Oi Marcelo,
A sua pergunta já prova que você não conhece a Lei nº. 8.072/90, famosa "Lei dos Crimes Hediondos".
É uma lei taxativa, que reprime a avaliação de cada caso concreto pelo Magistrado, contraria o princípio da Individualização da Pena, razão pela qual até o STF reconheceu sua inconstitucionalidade, quanto a vedação a prograssão de regime de pena (STF - HC 82959 / SP).
Diante do exposto, apoiar a pena de morte baseando-se nesta Lei é, prima facie, cometer uma injustiça, é apenar com o mesmo rigor o menino de correria e o grande traficante de entorpecentes.
Concordo contigo que a Lei é igual para todos, até nosso Presidente (fato que me supreendeu) disse que a Lei sobre ele e seu filho é a mesma dos demais cidadãos. Ocorre, todavia, que no Brasil poucos podem custear "bons advogados", assim, quando não há defesa satisfatória, o processo é pouco apurado e muitas vezes se condena um inocente por falta de exercício de defesa, coisa que não acontece com aqueles que podem custear bons advogados. Por isso que a população diz que "só morrem negros e pobres". Óbvio que concordo que esta é uma visão simplista, mas, em sua maioria, é verdadeira.
Como você disse a violência não diminui, pessoas que cometem crimes dessa gravidade não tem nada a perder, nem mesmo a vida, que perderão uma hora ou outra. A ameaça, ou seja, a pena, não é a solução.
A solução, para mais de 80% da criminalidade no Brasil, seria: oportunidades, saúde, emprego, crescimento, renda, saneamento, etc etc etc... Mas o brasileiro não quer, quer esmola, então cada povo tem o que merece.
Quanto ao "prazer de saber que essa pessoa não fará mais mal a ninguém"... Este seu sentimento está mais ligado a "vingança", qual é um prato que se come frio, mas de gosto insosso... A vingança nada melhora, nada engrandece... Depois de provada perde o sentido. A justiça não se satisfaz com "injustiças".
Qual a legitimidade de um Estado matar um cidadão se é exatamente o que o Estado visa reprimir?!: "Faça o que eu digo mais não faça o que eu faço?!"... Não acredito nessa premissa, ela gera revolta e confude o senso comum. Cidadãos são como crianças, copiam exemplos, há propina porque alguns pagam, há desrespeito porque alguns desrespeitam... Assim por diante.
Diante do exposto: 1º) Primeiro estude a lei e re-avalie sua opinião; 2º) Pense se quer um Estado Democrático de Direito, prezando pela igualdade, liberdade e justiça, ou se prefere um Estado Autoritário; 3º) Para os religiosos, "alma" se lava com perdão, solidariedade e remissão... Não com "sangue".
B-jos para todos.
2006-12-29 05:57:49
·
answer #1
·
answered by Si 7
·
0⤊
0⤋
Isto e um assunto muito complicado, mas concordo contigo somente se for definitivamente sem duvidas algumas de que uma pessoa cometeu o crime.
Não sou Deus mas acho que se uma pessoa tem a coragem de tirar a vida de outra, estuprar crianças inocentes, idosos, etc. A mesma deveria perder qualquer direito, sendo assim condenado a morte. Desculpe me se constrangi alguém, mas assim eu penso...
Quero deixar claro que isto e somente uma opinião a respeito de crimes hediondos, assim como foi mencionado na pergunta.
2006-12-29 05:40:31
·
answer #2
·
answered by simmy 2
·
1⤊
0⤋
Não!
Isso é o que esses caras mais querem. A morte para eles seria um alívio.
O ideal é:
Prisão Perpétua, nas seguintes condições:
- Acordar às 4:00h todos os dias sem excessão;
- Participar ativamente de atividades matinais religiosas:
- Prepararem o café da manhã a partir das 6:00h - Café ralo e meio pão de sal puro.
- Ir para o trabalho - cada preso é incumbido de uma missão que garanta a sobrevivência uns dos outros (não existiria interferência externa)
- Almoço às 11:00 - Macarrão branco sem molho, arroz, feijão, alface e só, carne e ovo. Todo esse alimento produzido por eles, também sem nenhuma interferência externa.
- Volta ao trabalho.
- Café com um biscoito apenas às 16:00h
- Volta ao trabalho até às 18:00h
- Volta para a carceragem.
- Lanche noturno às 19:30.
- Toque de recolher às 20:30, celas isoladas sem possibilidade nenhuma de comunicação entre os presos.
- Contato com familiares ou advogados, uma vez a cada três meses devidamente monitorado, comgravação e filmagem.
- Isso é garantir os direitos humanos dos cidadãos únicos merecedores desse benefício.
2006-12-30 06:03:23
·
answer #3
·
answered by Alex Sander 4
·
0⤊
1⤋
Eu tambem. De preferencia cremar para que não deixem vestígios do DNA
2006-12-29 06:24:45
·
answer #4
·
answered by klogh 6
·
0⤊
1⤋
Marcelo,
Comungo de tua insatisfação com o estado da (falta de) segurança pública em nosso País.
Porém creio que instituir pena de morte só levaria a vermos morrer pobres, negros, índios... nunca os grandes e poderosos.
Agora eu seria a favor dos militares decretarem estado de sítio e guerrilha no Rio e invadir as favelas e arrancar de lá os responsáveis por tudo isso. Sou a favor também de isolar os mandates já presos em jaulas sem portas e sem janelas.
2006-12-29 06:21:53
·
answer #5
·
answered by Tupã Mirim 4
·
0⤊
1⤋
Num país em que uma mulher que rouba margarina é condenada à prisão e traficantes pintam o bordam, cientes da impunidade, é meio perigoso instalar a pena de morte. Daqui a pouco, nós, trabalhadores, estaremos fritando na cadeira elétrica - e sem margarina...
2006-12-29 06:19:48
·
answer #6
·
answered by joselinhares2001 3
·
0⤊
1⤋
Não sou a favor, pois no nosso país só morreriam os pretos e pobres.
2006-12-29 05:35:11
·
answer #7
·
answered by Betão 7
·
0⤊
1⤋
Demorou!!! Esse negócio de sustentar vagabundo na cadeia não está certo!
2006-12-29 05:32:39
·
answer #8
·
answered by KeroSaber 7
·
0⤊
1⤋
Tbém sou, mas acredito que só isso naum vai adiantar. Deve acontecer simultaneamente uma reestruturação radical e séria do sistema penitenciário, bem como da legislação,,...
2006-12-29 05:28:22
·
answer #9
·
answered by Caroline 3
·
0⤊
1⤋