English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Este poema foi escrito em caracteres cuneiformes, na língua Suméria ,sem parntesco com nenhuma outra decifrada há poucas décedas .Sei que é um épico.

2006-12-30 06:33:55 · 4 respostas · perguntado por Sabrina Gay 5 em Sociedade e Cultura Mitologia e Folclore

4 respostas

Gilgamesh é um herói guerreiro 2/3 de natureza divina e 1/3 de natureza mortal, que tem um parceiro, o seu melhor amigo Enkidu, com o qual ele passa por aventuras, matando monstros e vencendo inimigos. Certo dia, a deusa Vênus
("Inana" para os sumerianos) manda um touro que vindo do céu desce a terra para devastar as plantações. Para evitar a seca e a fome que isso causaria, gilgamesh e seu amigo conseguem matar o touro. Inana se apaixona por Gilgamesh e quer torná-lo seu amante. Mas, Gilgamesh recusa. Isso deixa Inana enfurecida e para punir Gilgamesh, ela tira a vida do seu parceiro e melhor amigo. Gilgamesh se entristece com isso e sabendo que existe um meio de encontrar o 1/3 restante de imortalidade, ele parte nessa busca, pois caso se torne imortal, ele será capaz de rever seu amigo e perguntar para ele sobre o "lugar de onde ninguém jamais volta". Ele vai então até Uttanapstin que por ter sido o único ser humano a ter sobrevivido o dilúvio, recebeu a imortalidade dos deuses. Ele conta a Gilgamesh que ele se tornará imortal se conseguir ficar acordado seis dias e sete noites, mas Gilgamesh cai no sono. Uttanapstin diz que ainda há outra possibilidade: existe uma planta no fundo do oceano e se Gilgamesh comer dessa planta se tornará imortal. Ele realmente consegue a planta, mas, ao invés de comê-la logo, ele pensa nas outras pessoas e decide levar a planta para dividi-la com eles, para que eles também se tornem imortais. Enquanto ele descansa na praia, a planta que está ao lado dele é roubada por uma serpente, que come a planta. Tendo falhado nessas duas tentativas, Gilgamesh reconhece que é impossível para alguém se tornar imortal, a não ser na memória daqueles que ficaram, quando o seu nome fica "na história."

2006-12-30 09:38:07 · answer #1 · answered by . 2 · 0 0

lá vem lua nascendo
redonda que nem um tamanco
será que vai chover amanhã ?



bem primário mas lindo

2007-01-01 20:05:20 · answer #2 · answered by lcmvip 5 · 0 0

batatinha quando nasce se esparrama pelo chão,
mamãe quando chora põe a mão no coração,
o resto eu nao sei....

2006-12-30 14:45:47 · answer #3 · answered by renato.cawboy 4 · 0 0

Oi Sabrina !
conheço sim o poema, se quiserem dar uma olhadinha...

http://es.wikisource.org/wiki/El_poema_de_Gilgamesh

muito bacana né ?
beeijos.
Monica ;)

2006-12-30 14:37:37 · answer #4 · answered by Elaine 2 · 0 0

fedest.com, questions and answers