A TEORIA DO BEIJO
A pequena cidade de São Raimundo Nonato, localizada nos confins da caatinga do estado do Piauí, guarda uma das histórias mais intrigantes da arqueologia moderna: o vestígio mais antigo da colonização do continente americano, datado de mais de 60.000 anos. A recente teoria da colonização da América, através do polo sul, se choca com a teoria da migração pelo estreito de Bering. Existiria uma terceira teoria? Existiria outra pesquisa arqueológica no local que procura algo além dos vestígios humanos do tempo das cavernas? A Teoria do Beijo revela uma terceira possibilidade através de uma ficção narrada no clima de aventura da Serra da Capivara.
http://www.clubedeautores.com.br/book/141925--A_Teoria_do_Beijo?topic=turismo#.U--l-vldVyV
Book trailer:
https://www.youtube.com/watch?v=-8pDGgwWhDM
2014-08-16 15:24:41
·
answer #2
·
answered by ? 3
·
1⤊
0⤋
Conheço e admiro muito o trabalho da Niède Guidon, chefe do Parque Nacional da Serra da Capivara, único parque americano incluído na lista da UNESCO como patrimônio histórico mundial.
Niède é também o centro de uma polêmica que vem atraindo o interesse internacional. Em seus 25 anos de pesquisas na região de São Raimundo Nonato, cidade de 10 000 habitantes no Piauí, Niède encontrou o que acredita ser vestígios de 48 700 anos, a evidência mais antiga da presença humana no continente americano. Niède é ainda alternadamente presidente ou diretora da Fundação Museu do Homem Americano, FUMDHAM, com sede em Recife, criada em 1986, com pesquisadores brasileiros e franceses. Ela também está organizando o Museu do Homem Americano, no Parque, onde pretende expôr a história da região.
A parte social do trabalho da arqueóloga - as escolas rurais são geridas pela fundação, os cursos de alfabetização de adultos, as oficinas de cerâmica e o projeto de apicultura - contam com apoio financeiro da organização italiana Terra Nuova. O Parque Nacional da Serra da Capivara é financiado pelo Ibama, mas as verbas são escassas. Por causa disso, Niède vem construindo um projeto para levantar 105 mil reais por mês com empresas privadas, quantia necessária para a manutenção da estrutura e da segurança já existentes no parque e para a criação de outros benefícios necessários. "É preciso, por exemplo, que tenhamos uma vigilância porque agora a fauna nativa está voltando para o Parque. Mas ela ainda é muito frágil e precisa ser preservada com cuidado", explica Niède. Além das passarelas que estão sendo construídas e da iluminação para facilitar a visão dos sítios arqueológicos e evitar que eles sejam tocados, Niède ainda supervisiona a abertura de estradas, a construção de centros médicos e as obras de infra-estrutura. A longo prazo, a arqueóloga pretende criar um fundo internacional que ajude a manter o Parque. Segundo Niède, ele deverá atrair turistas e estudiosos do mundo inteiro e poderá abrir mais de 300 empregos em uma região carente de desenvolvimento.
Vale dar uma olhada nestes sites:
http://www.achetudoeregiao.com.br/ANIMAIS/inscricoes_rupestres.htm
http://360graus.terra.com.br/ecoturismo/default.asp?did=10196&action=reportagem
http://paginas.terra.com.br/educacao/meuambiente/parque_capivara.htm
http://www.fumdham.org.br/pnatural.asp
2006-12-29 06:52:11
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋