Não sei dizer se os organismos geneticamente modificados afetam a saúde humana ou não, e acredito que mesmo para a ciência esta questão ainda está em aberto. Para nós leigos é difícil acreditar que modificando os gens de um ser vivo não altere nada em quem ingerí-lo como alimento...Dá para fazer um paralelo com os aditivos químicos, que raramente são cientificamente comprovados como maléficos, mas as consequências são na maioria dos casos sentidas a longo prazo. A comunidade européia, por exemplo, passou recentemente a recomendar às indústrias uma redução nos aditivos químicos nos alimentos, pois já desconfiam que não são tão inofensivos quanto às indústriais sempre afirmaram.
Quanto aos transgênicos, são ainda uma incógnita, por isso é melhor cautela no seu consumo.
Quanto ao meio ambiente, o problema é para a bio-diversidade, pois todos os insetos que se alimentam das plantas ficam sem seu alimento; mas também não adianta matá-los com pesticidas, que nós vamos ingerir depois seus resíduos junto com o alimento... Portanto, é bom termos cautela, e aguardarmos novas informações, sem conteúdo ideológico, de preferência.
2006-12-29 10:37:57
·
answer #1
·
answered by Pensativo 2
·
0⤊
0⤋
é um assunto bastante polêmico e com muito fanatismo, quanto à saude tecnicamente nosso estomâgo praticamente desmonta completamente todos os alimentos, senão o consumo de proteinas animais e vegetais já teria feito muitos estragos no ser humano.
quanto ao meio ambiente a tecnologia visa a redução do uso de defensivos agrícolas e aumentar a produção de grãos que são dois pontos positivos.
o que falta ser estudado e determinado a passagem deste genes modificados ao ambiente pelos insetos principlamente os polinizadores que podem levar a extinção ou a perda de características úteis que a natureza levou milhares d ano para desenvolver,
bom 2007 gordo
2006-12-29 18:32:31
·
answer #2
·
answered by gordo 4
·
1⤊
0⤋
A respeito da soja transgênica, sou totalmente contra. Pois o veneno utilizado é forte e traz grandes riscos ambientais, e pode ocorrer polinização com plantas silvestres ocorrendo mutâgenese ambiental, o que é um sério problema.
É um tema que traz muitos paradigmas e por enquanto poucos benefícios a sociedade, e muito $$$$ as multinacionais detentoras das patentes.
2006-12-30 01:00:12
·
answer #3
·
answered by Fe_CR 3
·
0⤊
0⤋
5 ALIMENTOS ORGÂNICOS / TRANGÊNICOS
Alimentos orgânicos
O sonho de cultivar e ter a própria horta, mais do que um passatempo tem se tornado uma questão de saúde para muitas pessoas. Crescentes denúncias de contaminação de verduras e legumes por agrotóxicos na mídia levam a população a ficar cada vez mais preocupada com a qualidade da salada do dia-a-dia. Lavar as verduras e deixá-las de molho em soluções com vinagre ou retirar a casca dos vegetais diminui, mas não elimina os resíduos, pois os agrotóxicos chamados "sistêmicos" possuem a capacidade de se instalarem no interior do vegetal, o que fará com que sejam ingeridos pelo consumidor. Além disso, o manuseio dos agrotóxicos pode ser feito sem proteção, arriscando a vida dos trabalhadores rurais.
O baixo grau de escolaridade e a desinformação de trabalhadores rurais e agricultores podem levar a erros nas diluições dos agrotóxicos. Outro fator é o imediatismo do mercado, que pode causar desobediência aos prazos de carência. Esses fatos geraram a disseminação e comercialização de produtos chamados orgânicos, que são cultivados sem a presença de agrotóxicos ou fertilizantes químicos. Isso não significa que essas hortas orgânicas não utilizem nenhum aditivo para otimizar a produção. Uma plantação orgânica não só se baseia no uso de produtos naturais como ingredientes de caldas nutritivas e protetoras, minerais provenientes de rochas, fertilizantes orgânicos, extratos de plantas repelentes e inseticidas naturais, mas também em processos agroecológicos. E quando se referem a agroecologia, os produtores de hortas orgânicas defendem que o que importante na melhoria da fertilidade do solo e no controle de insetos e doenças é a compreensão do sistema e o modo de promover o equilíbrio ecológico do mesmo. Não existindo receitas prontas, e cada horta tendo as suas próprias soluções.
Alimentos transgênicos
Ao contrario dos alimentos orgânicos, que visam uma manutenção da natureza e equilíbrio biológico sem que o homem interfira nesse sistema, os alimentos transgênicos são produto de muita tecnologia, pesquisa e manipulação humana na produção de alimentos tanto de origem vegetal como animal.
Os transgênicos resultam de experimentos da engenharia genética nos quais o material genético é cortado e colado de um organismo para outro, visando à obtenção de características específicas. Em programas tradicionais de cruzamentos, espécies diferentes não se cruzam entre si. Com essas técnicas transgênicas, materiais genéticos de espécies divergentes podem ser incorporados em uma outra espécie de modo eficaz.
O organismo transgênico apresenta características impossíveis de serem obtidas por técnicas de cruzamento tradicionais. Por exemplo, genes produtores de insulina humana podem ser transfectados em bactérias Escherichia coli. Essa bactéria passa a produzir grandes quantidades de insulina humana que pode ser utilizada com fins medicinais. No campo dos alimentos, a alteração genética é feita para tornar plantas e animais mais resistentes e, com isso, aumentar a produtividade de plantações e criações. A utilização das técnicas transgênicas permite a alteração da bioquímica e do próprio balanço hormonal do organismo transgênico. Hoje muitos criadores de animais, por exemplo, dispõe de raças maiores e mais resistentes a doenças graças a essas técnicas.
Pontos Positivos:
- Aumento da produção de alimentos;
- Melhoria do conteúdo nutricional, desenvolvimento de nutricênicos (alimentos
que teriam fins terapêuticos);
- Maior resistência e durabilidade na estocagem e armazenamento.
Pontos negativos ou que ainda não se tem uma resposta:
- Aumento das reações alérgicas;
- As plantas que não sofreram modificação genética podem ser eliminadas pelo
processo de seleção natural, pois, as transgênicas possuem maior resistência às
pragas e pesticidas;
- Aumento da resistência aos pesticidas e gerando maior consumo deste tipo de
produto;
- Apesar de eliminar pragas prejudiciais à plantação, o cultivo de plantas
transgênicas pode, também, matar populações benéficas como abelhas,
minhocas e outros animais e espécies de plantas.
Observação: a ganancia de produtores de trangenicos esta ameaçando a amazonas com tanto desmatamento.
2006-12-29 23:10:08
·
answer #4
·
answered by fabinha 2
·
0⤊
0⤋
Os trangênicos (organismos geneticamente modificados) não oferecem nenhum dano à saúde.
Quanto ao meio ambiente, a primeiora vista parecem ser mais ecológicos do que a agricultura convencional por necessitarem de menos pesticidas.
2006-12-29 18:00:57
·
answer #5
·
answered by Zoing 5
·
0⤊
0⤋
O problema é justamente estes, porque não sabem dos problemas que poderão ocorrer no futuro, já que para avaliar os riscos se é que ocorrerão, precisa-se de tempo e que até agora não tiveram, levam anos
2006-12-29 17:57:47
·
answer #6
·
answered by rael 3
·
0⤊
0⤋