English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Na década de 60 Coréia do Sul, cingapura , Taiwan, Malásia e outros eram mais pobres que o Brasil e hoje estão numa situação bem melhor que nós.O que deu errado ?

2006-12-31 02:25:40 · 14 respostas · perguntado por Sabrina Gay 5 em Ciências e Matemática Geografia

14 respostas

Tigre asiáticos é denominado para os países asiáticos que tiveram grande crescimento da economia neste século, apesar de hoje os níveis de crescimento do Brasil serem pifios, é importante lembrar que de 1960 a 1980 o Brasil era a bola da vez dos investimentos do capital estrangeiro, nesta época ele era para o mundo o que a China representa hoje. Com certeza o que impediu o sucesso economico do Brasil como aconteceu com os tigres foi a falta de investimentos em educação e infraestrututa, corrupção, altos gasto publico e principalmente a falta de autonomia das instituições brasileiras (BC, justiça).

2006-12-31 04:06:45 · answer #1 · answered by Eng.Quimico 4 · 1 0

Para ser um Tigre, uma denominação desse porte, significa ter uma grande força, grande velocidade, estrutura e dinâmica nas atividades, bem como estar atento para as diversas regiões que estão ao redor. No caso do Brasil podemos ver que não possui uma estrutura na sua política, não consegue fazer acordos e parceiros comerciais internacionalmente, muito mal vemos esse Mercosul mais enrolado que qualquer coisa. Tecnologia não temos, nosso país inclusive se dá o luxo de aderir a tecnologia chinesa e esses mesmos chineses exploram o trabalho aqui no Brasil; A nossa educação é a terceira pior do mundo e tende a piorar mais. Nossas taxas de tributo e impostos que a população paga chegam a valores astronômicos; Nossa justiça é uma vergonha e escandalosa chegando até a beneficiar malfeitores que muito prejudicam a sociedade; O Brasil não sabe explorar suas matérias-primas, não dá valor para o capital interno, ou seja, é um "país que não investe em si". Diante tudo isso o Brasil está longe de poder dizer que é um Tigre. Tudo se modifica rápido, a evolução dos nossos tempos é tão rápida que já extrapolou o "piscar dos olhos". Estamos parado no tempo enquanto que muitos países da Europa já se uniram chegando ao ponto de fundar uma unificação monetária. Portanto, o Brasil com esse meio de corrupções e intrigas não propõe a sua sociedade recursos para melhoria e as pessoas acabam entrando num "rolo compressor sem saída e sem resposta". Mas como todo brasileiro, acredito que um dia teremos muito orgulho do nosso país. Vamos lá!!!!

2007-01-01 23:24:32 · answer #2 · answered by reifilosofo8 2 · 1 0

Tigre? Sendo na América?
Poderia se tornar um puma, um jaguar....
mas na verdade, não passa de um gato escaldado....

Porque o capital acumulado pelos grandes tigres não ficaram parados, os mesmos aplicaram em outros setores econômicos e em outras fronteiras próximas deles, no caso, em outros países asiáticos. Houve uma consciência e coesão para o desenvolvimento, mas aqui no Brasil, qual é a situação??

2006-12-31 13:49:46 · answer #3 · answered by MimaBarbie 4 · 1 0

A expressão Tigres asiáticos refere-se às economias de Hong Kong, Singapura, Coréia do Sul e Taiwan (Formosa); esses territórios e países apresentaram grandes taxas de crescimento e rápida industrialização entre as décadas de 1960 e 1990.

A partir da década de 80, alguns países do Pacífico começaram a apresentar altos índices de crescimento mundial e interferência no mercado mundial, sendo por isso designados tigres asiáticos.

Os termos lembram agressividade e é exatamente essa a característica fundamental dos quatro países que formam esse grupo. Eles utilizaram estratégia arrojada de atração de capital estrangeiro - apoiada na mão-de-obra barata e disciplinada, na isenção de impostos e nos baixos custos de instalação de empresas.

A imensa e ininterrupta expansão da economia japonesa foi decisiva para criar um dinâmico mercado em toda a área circundante do Pacifico. O Japão atuou não só como estímulo, mas também como exemplo. O crescimento mais marcante foi o apresentado pela Coréia do Sul, um dos mais pobres países em desenvolvimento na década de 1960, que se transformou numa semi-industrializada nação de renda média. O progresso de Taiwan seguiu o mesmo rumo. O país asiático que iniciou esse ciclo rápido de crescimento foi o Japão, com uma bem sucedida reforma agrária, seguida de um aumento rápido da renda dos fazendeiros, que criou um mercado local para novas fábricas.

No final da década de 1990, as exportações chegavam a 202% do PNB (produto nacional bruto) em Singapura e a 132% em Hong Kong. O índice de crescimento era alto nos tigres, e, a despeito da crise asiática, a população tinha um alto nível de alfabetização e a economia girava em torno da construção naval, produtos têxteis, petroquímicos e equipamentos elétricos. O crescimento mais notável ocorreu principalmente na economia de entrepostos. Hong Kong, graças à economia de mercado puro e, apesar de sobrecarregada pelas desvantagens do colonialismo (anteriormente existente enquanto colônia britânica), elevou sua renda per capita para cerca de seis vezes mais que a da China continental.

Os Tigres compartilham muitas características com outras economias asiáticas, como Japão e China. Iniciaram o que passou a ser visto como uma particular aproximação asiática do desenvolvimento econômico. Alguns desses países estavam na década de 1960 com indicadores sociais semelhantes a de países africanos altamente estagnados; as principais transformações basearam-se em acesso à educação e criação de infra-estrutura de transportes (fundamental para a exportação competitiva).

Com o tempo, o termo Tigre tornou-se sinônimo de nação que alcançou o crescimento com um modelo econômico voltado para exportação. Recentemente, nações do Sudeste asiático, como Indonésia, Malásia, Filipinas e Tailândia também passaram a ser consideradas Tigres.

Tudo isto mostra a diferença que há destes países com o Brasil. O Brasil possui uma economia e estrutura muito mais dinâmicas, impossibilitando que certas reformas empregadas nestes países fossem igualmente empregadas no Brasil. Também, os investimentos externos que vêm ao Brasil, historicamenre são oriundos da Europa e EUA, disputando com muitos outros países. Estes países foram ditaduras históricas. Adiante, estes motivos já explicam em si que seria impossível o Brasil tornar-se um Tigre, assim como a China, apesar de sua pujança, não é um Tigre. O crescimento da Índia, da China, da Rússia, da África do Sul e do México, apesar de consistentes, vieram a partir de diferentes meios, totalmente distintos aos Tigres. Não que eu esteja justificando a situação do Brasil, não. Afinal, eu também sou vítima do mísero crescimento brasileiro. Entretanto, nós não podemos comparar o Brasil aos Tigres, mas podemos tirar lições deles. Por exemplo, estes países investiram pesado em exportações e na educação, algo que o Brasil parece estar descobrindo só agora. Se você me perguntasse o por quê de o Brasil não seguir estes exemplos, naquilo que lhe cabe e é coerente, bem, daí sim eu concordaria.

2006-12-31 10:54:11 · answer #4 · answered by pantimtim 4 · 1 0

Notei q em determinado momento da história os povos dessas nações disseram: "Agora chega, vamos trabalhar e nos comprometer c/ a nossa nação". Eu nunca vi isso no Brasil! E não falo só dos políticos! Aki no Brasil d forma maniqueísta o povo joga toda a culpa na classe política brasileira, como se só eles fossem os culpados pelo estado em q se encontra a nação! Mas d onde vem os políticos do Brasil, por acaso são "importados" da Argentina?! Os políticos brasileiros não saíram do meio da própria população?....afinal d contas, d onde saiu um certo torneiro mecânico d 9 dedos?! D Buenos Aires?! Temos no Brasil uma classe política q rouba e q fica por isso mesmo, temos um povo q não respeita leis (atire a 1ª pedra, quem nunca desrespeitou leis d trânsito, no Orkut vc encontrará gente q se orgulha d andar a 200km/h em vias onde a velocidade é d 80 km/h!, quem nunca jogou lixo na rua, apesar d existirem leis proibindo sujar ruas e locais públicos, etc? Só os políticos fazem isso? Ninguém + ?), certamente é por aí q vc vai encontrar a resposta p/ sua pergunta!

2006-12-31 04:13:42 · answer #5 · answered by boiler_viewer 6 · 1 0

O Brasil gosta de ser explorado....

2006-12-31 04:13:42 · answer #6 · answered by Anonymous · 1 0

Por que a corrupção ainda é muito grande ,paises asiáticos tem duras penas contra a corrupção o que não acontece em nosso país.

2006-12-31 02:31:27 · answer #7 · answered by adrian d 1 · 1 0

porque o Brasil nao investe em economia como deveria, maioria das empresas são de fora e nao tem tanto custos qto deveria, este é um pais que favorece somente as multinacionais, nao investe tanto nas micro empresas, tem muitos desempregados...
ao inves de investir em empregos para os pobres dão uma misera ajuda (bolsa familia)...
acho que eles querem continuar com aquela sensação de monarquia, na era do ouro (que ta quase todo no exterior, restando so memorias) , onde se rouba para investir la fora e onde os de fora dominam...

2007-01-03 22:14:08 · answer #8 · answered by sourdb 3 · 0 0

Por má gestão.

2007-01-03 10:49:01 · answer #9 · answered by Daniel . 6 · 0 0

nada é que somos descendentes de gatinhos, he he he

2007-01-02 11:03:33 · answer #10 · answered by Lilli 3 · 0 0

fedest.com, questions and answers