English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

A cidade em que nasceu declare seu amor?

2006-12-30 09:32:43 · 8 respostas · perguntado por Anonymous em Educação e Referência Conhecimentos Gerais

8 respostas

Pra 'minha cidade' vale a maior delcaração do mundo:

São Paulo é "minha" sim. É a cidade onde nasci, cresci, vivi e ainda vivo. Amo-a de paixão. Impossível identifica-la com simples palavras: É brutal. É cosmopolita, é caleidoscópica, é espantosa, é dinâmica, é estranha, é vibrante, é violenta, é improvisadora, é contraditória, é ousada. Todas estas e muitas mais a identificam.
Alguém disse que São Paulo tem o charme de Paris, a cultura de Londres, a mistura de Nova York, o tamanho de Tóquio. Pode até ser, mas São Paulo é São Paulo, com sua própria identidade que é a soma de tudo isso: é grande, charmosa, culta, "multitudo"
Amo São Paulo pelos contrastes, entre o belo e o feio, o bom e o ruim, o antigo e o moderno. De um lado, a segunda maior frota de helicópteros do mundo - depois de Tóquio, representando as elites.Do outro, entre 150 mil e 350 mil motoboys, que driblam o trânsito paralisado e fazem a cidade funcionar, representando a luta pela sobrevivência de uma minoria excluída.
Amo a São Paulo dos extremos. Enquanto há regiões em que o preço de um apartamento é de R$ sete milhões, no Edifício São Vito, por exemplo, conhecido como uma favela vertical, o apartamento custa R$ seis mil.
Amo seu visual caótico, com prédios de todos os tipos, tamanhos e cores; o vermelho, verde e amarelo dos sinaleiros nas esquinas; suas mil faces, brancas, amarelas, negras, mais ou menos "torradas"; seus veículos coloridos e roupas ainda mais.
Amo a mistura de sons de São Paulo: buzinas, carros barulhentos, sirenes, tá tá tá dos helicópteros, cantores anônimos mandando suas mensagens nas praças, pregadores das mais diversas religiões e crenças, vozerio confuso, palavras de ordem nas greves, pregões de ambulantes...Que dão vida à cidade.
Amo os cheiros de São Paulo, cheiros de gasolina, de álcool de escapamentos, de comidas em cada canto, de pastéis de feira, de perfumes baratos, desodorantes, cheiro de gente; cheiro das frutas do mercado misturando odores de cajus, maracujás, goiabas e resultando um cheiro único e especial; cheiro de pão fresco nas madrugadas, cheiro de café em cada esquina.
Amo as coisas estranhas da cidade: é a terra do café, mas seu principal viaduto é o Viaduto do Chá. Tem uma rua chamada Direita que não é tão direita assim. Tem uma rua Formosa que é muito, muito feia. Tem uma rua das Palmeiras que não tem sequer uma árvore, muito menos palmeiras. ]
Amo os sotaques de São Paulo que tem uma língua própria, amalgama gerado no caldeirão de raças que aqui chegaram: o portunhol, o português macarrônico tão bem representado pro Juó Bananere, o nordestino dos recém migrantes.
Amo a sofisticação da cidade que tem uma Avenida Berrini que concentra dinheiro e modernidade, uma Daslu que concentra o luxo, uma Paulista que é o cartão e visitas da cidade.
Amo a São Paulo multicultural e multirracial e sua aceitação incondicional e sem preconceito dos que chegam a ela.
Enfim, amo tudo de São Paulo. E por amor aceito suas qualidades e seus defeitos, suas vantagens e suas desvantagens.
Quero escrever sobre ela, passar minhas emoções, compartilhar com outros que lhe dediquem idêntico amor.
Mas, escrever sobre São Paulo é uma temeridade.
É um teste de múltiplas escolhas.
Do que escrever?
Escrever sobre a São Paulo dos nossos sonhos? Sobre a cidade surpresa? Sobre a saudade de uma São Paulo de dantes? Sobre os sons, os sabores, a sofisticação, os sotaques da cidade?
Para quem escrever? Para aqueles que também amam São Paulo porque "Só quem ama é capaz de ouvir e entender estrelas" como disse o nosso Olavo Bilac.
Como escrever? Com emoção, expressando sentimentos que"pegam" no dia a dia? Com objetividade, apenas narrando? Com orgulho de seu gigantismo, seu progresso? Com saudades, mas não saudosismo?
Não sei. Vou deixar, não "Ao Correr da Pena" como dizia José de Alencar ao escrever suas crônicas no século XIX, mas "Ao Correr do Teclado" neste século XXI. Vamos ver o que acontece.

2006-12-30 10:07:10 · answer #1 · answered by ♫ Sonia Cal ♫ 6 · 2 0

Cidade de Carlos Gomes, das andorinhas, da Regina Duarte, da Marilia Gabriela, cidade do Guarani e da Ponte Preta, minha cidade natal a qual tenho muito carinho

2006-12-30 09:55:00 · answer #2 · answered by Sérgio, em tons azuis 5 · 2 0

O meu avatar já diz tudo. Olha que paisagem sensacional. quem aqui tem uma igual ? !!!!

2006-12-30 09:40:40 · answer #3 · answered by Menino do Rio 7 · 2 0

Bom esta paisagem, me lembra as cataratas de Foz do Iguaçu - PR, tenho saudades, é tudo muito lindo, plano sem montanhas, muito verde, terra vermelha, a travessia do RIO PARANÁ PARA O PARAGUAI (Foz do iguaçu), a Ponte internacional da amizade, brincadeiras com o gelo na época do inverno, o frio que doía! Minha terra natal é linda!
www.iguassu.tur.br

2006-12-30 10:13:23 · answer #4 · answered by @ngell 6 · 1 0

REFLETINDO TUDO DE ONTEM ATÉ HOJE, ME FEZ UMA ALEGRIA SABER DO QUE VAI DENTRO DE MIM, DO AMOR QUE SEMPRE ME FEZ RECORDAR.
QUE AS FORMAS E EQUILÍBRIOS SEJAM SEMPRE MANTIDOS E QUE NÃO FAÇAM OS DONOS DO PODER UMA FORÇA CAPAZ DE NOS CURVAR.
MANTEREMOS EM SEGREDO UM AMOR BEM MAIOR, "SÃO PAULO", EM TODA A SUA AMPLITUDE, GRANDEZA, BELEZA, RIQUEZA, É UMA SAUDADE INESQUECÍVEL!

2006-12-30 09:45:04 · answer #5 · answered by YR “Gota de Cristal” 7 · 1 0

São Paulo,terra de desigualdades e trânsito,mas ñ vivo sem ti....
Terra dos shoppings,dos supermercados abertos na madrugada,.cidade q ñ falta nada....
A noite é 1 eterna jovem sempre ávida por aventuras....Muitos bares,muitos restaurantes...
Terra de todos os imigrantes.

2006-12-30 09:43:40 · answer #6 · answered by Daniella YR 7 · 1 0

Feliz, feliz é Congonhas
Neste lindo ninho de montanhas
Onde corre o rio Maranhao e aplaudem palmeiras risonhas

Ó Fada Cavadeira
Cave a história da cidade dos profetas
Nossa terra é uma festa de arte, alegria e devoçao

Roda, roda a bateia
Garipeiros vejam só
Dom Silvério, Aleijadinho, Athayde e Arigó

Lá vem tipos que se unem
A raça desses genios reluzentes
Bandeirantes e tropeiros
Mascates e romeiros
Que beleza é nossa gente!!!

Tocam sinos e matracas
Foguetes, buscapé
A Jacuba faz barraca
Tecendo o samba no pé

OBS: Samba (letra) de Rosalvo Braga em homenagem à cidade de Congonhas - MG para a Escola de Samba Unidos da Jacuba.

Onde moro!!!

2006-12-30 09:41:41 · answer #7 · answered by Anonymous · 1 0

São Paulo cidade maravilhosa ...
cidade onde eu nasci ....
se existe um c* no mundo...
o c* do mundo é aqui ...

2006-12-30 09:49:10 · answer #8 · answered by Anonymous · 0 1

fedest.com, questions and answers