English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Até que ponto a ética e a religião se "atraem" ? Até que ponto elas se "repelem" ? E o pecado onde entra ? Pecado perante a ética ou perante a religião ? Opine:

2006-12-30 10:31:59 · 36 respostas · perguntado por willliam 3 em Artes e Humanidades Filosofia

36 respostas

O difícil William, quase impossível, é uma pessoa ser ético estando engajado em qualquer grupo político partidário, profissional, religioso, etc.

Meu avô materno recusou um cargo de ministro dizendo ao presidente que o convidou (por motivos óbvios não vou identificar), que ministro é um cargo político e tem que fazer concessões, e que ele não fazia concessões. Ou seja, ou político ou ético.

As CPIs não demonstram que ética é o avesso da política?

Você acha que os médicos são éticos quando costumeiramente acoitam erros médicos baseados em atos corporativistas? E os juízes que se calam diante de sentenças criminosas como a da absolvição dos assassinos bem nascidos que queimaram o índio pataxó?

E os religiosos, hoje Papa, que engavetam queixas dos padres pedófilos, ou os pastores que desavergonhadamente exploram "as ovelhas" extorquindo dízimos são éticos?

O Governo dos Estados Unidos concordando com o assassinato do Saddam foi ético? E o Saddam dizimando os xiitas, foi o que?

A ética depende de um senso interno de justiça dificilmente alcançável em um grupo, muito menos em grupos religiosos.

O poder não é ético, religião meu caro é poder, e não se pode separar o religião do poder como não se pode separar a cabeça de um corpo, já que ambos morreriam.

2006-12-30 19:13:02 · answer #1 · answered by Terapeuta 6 · 2 0

Fizeram essa pergunta para Voltaire e ele respondeu: "Sim, é possível que uma pessoa seja ética, sendo ateu, desde que essa pessoa seja também um filósofo"
Na minha opinião, o que ele quis dizer é que as pessoas ignorantes, pobres de espírito, grosseiras e incultas, precisam de uma estória tipo "bicho-papão" para terem medo e não fazerem o que é errado. Como as crianças pequenas. É preciso que digam a elas que se forem más, irão queimar no inferno. Por isso elas crêem nessas coisas facilmente, pois tem a alma pouco desenvolvida. Pra pessoas mais esclarecidas essas estórias não funcionam, mas elas já são capazes de entender o porquê da ética e da justiça. Eles sabem que o primeiro indivíduo a ser beneficiado e o maior beneficiado em ser justo e ético, em ser honesto e verdadeiro é ele mesmo.

O justo se esforça e estuda, o errado não faz isso e perde chances na vida.
Quem é correto, sabe como fazer as coisas por que aprendeu;
Quem é errado, não sabe como fazer;
Quem beneficia os outros, tem amigos que o ajudam nos momentos difíceis;
Quem não ajuda ninguém acaba sozinho.
Quem é honesto e correto trabalha e quem não é espera ganhar prêmios caidos do céu, vive na fantasia e não com os pés no chão.

2006-12-30 10:44:15 · answer #2 · answered by . 2 · 3 0

Sim, pois a ética está inserida em um contexto maior do que o religioso.

Até os bandidos têm sua ética própria. Existe um acordo não formal entre eles. Exemplo: Um estrupador quando é preso tem problemas com os outros detentos - na maioria das vezes o sujeito é morto ou violentado dentro das prisões pela aplicação da "ética" dos marginais.

Por outro lado todas as religiões pregam conceitos éticos como padrão.

Quando há divergêrgia entre religião e ética um dos dois tem que se adaptar. Vide o que ocorre hoje com o uso dos preservativos na visão ética da Igreja Católica: já há estudos dentro da própria Igreja defendendo a utilização destes como proteção contra doenças analisados pelo Conselho Papau.

O pecado é uma invenção do Homem. Para que houvesse um controle mais amplo da sociedade foi instituido o termo pecado.

O que existe são ações éticas ou anti-éticas dependendo da época e dos costumes dos povos. Como por exemplo no mundo islâmico mais radical as mulheres têm de usar a burca, por conceitos desses povos, enquando no islamismo mais liberal a burca é opcional.

O ateu pode ser muito mais "ético" do que um religioso que tira dinheiro dos fiéis em nome da religião.

2006-12-30 10:49:07 · answer #3 · answered by Abutre2013 3 · 2 0

Claro que sim. Ética não tem nada a ver com raça, credo ou religião alguma.
A ética é a administração consciente de preconceitos, toma decisões a partir de informações e conhecimentos perante a questão. Eliminando a influencia de suas crenças na resolução da questão, tomando apenas como parâmetro as regras do campo ético em questão.

OBS: Não se mistura religião credo ou qualquer preconceito na ética. A ética fere nosso orgulho ou religião, mas sempre a ética acima de tudo.

Não vim pegar 2 pontos apenas!
Votem na melhor, não exatamente na minha, mas na melhor!

2006-12-30 10:49:02 · answer #4 · answered by Orion 2 · 1 0

Tudo o que eu ia dizer a respeito, ja disseram no meu lugar.

2006-12-30 12:18:58 · answer #5 · answered by Sem juizo mas com sorte 7 · 0 0

Não é necessário ser religioso para ter ética, ética é questão de honestidade, honra, caráter. E religião é crença, fé.

Aliás o que o povo precisa é de ética e CIDADANIA, havendo isso nada mais seria necessário.

Onde há ética e cidadania, há amor e respeito pelo próximo, que foi tudo o que Jesus veio pregar.

abs

2006-12-30 11:25:23 · answer #6 · answered by suely 4 · 0 0

Segundo o Dicionário Aurélio Buarque de Holanda, ÉTICA é "o estudo dos juízos de apreciação que se referem à conduta humana susceptível de qualificação do ponto de vista do bem e do mal, seja relativamente à determinada sociedade, seja de modo absoluto”.



Peço a atenção para os dizeres "à determinada sociedade", isso significa que:

O que ético e moral para uma sociedade, talves não seja para outra e vice-versa.

Portanto, o pecado, para muitos religiosos, são ações ou condutas contraditórias à moral, para aquela sociedade. Contudo, o que pode ser pecado para uma determinada sociedade, pode ser que não seja para outra.

Logo, ética não está ligada a nenhuma religião, e sim, os bons costumes de uma determinada sociedade, seja ela religiosa ou não.

Exemplificando: Em um determinado país as pessoas tem como animal sagrado, a vaca (Para este conceito também podemos citar os vegetarianos). No Brasil, fazemos churrasco com a carne dela, somos anti-éticos por isso?

Claro que não! Apenas temos uma cultura diferente daquela sociedade, ou de grupos sociais (vegetarianos). Do mesmo modo que eles não são anti éticos por deixar de comer carne.

2006-12-30 10:55:11 · answer #7 · answered by Anonymous · 0 0

Oscar Niemeyer é assim,Lennon mais ou menos foi,a ética funciona como um reinício ao caminho do bem,ela não é absoluta em espiritualidade porque os valores principais são a paz, o amor incondicional, a caridade,logo se vc peca,sai da ética,para voltar a ela precisa de um valor maior,o perdão,os judeus da época de Cristo eram éticos,Jesus disse que deveriam deixá-la e praticar a caridade,que estava acima,por serem éticos não faziam a caridade e condenavam os arrependidos,estavam sendo cruéis,Deus é bondoso,não quer a morte de seus filhos,havia aí erros de doutrina,Jesus ensinou muito mais sobre valores espirituais,basta ler os evangelhos.

2006-12-30 10:48:03 · answer #8 · answered by Anonymous · 0 0

Existem ateus que são excelente pessoas,pensam em melhorar sua sociedade,tratam as pessoas bem,são competentes e dignos no que fazem.....
Ex.Oscar Niemeyer.

2006-12-30 10:42:35 · answer #9 · answered by Daniella YR 7 · 0 0

Eu sou ética e não tenho religião.
Religião bitola.
Não é a roupa que faz o monge. É o monge que faz a roupa.
Se vc não tiver religião não tem caráter, boa conduta, honradez, escrúpulo?
Fui criada e crio meu filhos com a seguinte linha de pensamento e conduta: Não faça em particular o que não pode fazer em público. (Estou falando de conduta ética, honestidade, solidariedade, e não de sacanagem).

2006-12-30 10:37:43 · answer #10 · answered by ♫ Sonia Cal ♫ 6 · 0 0

fedest.com, questions and answers