No momento estou lendo 3 livros:
1- A Doutrina de Buda, que contém a essência dos ensinamentos de Buda (Siddartha Gautama). Esse livro é muito interessante, principalmente sobre dois pontos para serem debatidos: a explicação sobre o Universo (existência, morte, renascimento) que é muito parecida com algumas teorias científicas; A semelhança entre o Budismo e o Cristianismo, sendo que Siddartha viveu 500 anos antes de Cristo. Há ainda outros pontos que são revolucionários: a idéia de que Buda não é um deus e que portanto qualquer um pode se igualar a ele, a idéia de os deuses ou que Deus pode existir mas que não é importante, pois Ele estaria também preso ao ciclo de morte e renascimento eterno e que somente o indivíduo que seguir o caminho do meio (que não tolera os extremos, ou seja o fundamentalismo) irá atingir a Iluminação (estado de espírito) e quando morrer atingirá o Nirvana; mas a idéia que faz do Budismo ser completamente diferente de qualquer outra religião é de que cada um dos ensinamentos so servem para cada problema ou aspecto a eles relacionado.
2- A normalista de Adolfo Caminha. Conta a história de uma jovem cearense, no século XIX, que se apaixona pelo filho de um coronel, mas que é desjada pelo próprio padrinho, que é quem a sustenta. O livro é uma crítica a sociedade cearense do século retrasado, já que o próprio autor sofreu na pele por não seguir as regras moralistas daquela época; ele havia se apaixonado por uma mulher que havia abandonado o antigo marido.
3- Anna Kariênina de Liév Tolstói. O livro é belíssimo, o autor reproduz muito bem o espaço físico e a tradução é excelente (Rubens Figueiredo).
"Liév Tolstói escreveu Anna Kariênina entre 1873 e 1877. O autor nutria a idéia de fazer um relato sobre uma mulher adúltera, da alta sociedade, e, ao mesmo tempo, coletava informações para um grande romance sobre o tsar Pedro, o Grande. Durante um tempo, estes dois temas levaram vidas independentes em seu pensamento. Quando a imaginação os uniu, Anna Kariênina começou a nascer.
Tolstói distribuiu ao longo do livro os temas que o inquietavam,
discutidos pelos personagens: a guerra da Sérvia, a
administração agrícola, o regime da propriedade da terra, a
relação com os trabalhadores, a decadência da nobreza, a
educação das crianças, o casamento, a religião, o serviço militar compulsório, as teorias de Spencer, Lasalle, Darwin e
Schopenhauer.
Estruturado em paralelismos, o livro se articula por meio de
contrates: a cidade e o campo; as "duas capitais" da Rússia
(Moscou e São Petersburgo); a alta sociedade e a vida dos
mujiques; o intelectual e o homem prático etc.
Os dois principais personagens, Liévin, um rico proprietário de
terras, e Anna, uma aristocrata casada, só se encontram uma
vez, em toda a longa narrativa. Mas nem por isso estão menos
ligados, pois a situação de um permanece constantemente
referida a situação do outro."
2006-12-30 14:55:37
·
answer #1
·
answered by Arans 3
·
0⤊
0⤋
Obrigada pela lembrança. Preciso retomar esse hábito tão saudável.
2006-12-30 17:26:24
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
2⤊
0⤋
Brevidade da vida, Sêneca, muito bom, ele é bastante inteligente, me fez refletir muito sobre coisas com as quais perco tempo
feliz 2007
2006-12-30 17:37:28
·
answer #3
·
answered by Sérgio, em tons azuis 5
·
1⤊
0⤋
Estou relendo um livro que eu emprestei para uma pessoa distante e, agora, ganhei o mesmo livro, que gostei tanto que estava com vontade de reler e até mesmo arrependido de ter emprestado. Mas fui salvo pelo amigo secreto. É "Ícaro Redimido" de Gilson Freire, obra mediúnica que conta a história de santos Dumont após a morte, onde é cenário onde se desenvolve interessante estudo sobre fenômenos que denigrem a alma humana, como a depressão, o suicídio. Descreve detalhes da vida desse importante inventor brasileiro, relata sobre a atuação de espíritos durante o Carnaval, a II Guerra Mundial e após o seu suicídio. Alerta para os perigos do orgulho e do real valor da vida. Muito bom!
2006-12-30 17:35:25
·
answer #4
·
answered by FeRaFa. Prazer! 6
·
1⤊
0⤋
Parabéns pelo hábito da leitura. Gosto de ler tb, mas no momento estou lendo a Bíblia; aliás terminei de lê-la em seis meses. Vale muito a pena e eu tb te recomendo, pela sua valiosidade´, afinal ela é O LIVRO DOS LIVROS!
2006-12-30 17:34:59
·
answer #5
·
answered by YR “Gota de Cristal” 7
·
1⤊
0⤋
o mundo de Sofia.
A histótia da filosofia.
2006-12-30 17:34:44
·
answer #6
·
answered by Renato Russo 3
·
1⤊
0⤋
o ultimo jurado estou no começo, mas parece ser bom. É espírita. Adoro livros espíritas.
2006-12-30 17:27:54
·
answer #7
·
answered by Ana Dilza G 2
·
1⤊
0⤋
Irmãos Karamázov - Dostoiévski
Recomendadíssimo!
2006-12-31 13:26:41
·
answer #8
·
answered by Cacau 2
·
0⤊
0⤋
Anjos e Demonios do Dan BRown
Esse livro é espetacular, leiam voces não iram se arepender.
2006-12-31 11:15:59
·
answer #9
·
answered by dudo_bs 2
·
0⤊
0⤋
Eu adoro romances históricos.
No momento estou lendo Noah Gordon - O físico
Resenha
Rob Cole torna-se órfão em 1021 d.C. Sua luta pela sobrevivência leva-o a tornar-se aprendiz de um barbeiro-cirurgião, um protomédico. Charlatão e amoral, Barber, entretanto, coloca-o no caminho do que seria sua vida - a Medicina.
Noah Gordon traça um painel de como seria a vida no mundo, àquela época. Mostra uma Europa onde viver era muito difícil e morrer, muito doloroso. Sujeira, superstições, medo, feudalismo cruel e Igreja despótica conseguiam o cotidiano. Inteligente, Rob decide ir para a Pérsia, onde, dizia-se havia uma verdadeira prática médica. Lá estava Avicena, o maior de todos os médicos conhecidos; lá, havia bibliotecas e mestres, que faziam mais que sangrar seus pacientes. Mas lá não se aceitavam cristãos. E assim, Rob "torna-se" judeu e vai ao encontro de sua vida e de seu amor. Uma deliciosa história.
2006-12-31 06:04:26
·
answer #10
·
answered by moncadorio 4
·
0⤊
0⤋
o 3º travesseiro, baixei no ares galaxy
2006-12-31 00:15:59
·
answer #11
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋