Desde a cisão do antigo Império Romano em dois novos impérios: o do Ocidente e o do Oriente, é que esses dois lados vêm se enfrentando por diversos motivos.
Mas é muito importante deixar claro que durante a Idade Média, os islâmicos foram extremamentes progressistas, tanto que os historiadores consideram esses mesmos islâmicos como os verdadeiros herdeiros da filosofia e da ciência greco-romana, pois foram eles que traduziram suas obras literárias e científicas para o árabe nos diversos centros de debate e de conhecimento do mundo islâmico, como por exemplo o da famosa Universidade de Bagdá que na época era o maior e mais importante centro acadêmico medieval.
Muitos estudiosos europeus beberam dessas águas e através das conquistas mulçumanas na península Ibérica, essas obras foram traduzidas para o latim, dessa forma, Aristóteles, o mais importante filósofo antigo considerado pelos doutores da Igreja, pôde ser estudado e conhecido em toda a Europa e iria fundamentar junto com a Bíblia todo o conhecimento filosófico da Europa medieval.
Há ainda a produção árabe que junto com os indianos revolucionou a matemática, a astronomia e tantas outras áreas do conhecimento. Foram eles que inventeram o conceito do "zero" e que criaram os números que o Ocidente usa até hoje.
Outra coisa muito importante: se estamos caminhando para a Idade Média, não é apenas por causa deles, nós também somos culpados! Da mesma forma que eles invadiram a Peninsula Ibérica, os cruzados arrasaram com a Ásia Menor(atual Turquia), e com os territórios que hoje formam a Síria, o Líbano, Israel, a Jordânia e a Palestina. Nossos antepassados trucidaram mulçumanos, judeus e critãos também. Nessa época, os cristãos que viviam no Oriente Médio tinham total liberdade religiosa e eram obrigados a tolerar mulçumanos e judeus. Muitos de seus descendentes ainda podem ser encontrados hoje no Iraque, no Líbano, em Israel, na Síria, na Turquia e na Palestina.
Atualmente está desesperadora para os dois lados porque depois da Primeira Guerra Mundial, o Império Turco-Otomano, que dominava quase toda essa região, foi dilapidado pelo Reino Unido e pela França, seu antigo território foi dividido da mesma forma que essas potências fizeram com a África, derespeitando diferenças regionais, a Turquia tornou-se uma república manipulada pelos Ocidentais, a família imperial foi dividida em duas, assim a Síria tinha um novo rei e a Jordânia também, e os ingleses se encarregaram de juntar curdos, xiitas e sunitas num único país governado por um soberano: o Iraque que nunca havia existido sob mãos islâmicas.
As mulheres sempre sofreram com a opressão machista, na maioria dos povos, do mundo antigo, do mundo medieval e inclusive nos dias de hoje, até aqui no Brasil é fácil encontrar situações degradantes como se vê na Civilização Mulçumana. A situação no Mundo Ocidental em relação as mulheres, só melhorou porque elas é que resolveram mudar e lutar por seus direitos sem a intervenção de outros. Aliás, alguém gostaria que derepente um estranho entre em sua casa durante uma discussão familiar e se intrometa no debate? As mulheres ocidentais lutaram por suas idéias, algumas convenceram seus maridos, namorados, pais e até criaram seus filhos em sistema de igualdade, gerando homens que são contra o machismo.
Se quiser esperar por alguma mudança no Mundo Oriental deve deixar que eles, os próprios orientais, se governem e decidam sobre todas as suas questões.
2006-12-30 09:30:31
·
answer #1
·
answered by Arans 3
·
0⤊
0⤋
Eu acho que tem é muita gente precisando encontrar coisas úteis pra fazer!!! Idade média??? Desculpa, mas é um pouco exagerado demais, não acha???
2006-12-30 16:31:52
·
answer #2
·
answered by psicose 3
·
0⤊
0⤋