Em 20 de julho de 1969 o homem pisou na Lua pela primeira vez, e trouxe de lá fotos, filmes, o experimento do vento solar, e amostras de solo e rochas lunares. As amostras são uma prova que até agora não foi refutada. Por quê elas servem de prova de que o homem foi à Lua? Não poderiam ser meteoritos? Não poderiam ser falsificadas na Terra? Não poderiam ter sido colhidas por um robozinho, como os lunokhod soviéticos, que são da mesma época?
Por quê as amostras de solo e rochas lunares são uma evidência tão sólida (desculpe o trocadilho) do sucesso da missão da Apolo 11?
2006-12-30
09:57:31
·
6 respostas
·
perguntado por
Sr Americo
7
em
Ciências e Matemática
➔ Astronomia e Espaço
A origem das amostras foi estabelecida de diversas formas: tanto soviéticos como americanos mandaram sondas que examinaram o solo e chegaram à composição química do mesmo. Fora isto, são amostras extremamente secas, e que apresentam as marcas de bilhões de anos de bombardeio com radiação cósmica e micrometeoritos, denunciando que ficaram todo este tempo em um ambiente sem atmosfera, e sem umidade.
Apresente uma amostra de solo lunar para um geólogo e pergunte para ele de onde veio, que ele vai chegar à resposta correta depois de alguns exames: nenhum mineralogista ou geólogo jamais colocou em dúvida a origem das amostras, e se fosse feita uma falsificação, eles saberiam na hora: não há como falsificar amostras de solo lunar hoje, em pleno 2007. Que dirá em 1969.
Ops. Parece que vou ter que me dar 10 pontos...
2007-01-03
12:06:27 ·
update #1