Desculpe o saudosismo, mas vou aproveitar a pergunta para elogiar merecidamente a Rainha do Rádio, EMILINHA BORBA!
Emilinha Borba (Emília Savana de Souza Costa) nasceu no bairro de Mangueira em 31 de agosto de 1922, vindo a falecer em 3 de outubro de 2005.
Seu registro consta, no entanto, 1º de julho como o dia de seu nascimento, em virtude de ser o seu pai uma pessoa supersticiosa e não querer que a filha fosse registrada no mês de agosto. Iniciou sua carreira artística no final da década de 1930, consagrando-se nas décadas seguintes como a cantora mais popular do Brasil de todos os tempos. Até os dias de hoje, nenhuma outra artista conseguiu atingir o pico de popularidade de Emilinha. Após 22 anos sem gravar um trabalho só seu, a Favorita da Marinha lançou, em 2003, o CD "Emilinha Pinta e Borba", com participações de diversos cantores como Cauby Peixoto, Marlene, Ney Matogrosso, Luiz Ayrão, Emílio Santiago, entre outros, e, no início de 2005, o CD "Na Banca da Folia", para o carnaval do mesmo ano, com a participação do cantor Luiz Henrique na primeira faixa - Carnaval Naval da Favorita - e de MC Serginho na Marcha-Funk da Egüinha Pocotó. Emilinha continuou fazendo shows pelo Brasil inteiro, tendo marcado presença, nos seus três últimos anos de vida, em vários estados brasileiros como Pernambuco, Ceará, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Bahia. Seus maiores sucessos, entre centenas de outros, são: o bolero "Dez Anos", de Rafael Hernandez com versão de Lourival Faissal e a marcha "Chiquita Bacana", de João de Barro e Alberto Ribeiro. Por falta de gravadora, Emilinha Borba, a mais popular cantora brasileira de todos os tempos, teve que vender seus CDs em praça pública. Faleceu no Rio de Janeiro em 3 de outubro de 2005, por um infarto fulminante. Tinha 83 anos e estava em sua casa em Copacabana. Seu enterro foi realmente digno de uma rainha: com oficiais da Marinha do Brasil, transporte do caixão por um carro do Corpo de Bombeiros e cobertura completa por emissoras de rádio e TV.
Retirado de "http://pt.wikipedia.org/wiki/Emilinha_Borba"
Projetos Culturais
"Sua Majestade, a RAINHA EMILINHA BORBA "
OBJETIVO:
Mostrar o verdadeiro acervo cultural do maior MONUMENTO VIVO DA MÚSICA BRASILEIRA. Eterna Rainha do Rádio, Rainha dos Músicos, Campeã de 12 Carnavais, Rainha do 4º Centenário do Rio de Janeiro, Favorita Permanente da Marinha, Melhor Cantora de 1950 à 1954, Rainha das Rainhas, Primeira Dama do Rádio Brasileiro e muito mais. As histórias do Rádio, Cinema e da Televisão se mantêm vivos na presença de EMILINHA BORBA que agora leva ao público todo este acervo, emoldurado com um grande BAILE - SHOW onde interpreta os maiores e, até hoje, inesquecíveis sucessos.
http://www.tropicalsul.com.br/projetos/emilinha.html
2006-12-30 04:54:57
·
answer #2
·
answered by Apolo 6
·
0⤊
0⤋