Na língua, enriqueceram a linguagem dando uma sonorização mais cadenciada e mais tônica e nasal, com a preservação da linguagem bantu.
Nas iguarias: fizeram enriquecer os pratos brasileiros com receita a base do côco, do óleo de dendê, das quermeces, dos doces, deram mais sabor aos frutos do mar, aos pratos a base de grãos, produzindo o acarajé, os caldos, o uso constante de condimentos, tempero verde e contribuindo para o design colorido da apresentação dos pratos.
Na vestimenta: o uso de roupas mais despojadas, coloridas, com maior elegância como a roupa típica das baianas (inclusive deve-se lembrar de Carmem Miranda que eternizou a baiana brasileira em Holywwod e foi a única a merecer seus pés na calçada da fama, tendo cantado os versos de Caymmi em "O que é que a baiana tem" . Lembremos das vestimentas próprias dos chefes de terreiro, o uso de chinelos, roupas com o jeito tropical e o clima quente.
Na agricultura representaram a mão de obra barata e de massa capaz de gerar as riquezas fundamentais dos ciclos de crescimento da antiga Colônia portuguesa: o ouro, a cana-de-açucar aonde ocupa papel central e o fumo.
Na Defesa Nacional servindo de escudo como guardas na Guerra do Paraguai.
Nas Artes identificado nas belezas dos ornamentos dos objetos de barro, no uso dos birimbaus, no samba nossa música maior, no balanço, nas gingadas e no pagode, os ritmos africanos e o molejo do corpo característicos do brasileiro e da brasileira, nas brincadeiras e nos jogos, na alegria e no lamento.
Nos esportes sobressairam em diversas modalidades, até os dias presentes.
Na política pela posição pertinaz contra as minorias, nas primeiras manifestações sociais conhecidas contra o poder colonizador, como o Quilombo, e estiveram presentes em Guerras importantes como a do Paraguai, a de Canudos e de Palmares, embora não ocupassem a proeminência do poder, estiveram no centro poético brasileiro com nas poesias condoreiras de Castro Alvez e nos negócios internacionais brasileiros como a probição do tráfico de escravos pelos ingleses. Ainda nesse item na literatura compõe os mais belos romances e mais densos da literatura nacional, capazes de por si mesmos fazerem estudos de Sociologia.
Na pele por darem um tom adequado aos trópicos que fizeram debates homéricos na Literatura sobre o mesmo assunto, mas também de ordem naturalista, o caboclo retratado por Euclides da Cunha e por outros literatos, produzindo a singular pele morena.
Na cultura por agregar valores incomensuráveis de formação do povo brasileiro.
Falta falar da contribuição religiosa por ter sido os primeiros a descentralizar a religião católica com os sincretismos e o culto aos orixás, apresentando uma religião absolutamente preocupada com o ambiente das plantas, e da extravagância do sacrifício tribal de animais, dando um perfil mais solene de reverência sem aparatos sacerdotais, porém bastante rigorosos nos ritos de iniciação e de preservação de raízes.
Finalmente sem o negro o brasil seria um mestiço incompleto.
2006-12-30 14:01:54
·
answer #1
·
answered by ÍNDIO 7
·
1⤊
0⤋
Meu praticamente levaram o Brasil nas costas, em todos os ciclos do Brasil-Colônia, ouro, cana-de açucar, e no Brasil-Império nas plantações de café, além de trabalharem muito, trouxeram conhecimentos em culinária, música, plantas medicinais, conhecimentos esses que ajudaram a moldar os gostos e os costumes dos brasileiros ( inclusive o gosto pela preferência Nacional).
2006-12-30 09:07:55
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
Certos costumes que temos como se vestir de branco no Reveillon,religiões que se "comunicam" com os mortos(Umbanda,Candomblé),o amor a dança (samba),a feijoada ,tudo isto é contribuição africana.
2006-12-30 10:39:55
·
answer #3
·
answered by Daniella YR 7
·
0⤊
0⤋
Sinceramente, não fizeram nada, além de carregarem fardo nas costas, isto não dá dinheiro, nem possibilita crescimento, em lugar nenhum no mundo.
Está na hora dos afrodescendentes, acordarem para a vida e disputar espaços.
Ajudar o Brasil a ser um país grande, samba, e religiões africanas não enriquece ninguém. tem que trabalhar com o cerébro, com inteligência.
2006-12-30 09:23:55
·
answer #4
·
answered by Silvio R 5
·
0⤊
0⤋
Muitas cisas que em definição, não caberiam enste espaço.
2006-12-30 09:12:44
·
answer #5
·
answered by Papori_Ctba 7
·
0⤊
0⤋
Qué isso, cara? Tá querendo uma dissertação de mestrado na véspera do ano novo? As contribuições africanas foram tantas e em tantas áreas que só uma dissertação pra explicar todas. Será que não dá pra se contentar só com as mais evidentes, não? Música, religião,culinária, miscigenação étnica, e mais importante, a cultura do rascismo que impera no país? Sem eles, como seríamos? Europeus miscigenados com índios? Nem imagino...
2006-12-30 09:12:23
·
answer #6
·
answered by Olívia 5
·
0⤊
0⤋
O seu suor, pois foram os que mais trabalharam para o país se desenvolver, mesmo sendo excluídos.
2006-12-30 09:11:45
·
answer #7
·
answered by Alienada 2
·
0⤊
0⤋
Dentre outras coisas , a cultura os esportes as artes e nosso folclore.
2006-12-30 09:11:17
·
answer #8
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Samba, Comida (Bambás, Feijoada, Angú, etc), Camdomblé....
2006-12-30 09:11:02
·
answer #9
·
answered by Si fadinha 2
·
0⤊
0⤋
criaram o samba e a feijoada
2006-12-30 09:05:48
·
answer #10
·
answered by felixthecat 2
·
0⤊
0⤋