English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2006-12-28 18:01:21 · 7 respostas · perguntado por Renata Leal 1 em Entretenimento e Música Outras - Entretenimento

7 respostas

DE FORMA ARTESANAL, COM FERRAMENTAS ESPECIAIS COM MADEIRA PRENSADA.

MUITA PAZ!

2006-12-28 21:39:43 · answer #1 · answered by Anonymous · 8 0

Nunca tinha pensado em um violão sob o ponto de vista filosófico-estrutural. Vou dedicar o fim de semana para, em estado de profundo êxtase metafísico, meditar sobre o assunto.

2006-12-29 02:56:19 · answer #2 · answered by Terapeuta 6 · 1 0

de madeira rss

2006-12-29 02:31:28 · answer #3 · answered by Anonymous · 1 0

É feito de madeiras finas e nobres sendo a sua construção manual e as cordas em aço - podemos dizer que cada violâo é uma peça única.

2006-12-29 02:21:44 · answer #4 · answered by ASTRONAUTA & DACHSHUND 5 · 1 0

com chapas de madeira

2006-12-29 02:19:53 · answer #5 · answered by vitorhugospg 2 · 1 0

É feito de madeiras finas e nobres e com cordas de aço.
Bjus =]

2006-12-29 15:28:20 · answer #6 · answered by cris 7 · 0 0

Oi,

* A Guitarra clássica, também conhecida como guitarra acústica, guitarra espanhola ou violão (denominação usada exclusivamente no Brasil; em Portugal a denominação mais comum é guitarra clássica e, no fado, viola)

Construção:
Braço, Cabeça e escala
O braço do violão é composto basicamente de uma barra maçiça e rígida de madeira fixada ao corpo. Madeiras de grande resistência à tração são preferíveis e uma das mais utilizadas é o mogno. O braço é colado ao corpo com o auxílio de um reforço estrutural, o tróculo, em geral entalhado na mesma peça do braço, mas que também pode ser uma parte separada e colada ao braço e ao corpo. Em instrumentos projetados para usar cordas de aço, como as guitarras folk, um tirante é utilizado para se opor à curvatura provocada pela tensão das cordas. A fixação do braço é crítica para a afinação do instrumento, pois a variação no ângulo do braço em relação ao corpo pode provocar variações na altura das notas. Embora indesejável no violão erudito, este efeito pode ser usado propositadamente para obter certos bends, sobretudo no blues.
A cabeça do guitarra clássica é geralmente feita da mesma madeira do braço e em alguns casos é entalhada no mesmo bloco de madeira. É fixada na extremidade do braço formando um pequeno ângulo para facilitar o posicionamento das cordas sobre a pestana (feita de osso ou plástico). As tarrachas dos instrumentos modernos são feitas de aço com abas de plástico, osso ou madrepé****. Guitarras tradicionais usadas no flamenco utilizam cravelhas de madeira que mantêm a tensão das cordas por atrito entre a sede e o eixo cônico. Na maior parte das guitarras acústicas há três tarrachas de cada lado da cabeça. Outras configurações são possíveis, como 4+2, 4+3 em violões de 7 cordas. 6+6 em violões de 12 cordas e 2+2 para baixos acústicos.
Feita de uma madeira diferente do resto do braço, como ébano, a escala é montada sobre o braço para fixar os trastes e servir de apoio aos dedos do executante. Violões eruditos não apresentam elementos decorativos sobre a escala. Alguns instrumentos possuem incrustações na parte lateral do braço para indicar as casas que possuem harmônicos ou para facilitar a afinação do instrumento. Os violões modernos são construídos com os trastes posicionados para proporcionar intervalos iguais em todos os semitons (temperamento igual). Em geral, o braço é mais curto que nos instrumentos elétricos, com doze trastes da pestana até a junção com o corpo.

Corpo
Em todos os tipos de violão o corpo tem as funções de caixa de ressonância e de fixação das cordas. A combinação de madeiras utilizadas não é meramente decorativa. Cada madeira é escolhida devido às suas características físicas, tais como flexibilidade, resistência à tração e absorção de umidade. As características combinadas de cada madeira permitem construir instrumentos com a sonoridade desejada, bem como garantem que o instrumento terá afinação e timbre estáveis em condições diferentes de temperatura, umidade e tensão das cordas.
Devido ao formato característico do corpo do violão, costuma-se dizer que ele tem as mesmas proporções de um corpo feminino. Por analogia também diz-se de mulheres que têm a cintura acentuada, que têm um "corpo de violão".

Faixas laterais
Feitas de madeiras resistentes à tração. A madeira preferida para esta parte do corpo é o jacarandá da Bahia. Como esta árvore está em risco de extinção, apenas luthiers que possuem estoques antigos utilizam essa madeira. Uma alternativa é o jacarandá da Índia. Também pode ser usado o mogno ou algumas outras madeiras. As finas lâminas, de no máximo 3 mm de espessura e com cerca de 12 a 15 cm de largura, são molhadas e moldadas no formato desejado do instrumento (normalmente no formato aproximado de um 8) com a ajuda de moldes de madeira e grampos. Após alguns dias as faixas adquirem a forma definitivamente. Várias peças de madeira em forma de "L" são coladas ao longo de toda a parte interna das faixas. Estas peças servirão para colar o fundo e o tampo.

Fundo
Construido da mesma madeira que as faixas, o fundo também é uma lâmina fina de madeira, cortada para preencher exatamente o contorno definido pelas faixas. Na verdade, não é constituído de uma única chapa, mas de duas partes simétricas fixadas no meio a um estrutura que se estende longitudinalmente ao corpo. O resultado é um fundo que não é plano, mas levemente curvo em direção ao exterior. Essa montagem permite a dilatação e faz com que alterações da madeira decorrentes de variações de temperatura ou umidade sejam absorvidas sem danos às lâminas.

Tampo
Esta é a principal parte do corpo do violão. Como as cordas são fixadas ao tampo, quando elas vibram todo o tampo vibra solidariamente. Este efeito é responsável pela maior parte da amplificação acústica. Como deve agir como uma membrana, o tampo deve ser construído de uma lâmina fina (em geral menos espessa que o fundo e laterais) de uma madeira altamente flexível, mas ainda assim resistente o suficiente para suportar a tração ocasionada pelas cordas. A madeira preferencial para o tampo é o pinho sueco, obtido em florestas do norte da Europa. Os melhores instrumentos são obtidos de árvores com pelo menos 200 anos, que possuem veios praticamente paralelos. Assim como o fundo, o tampo é obtido de uma única chapa de pinho dividida em duas metades unidas ao meio e colado aos suportes em "L". No ponto de junção entre as faixas e o tampo, um friso é colado como elemento decorativo e também como reforço estrutural do conjunto.
Aproximadamente no centro do tampo, uma abertura, a boca serve para permitir a passagem do ar em vibração. Em alguns instrumentos, ao invés de uma boca sob as cordas há duas aberturas em forma de f semelhantes às dos violinos. Em outros ainda há várias pequenas aberturas circulares. Em geral, um mosaico feito em marchetaria decora e protege as bordas das aberturas. Esta decoração é chamada de rosácea. O desenho utilizado é característico de cada luthier. Nas guitarras espanholas, usadas no flamenco, um protetor de tampo é montado abaixo das cordas, entre a rosácea e o cavalete para permitir a percussão rítmica com os dedos, característica deste estilo musical. Algumas guitarras folk ou country também possuem protetor de tampo, mas sua utilidade é proteger a madeira do atrito com a palheta.
Na parte interna do tampo, uma complexa estrutura de barras ou ripas de madeira é construída para "disciplinar" a vibração do tampo. Chamada de leque, esta estrutura é fundamental para permitir o reforço de determinados harmônicos e a absorção de ruídos indesejáveis. Em geral o número de barras e o desenho utilizado é característico de cada luthier ou de cada modelo.
Abaixo da boca é colado o cavalete, usado para fixar as cordas ao corpo. O cavalete possui furos para a fixaxão das cordas e sobre ele é montado o rastilho, uma barra de osso ou plástico que serve para apoiar e distanciar as cordas do corpo e da escala.

Encordoamento
Guitarras acústicas, principalmente as utilizadas na música erudita, na MPB e nos gêneros folclóricos, utilizam cordas de nylon. Alguns instrumentos possuem cordas de aço que possuem sonoridade diferente e maior intensidade. Estes são preferidos no blues, country e rock acústico.
As cordas mais finas, usadas para as notas mais agudas, são constituídas de um fio único. Estas cordas são chamadas primas. As mais grossas, chamadas bordões, na verdade são cabos constituídos de uma alma (que pode ser de nylon, de aço ou de seda) envolta por uma espiral de um fio mais fino feito de aço. Esta construção permite maior resistência à tração, maior estabilidade de afinação e maior flexibilidade do que seria possível caso se usassem fios singelos também nas cordas mais grossas.

Saiba mais em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Viol%C3%A3o

Um abraço

2006-12-29 02:51:29 · answer #7 · answered by Tin 7 · 0 1

fedest.com, questions and answers