Nossos princípios são inegociáveis. Os maus exemplos que vemos no cenário político, nos apontam para a definição de um inegável constraste entre o lícito e o ilícito, entre o certo e o errado, entre o honesto e o desonesto. Perplexos diante dessas duas realidades, cabe-nos fazer um juizo de valores segundo o nosso carater e nossa percepção. O mais comum é atrelar ao carater político a inagem do "desonesto", e ao não político a imagem do "honesto". Entretanto, a realidade poderá nos surpreender, mostrando-nos políticos honestos e pessoas comuns desonestas. Assim, cabe-nos reavaliarmos nossa conduta no meio em que vivemos, procurando cuidadosamente moldar nosso procedimento segundo os valores que obtivemos através das orientações escolares, familiares, religiosas e sociais. Não acredito que nascemos para sermos maus. Porém acredito que poderemos ser maus em algumas circunstâncias de nossa vida. Afinal, ser humano e admitir que pode-se errar... (HERRAR É UMANO).... Nossos exemplos de bons cidadãos, embora possa parecer ao mundo de hoje, uma coisa fora de mora, são de valor inestimável as pessoas que nos cercam e muitas vezes se espelham em nós, e Deus nos recompensará no céu!.
2006-12-29 02:36:17
·
answer #1
·
answered by Calib 7
·
3⤊
0⤋
Na atual conjuntura política? Vc deve estar brincando!... Quando foi que um governo foi completamente honesto, desde a descoberta do Brasil, passando pelo período imperialista até o de hoje? Só que vc não deve jamais seguir maus exemplos, pois a sociedade é extremamente hipócrita, e vc corre o risco de ser encarcerado por causa de um chiclete, caso decida se apoderar de um sem pagar, só dando um exemplo.
2006-12-29 02:34:07
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
2⤊
0⤋
Sempre será lícito ser honesto, não devemos agir como os outros agem.
2006-12-29 05:28:12
·
answer #3
·
answered by Betão 7
·
1⤊
0⤋
Sobrevia este é o meu consaelho...se você for forte, seja honesto, o que eu duvido, pois a psiquê social do brasileiro é corrupta de formaçao, mesmo se achando honesto se você olhar com atençao e honestidade suas açoes e escolhas do cotidiano pode ser que vove fique com duvidas
2006-12-29 04:06:43
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
faça como as flores não se deixe contaminar o adubo das flores na maioria das vezes resulta de fezes de animais, mas nem por isso elas fedem ou são sujas pelo contrário quanto + desse adubo estiver em suas raízes + belas, cheirosas e bonitas elas se tornam o q devemos fazer é lutar para mudar essa situação, é sair as ruas e protestar, mostrar nossas insatisfações isso funciona + do q podemos imaginar no viu o caso do aumento absurdo q eles queriam, a população se manifestou contrária e o q foi q aconteceu? a verdade é q muitas das vezes temos nossa parcela de culpa por cruzar os braços, abaixar a cabeça e aceitar calado ou então murmurando.
2006-12-29 02:42:57
·
answer #5
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
O que falta para todos em nosso país são bons exemplos. A honestidade e a dignidade deveriam ser premissas básicas para um político.
2006-12-29 02:26:58
·
answer #6
·
answered by Eduardo Neri 5
·
1⤊
0⤋
É obrigação do ser humano ser honesto. Quem acha que está se dando bem com as falcatruas, mesmo que leve algum tempo, ele não perde por esperar ! Ação e reação!!!
2006-12-29 02:26:45
·
answer #7
·
answered by Vanessa 5
·
1⤊
0⤋
Um erro justifica o outro? Por que todo mundo faz errado é que o procedimento tornar-se-á correto? Você tem princípios, por que perdê-los? Deixe que os mortos enterrem seus mortos...
2006-12-29 02:25:54
·
answer #8
·
answered by Zé Ninguém 5
·
1⤊
0⤋
Oi Manoel,
Calma, não vamos "misturar as coisas".
Licitude => s. f., qualidade de lícito; legalidade; conformidade à lei, ao direito.
Assim, sempre será lícito o que estiver conforme a Lei. Agora, se a Lei permite ser "honesto" ou "desonesto" aí é outra história.
Assim, o conceito e licitude não deve ser confundido com o de honestidade.
honestidade => s. f., qualidade daquele ou daquilo que é honesto; honradez; probidade; decoro; compostura; decência;
pudor; dignidade.
O conceito de licitude é objetivo, expreso; o de honestidade é subjetivo, oculto (depende do entendimento de quem julga).
Devidamente separados os conceitos, acredito que, só podemos exigir, se respeitamos. Só podemos pedir honestidade, se agirmos com honestidade. Não seria cometendo ilicitudes que obteriamos a probidade administrativa.
Que legitimidade tem para cobrar o cidadão que age da mesma forma?! (cada um na medidade de sua proporcionalidade e culpabilidade).
Há propina, porque uns pagam; há políciais corruptos porque cidadãos subornam; há políticos corruptos, porque cidadãos votam neles; etc etc etc... Ação e Reação (como já citaram).
Diante do exposto, ainda prefiro ter legitimidade (o poder) de exigir, do que "ter o rabo preso" e ficar quieta.
B-jos para todos.
2006-12-29 06:58:34
·
answer #9
·
answered by Si 7
·
0⤊
0⤋
A HOSTIDADE ENGRANDECE O ESPIRITO E ENRIQUECE A ALMA!! ELEVA O SER PRIMATA A SATISFAÇÃO E TRANQUILIDADE PESSOAL!!!!!!
2006-12-29 05:29:46
·
answer #10
·
answered by Jussara 3
·
0⤊
1⤋