O projecto foi dirigido pelo General Leslie R. Groves e a sua pesquisa foi dirigida pelo fisico estadounidense J. Robert Oppenheimer, após ter ficado claro que uma arma de fissão nuclear era possível e que a Alemanha Nazista estava também a investigar tais armas para si.
2006-12-29 12:00:52
·
answer #1
·
answered by Sérgio, em tons azuis 5
·
1⤊
0⤋
O projecto foi dirigido pelo General Leslie R. Groves e a sua pesquisa foi dirigida pelo fisico estadounidense J. Robert Oppenheimer.
2007-01-02 12:22:00
·
answer #2
·
answered by Kurt Gauss 3
·
0⤊
0⤋
O Projeto Manhattan foi formado secretamente para que os americanos produzissem a bomba atômica antes dos alemães. O general do exército, Leslie Groves, responsável pela construção do Pentágono, foi apontado para dirigir os esforços. A princípio, as pesquisas foram feitas em diversos laboratórios de várias universidades. Logo após Enrico Fermi ter conseguido uma reação nuclear auto-sustentável (veja a seguir Dezembro, 1942) na Universidade de Chicago, o Projeto Manhattan construiu um complexo ultra-secreto para a produção e pesquisa nuclear através de todo o país, empregando 300.000 pessoas. O exército americano construiu fábricas e cidades para os trabalhadores no Tenessee, Washington e Novo México, e apoiou financeiramente pesquisas nas universidades de Colúmbia e Berkeley. O segredo foi tão grande que as centenas de milhares de pessoas envolvidas não sabiam em que estavam trabalhando até que ouviram as notícias do bombardeio de Hiroshima, a 6 de agosto de 1945.
Aos 12 de agosto de 1945 o então presidente Truman revelou o Relatório Smyth ao povo americano, revelando detalhes do Projeto Manhattan, sem revelar nenhum dos segredos atômicos. O público americano ficou atônito em saber da operação ultra-secreta, que havia envolvido tanta gente, e custo financeiro, comparável à sua indústria automotiva.
2006-12-29 20:12:34
·
answer #4
·
answered by Marivaldo L 6
·
0⤊
0⤋