e Humanidades Filosofia

15 respostas

De facto, desde sempre o ser humano quis evoluir mais e mais. Esta fome de poder e de saber chegou, quem sabe, longe demais? A esperança de vida aumentou... e junto com esta cresceu também o tempo útil para utilizar uns anos de vida a mais com um único intuito: o poder sobre o outro e sobre a natureza. O facto do Homem não entender a natureza e querer saber mais até percebo... querer viver mais, querer ter melhores condições de vida, querer viajar - tudo isso era um sonho benigno! A tecnologia cada vez mais avançada...poderia ser bem utilizada, não fosse o Homem um ser "racional" (que de racional tem aparentemente tão pouco)!
Falta humanismo, falta sensibilidade, falta muito respeito pela vida! O poder, o desejo de controle - não entendo como andam tantos tão cegos e iludidos com a sensação (apenas ilusória) de superioridade! O Homem vai ter de parar um dia... porque não é assim tão forte e não controla tudo aquilo que julga controlar. Não precisa existir nenhum deus... o Homem basta-se a ele próprio e tratará de cavar a sua própria sepultura! Pena que muitos outros caiam também...
Não creio que a Inteligência seja uma triste herança, mas apenas que está a ser mal utilizada.
Também a tecnologia não foi em vão, mas falta aos seres humanos olhar para aqueles a quem chamam irracionais e ver como se comportam: lutam pelo território, pelo alimento, pelas fêmeas - mas não colocam em perigo a vida de toda a espécie ( nem de outras)! A sua "crueldade" é instintiva e tem a ver com a própria sobrevivência - já daquilo a que se chama Homem não se pode dizer o mesmo.

2006-12-31 03:02:35 · answer #1 · answered by sliv 3 · 0 0

Já dizia Freud: "Nascemos cópias e morremos copiados". Mas não totalmente; eu diria.
O triste dessa época é ver a massa escravizada, digo, sem opinião própria - não as deixam ter - reduzem a mentalidade com mensagens subliminares, novelas, manipulando informação (Lembra do Rodrigo Vianna?). Um exemplo: no Fantastico, da Rede Globo, teve uma edição que se referiu àquela música da Pit - "Pane no Sistema / Alguém me disconfigurou / Aonde estão meus olhos de robô..."- como um protesto contra a digitalização/robotização do sistema. Pelo menos três "equívocos" ocorreram: foi desviado o foco da mensagem (que é o da indústria impor padrões de comportamento, objetivos, ideais, e tudo o quanto conseguirem pra manter o proletário numa redoma - Matrix), atacar indiretamente a internet (onde não se pode controlar totalmente as informações) e estipulou um padrão para interpretação de arte dessa natureza ( como o telespectador irá de comportar na interpretação de outra músicas protestantes que virão). Tem um sítio de uma ONG (ONG mensagens Subliminares) que fala sobre isso http://www.mensagemsubliminar.com.br. Sé você não acredita o não entendeu o que eu disse, se pergunte:

Por quê os governantes não tem interesse de investir na edução? (Visto que países menos ricos que o Brasil investiram na educação e se tornaram países desemvolvidos, com BOA DISTRIBUIÇÃO DE RENDA)

Por quê será que a sociedade não tem, e não quer ter participação política?

Por quê eles - revistas como veja, jornais impressos, TV, etc -, a mídia não falam de manifestações, artistas políticos, e abrem fogo contra o MST (não mostram os dois lados) que o único movimento social legitimado do Brasil?

<<>>

*Desculpe a ortografia

2006-12-31 12:28:29 · answer #2 · answered by Lunus 2 · 0 0

Inversão de valores. O bonzinho honesto é chamado de babaca, enquanto o sacana é chamado de esperto, dinâmico e arrojado.

2006-12-31 11:52:28 · answer #3 · answered by Navio Fantasma 6 · 0 0

Não acho as pessoas precizão ter mais fé e acreditar em Jesus pois tudo que é difícil e triste se torna mais fácil e alegre.

2006-12-31 10:56:06 · answer #4 · answered by s.e.s 4 · 0 0

Cada um vê aquilo que quer, se você quer ver tristeza vai encontrar, mas se quiser ver coisas boas também pode encontrar.

2006-12-31 10:50:18 · answer #5 · answered by Gravitolino Nonato 6 · 0 0

Apesar de toda a violência e desordem reinante em nosso país temos sorte de não termos nascido na África ou no Oriente Médio.

2006-12-31 10:48:03 · answer #6 · answered by Sabrina Gay 5 · 0 0

Cada período da História teve seus tristes episódios. Mas, o mundo continuou... Somos o que restou após Guerras, holocausto, tragédias naturais (maremotos, tsunamis...), etc. A época em que vivemos é de reconstrução! Tem tristezas, mas pode ter muitas alegrias se focarmos nosso olhar de uma forma diferente. É o início de uma nova era!!

Feliz Ano Novo!!
Paz e otimismo para todos nós!

2006-12-31 10:46:17 · answer #7 · answered by izadenunes 7 · 0 0

Eu acho que é uma triste época sim, porque eles inovam na tecnologia, mas se esquecem de presevar o meio ambiente, desmatando as árvores que são a fonte de oxigênio para todos os seres terrestres.
No futuro poderemos morrer por falta de água, e ainda por falta de oxigênio. Esse mundo tá perdido.

Feliz 2007!!!

2006-12-31 10:45:18 · answer #8 · answered by Thiago 5 · 0 0

Este é o início do fim, não percebe?É quando a humanidade começa destruir si mesma!E umas simples meia úzia não são suficientes para impedir uns 2 bilhões de tolos.

2006-12-31 10:44:21 · answer #9 · answered by Anonymous · 0 0

Sinceramente? Não acho.

2006-12-31 10:43:47 · answer #10 · answered by Anonymous · 0 0

fedest.com, questions and answers