English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Tenho um filho de 15 anos que tomou a 2ª bomba esse ano. Vai repetir a 7ª serie. Ele e um menino muito bom, nao da trabalho (exceto com os estudos). A orientadora da escola disse que ele nao tem dificuldades para aprender, so nao fazia os deveres. Ja tentei aula particular, ja ajudei a estudar para as provas, ja demos castigo de cortar TV na epoca de provas, ja conversei, mas ele parece nao ter entendido que precisa estudar e fazer os deveres para ele mesmo, e nao para nos agradar. Pretendo colocar no Kumon esse ano. O que voces acham que posso fazer mais por ele? Deixar de trabalhar e ficar o tempo todo com ele esta fora de questao.

2006-12-30 12:34:07 · 14 respostas · perguntado por Gaivota 4 em Educação e Referência Nível Fundamental e Médio

14 respostas

me solidarizo com vc pois estou enfrentando o mesmo problema a única diferença são as idades o meu tem 17 e já bombou 2x no 1º ano do ensino médio, deixar de trabalhar está fora de questão mesmo não faça isto, veja bem o meu caso é um verdadeiro "casa de ferreiro espeto de pau" ou seja trabalho na área da educação e não consigo colocar na cabeça dele o real valor de se educar, porém fiz algumas constatações:
- aluno bom o será em qualquer escola, se ele for educado em um escola pública por exemplo de má qualidade ele vai se sobresair e vai buscar fórmulas para complementar o seu aprendizado.
- dar de tudo também não resolve, o meu tem computador no quarto e uma vida em ponto de pobre tranquila, porém não adiantou
- o exemplo também não sei se funciona, eu vivo estudando e sempre tiro as melhores notas, mas parece que isto não tem a mínima importância para ele.
-a última solução que vou tentar o ano que vem vai ser a a seguinte:
vai fazer um supletivo para recuperar
e vou encher o dia dele de atividades vou obrigar mesmo, de agora em diante vou ser ditadora ,não quero nem saber o que a psicóloga vai dizer, aliás já cortei isso também,ele agora vai ser educado como eu fui, vai ser pulso firme, vou na escola toda semana não tô nem aí se falar que é mico e se bobear ....vendo o computador.

2006-12-30 12:45:31 · answer #1 · answered by claudiavida4 3 · 0 0

Vc ja fez de tudo.. demonstrou compreensão.. parece ser uma mãe afetuosa.. mas nem td mundo funciona assim!!! Acredito q seu filho mereça umas palmadas..sei q ele já tem 15 anos... mas isso não existe!! Ele não está dando o devido valor ao seu dinheiro, não está te respeitando!! Mostre pra ele q falta de respeito é péssimo!! Dê uns bons tapas nele..corte td dele, radicalize, coloque no Kumon e diga: Quer resgatar o respeito q eu tenho por vc?? Me respeite tb!! Amor é isso, carinho sempre, mas sem negar umas boas palmadas educativas!! A educação liberal ao extremo cria marginais e vagabundos!!
Bjs e feliz ano novo

2006-12-30 20:53:58 · answer #2 · answered by Bella Carioca - RJ 4 · 1 0

O mais importante é dar o exemplo.

Você e seu marido estudam?

Desde pequeno ele os vê se preparando para conquistar novos horizontes através do estudo?

Se não, há que se tentar uma verdadeira operação de choque! Ao invés de deixar de trabalhar, consiga um trabalho para ele - de preferência braçal. Ele já tem idade suficiente para encarar o batente.

Deixe-o algum tempo sofrendo as pressões do mundo e com certeza ele optará por estudar para conseguir alçar vôos mais altos!

2006-12-30 20:49:14 · answer #3 · answered by Abutre2013 3 · 1 0

Cada individo tem o seu interesse,nos como maes somos apenas orientadoras cabe a eles se decidirem por si proprio.Devemos apenas mostra o caminho certo e deixar que ele proprio escolha.se voce ja fez tudo o que poderia p/ ajudalo chegou o mento de perguntar p/ ele qual e o verdadeiro interesse dele,pois nao podemos decidir por eles.Lembresse nos apenas podemos mostrar o caminho.

2006-12-30 20:48:05 · answer #4 · answered by carla aparecida lima da costa a 1 · 1 0

Os pais e a esola hoje são muito permissivos. Creio que você deva dar um choque mesmo! Retire tudo dele, absolutamente tudo. Creio que vc, eu e uma paulada de gente foi educada assim e ninguém morreu por causa disso, aliás sustentamos este país não é mesmo?
Depois de retirar absolutamente tudo coloque-o para trabalhar no período fora da escola - não todo, mas uma parte - o dinheiro dele você confisca e fala que é pra pagar o que ele te fez gastar com a tal bomba.
Vai na escola toda semana, acompanha o calendário de provas, vistoria os cadernos e faz uma lista com os 100 maiores clássicos que ele devrá ler em 2007, alto, do seu lado toda noite. Põe ele pra ler pai rico pai pobre, e outros livros que favorecem a formação a pessoa.
Se nada disso der certo, mata ele porque aí não tem mais recurso não.

2006-12-31 06:43:34 · answer #5 · answered by Sara P 2 · 0 0

Quer um consolo?Meu filho é idêntico ao seu ,Quando encontrar a solução,PELO AMOR DE DEUS ,ME ENVIE URGENTE!!!!!!!

2006-12-31 05:54:11 · answer #6 · answered by carlosdajuly 2 · 0 0

Consulte um profissional ligado as ciências neurológicas para uma avaliação daquilo que perturba seu filho.
O quadro em que ele se encontra, pode ter relação com um distúrbio muito divulgado, mas pouco entendido, chamado TDA/H (Transtorno de Déficit de Atenção, com ou sem, Hiperatividade), segundo algumas bibliografias, tal distúrbio atinge cerca de 6% dos indivíduos do sexo masculino. Faça uma pesquisa na internet sobre o que vem a ser o TDA/H, alguns portais indicam profissionais que lidam especificamente com o distúrbio e que atendam próximo ao seu local de residência.
É preciso entender que o estado de adolescente no qual ele se encontra é muito complexo, nessa fase ele questionará muitos valores que você tenta transmitir a ele. Portanto, se você pretende vê-lo estudar, primeiro avalie qual a importância que o "estudo" tem pra você.
Ensine pelo exemplo.
Procure ler livros interessantes, comente sobre o que leu, busque atrair o interesse dele, a leitura é fator condicionante para a aquisição daquilo que chamamos de patrimônio cultural da humanidade.
Mais uma vez volto a repetir, ensine pelo exemplo.
Desejo sorte a você nesta nova empreitada, que 2007 seja um ano de sucesso tanto para você, quanto para seu filho.
Um abraço.

2006-12-30 22:58:24 · answer #7 · answered by Anonymous · 0 0

voce conhece seu filho realmente os colegas meninos meninas,participe mais se envolvendo conversando com os colegas pois a cada ano que repete os colegas vão avançando e ele ficando para traz procure inteirar mais pois a participação dos amigos são fundamentais nesta hora ,mas tem que ser colegas que estudam e ajude ele nos estudos,más companias não dão resultados(colegas que tambem não estudam)tem que partir dele o interesse ,a ajuda dos pais e convivio(colegas)

2006-12-30 20:52:06 · answer #8 · answered by ? 6 · 0 0

Começe a cortar suas coisas favoritas.... Como computador, televisão, ou algo que ele goste muito... A cada nota ruim, corta uma coisa.... Para ele ter essas coisas de volta ele terá que estudar!

2006-12-30 20:46:56 · answer #9 · answered by Caio S 1 · 0 0

O melhor estímulo é mostrando à ele o lado bom do estudo, das conquistas futuras, ou seja carro, bom emprego, casa própria, etc.
E mostre o lado de quem não estuda, que pode resultar em marginalidade, pobreza, fome, etc.
Também tente conversar com ele, se o problema não está na escola, pois talvez seje melhor mudá-lo de escola.
Outra coisa que tb aconselho é ser um pouco dura e rígida, tirando regalias, mas sempre mostrando que o ama e que só quer vê-lo bem na vida!

2006-12-30 20:43:59 · answer #10 · answered by YR “Gota de Cristal” 7 · 0 0

fedest.com, questions and answers