English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Como a salinidade do mar contribui para a oxidação dos metais que ficam nas proximidades?

2006-12-28 15:37:12 · 3 respostas · perguntado por Almondega 2 em Ciências e Matemática Química

3 respostas

todos os elementos quimicos tem um potencial de reduçao........sendo assim, os sais marinhos tb tem um potencial de reduçao.........como parte desses sais estao na areia da praia, eles podem estar presentes tb na poeira levantada pelo vento......e por onde passar os ventos marinhos, os sais nele presentes contribuirão para a oxidaçao dos metais por diferença de potenciais redox

2006-12-29 02:53:14 · answer #1 · answered by Scully 4 · 1 0

Olha só, é uma coisa um pouco complexa, mas vou tentar resumir.
A salinidade acelera um processo natural que ocorre com os metais que é a corrosão. Tanto a umidade quanto a presença de oxigenio também aceleram esse processo.
O que acontece é que como os sais estão dissolvidos, e estes dissolvidos possuem ions os íons aceleram o processo de corrosão.

2006-12-29 03:56:31 · answer #2 · answered by Plínio 4 · 1 0

A água do mar contém pequenas quantidades de gases dissolvidos, principalmente nitrogênio, oxigênio e dióxido de carbono. A água a uma dada temperatura e salinidade está saturada com gás quando a quantidade de gás que se dissolve na água é igual à quantidade que sai ao mesmo tempo. A água do mar superficial está geralmente saturada com gases atmosféricos, como oxigênio e nitrogênio. A quantidade de gás que pode se dissolver na água do mar é determinada pela temperatura e salinidade da água. Aumentando-se a temperatura ou a salinidade reduz-se a quantidade de gás que pode ser dissolvido.

Em geral, o nitrogênio e raros gases inertes (argônio, hélio, etc.) comportam-se dessa maneira - suas concentrações são conservativas e somente afetadas por processos físicos. Em contraste, alguns gases dissolvidos são não-conservativos e participam ativamente em processos químicos e biológicos que modificam suas concentrações. Exemplos são o oxigênio e o dióxido de carbono - liberados e usados a diversas taxas nos oceanos, especialmente pelos organismos.

Os oceanos (pela sua dimensão, mas também as massas de água continentais) têm um papel muito importante no equilíbrio do dióxido de carbono na atmosfera terrestre. Este gás têm a propriedade de reagir com os íons presentes na água para formar íons bicarbonato. Dessa maneira, quando há excesso de dióxido de carbono na atmosfera, ele é "absorvido" pela água que se torna um reservatório de carbono. Quando a biomassa vegetal na água aumenta (por exemplo, por aumento da temperatura ou dos nutrientes), aumenta também a necessidade de dióxido de carbono por essas plantas, para realizarem a fotossíntese - nessa altura, o bicarbonato pode "transformar-se" de novo em dióxido de carbono para repôr o equilíbrio.

2006-12-29 01:37:41 · answer #3 · answered by ? 3 · 0 1

fedest.com, questions and answers