Olha, temos duas opções de carreira...
Por um lado a ENGENHARIA vai ser de maior empregabilidade devido ao crescimento industrial no Brasil, sobretudo a Engenharia Mecânica, Engenharia Civil, Elétrica e Ambiental. Vale lembrar que o profissional recém formado em engenharia tem mais facilidade de conseguir emprego se ele fala outras linguas e ainda está abaixo dos 28 anos.
Por outro lado o Arquiteto tem a vantagem de trabalhar por conta propria organizando um escritorio em sua propria casa e fazendo contatos com Engenheiros Civis e Obras em andamento.
Hoje em dia as empresas medem o profissional pelo desempenho e não pelo empenho e ainda contratam o profissional para fazer o serviço de vários profissionais devido a carga tributária pesada para sustentar o profissional.
O retorno financeiro só vai vir, nos dois casos, de acordo com o esforço e desempenho de cada um, o que é bem relativo.
2006-12-30 09:00:16
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Em termos teóricos, o arquiteto é o responsável pelo projeto dos espaços a serem ocupados ou utilizados pelos homens, os engenheiros seriam responsáveis pelas obras para tornar realidade o projeto do arquiteto.
Não é verdade que qualquer profissional registrado nos conselhos possa ser responsável por qualquer especialidade. Esta situação ocorreu a muitos anos atrás, quando somente havia uma ENGENHARIA. Atualmente existem listas de atribuições que limitam o que os profissionais com determinadas formações podem fazer.
Infelizmente no Brasil os chamados engenheiros civis são, via de regra, os profissionais que conduzem um empreendimento desde a fase de projeto até a conclusão da obra. Em paises mais avançados os arquitetos ou escritórios de arquitetura são encarregados de coordenar um empreendimento, contratando engenheiros de diversas especialidades.
Avalie com calma qual é a sua real vocação, sem se preocupar neste momento com qual delas é mais rentável. Conheço um monte de engenheiros civis que na verdade deveriam ter seguido a carreira de arquitetura e vice-versa.. De um modo geral estas pessoas não estão satisfeitas com o que fazem ou acabam dirigindo a sua atuação profissional no sentido da sua real vocação.
Se voce só quer ganhar dinheiro, certamente existem outras atividades que lhe trarão maiores vantagens que não engenharia ou arquitetura.
2006-12-31 09:44:54
·
answer #2
·
answered by Paulo M G C 6
·
0⤊
0⤋
A engenharia abrange mais áreas de atuação e exige bastante cálculo, sendo voltada para a produção; a arquitetura é um misto de engenharia de construções com arte, voltada para o bem estar físico e/ou psicológico do Homem. A primeira necessita de prática para formar um bom profissional; a segunda, de pelo menos algum talento.
Existem muito mais engenheiros do que arquitetos. Mas um bom profissional em qualquer das duas áreas pode ganhar bem.
2006-12-30 12:42:34
·
answer #3
·
answered by Clio 5
·
0⤊
0⤋
ENGENHARIA CIVIL x ARQUITETURA... há tempos atrás, a profissão de Engenheiro era uma coisa só, fosse ele civil, mecânico, químico, eletrônico... ou arquiteto, topógrafo, agrimensor, enfim, perante a lei, todos os profissionais que possuem CREA podem responder pelas mesmas habilitações e responsabilidades técnicas. Isso quer dizer, sem gozação, que um engenheiro mecânico pode assinar o projeto da sua casa. Ou que um agrimensor pode projetar um automóvel e ficar responsável por ele.
Se você falar nesse assunto com pessoas mais velhas, tipo os nossos avós, para eles tudo é "engenheiro".
As faculdades de arquitetura antigamente se chamavam "Escola de Belas-artes", por não distinguir as atribuições profissionais de cada um.
A arquitetura, então, lida mais com a questão estética do que técnica, enquanto na engenharia civil ocorre o oposto. O ideal seria fazer as duas. Decida-se.
2006-12-30 20:14:10
·
answer #4
·
answered by CSS™ 7
·
0⤊
1⤋