SURREALISMO
Nas duas primeiras décadas do século XX, os estudos psicanalíticos de Freud e as incertezas políticas criaram um clima favorável para o desenvolvimento de uma arte que criticava a cultura européia e a frágil condição humana diante de um mundo cada vez mais complexo. Surgem movimentos estéticos que interferem de maneira fantasiosa na realidade.
O surrealismo foi por excelência a corrente artística moderna da representação do irracional e do subconsciente. Suas origens devem ser buscadas no dadaísmo e na pintura metafísica de Giorgio De Chirico.
Este movimento artístico surge todas às vezes que a imaginação se manifesta livremente, sem o freio do espírito crítico, o que vale é o impulso psíquico. Os surrealistas deixam o mundo real para penetrarem no irreal, pois a emoção mais profunda do ser tem todas as possibilidades de se expressar apenas com a aproximação do fantástico, no ponto onde a razão humana perde o controle.
A publicação do Manifesto do Surrealismo, assinado por André Breton em outubro de 1924, marcou historicamente o nascimento do movimento. Nele se propunha a restauração dos sentimentos humanos e do
instinto como ponto de partida para uma nova linguagem artística. Para isso era preciso que o homem tivesse uma visão totalmente introspectiva de si mesmo e encontrasse esse ponto do espírito no qual a realidade interna e externa são percebidas totalmente isentas de contradições.
A livre associação e a análise dos sonhos, ambos métodos da psicanálise freudiana, transformaram-se nos procedimentos básicos do surrealismo, embora aplicados a seu modo. Por meio do automatismo, ou seja,
qualquer forma de expressão em que a mente não exercesse nenhum tipo de controle, os surrealistas tentavam
plasmar, seja por meio de formas abstratas ou figurativas simbólicas, as imagens da realidade mais profunda do
ser humano: o subconsciente.
O Surrealismo apresenta relações com o Futurismo e o Dadaísmo. No entanto, se os dadaístas propunham apenas a destruição, os surrealistas pregavam a destruição da sociedade em que viviam e a criação de uma nova, a ser organizada em outras bases. Os surrealistas pretendiam, dessa forma, atingir uma outra realidade, situada no plano do subconsciente e do inconsciente. A fantasia, os estados de tristeza e melancolia exerceram grande atração sobre os surrealistas, e nesse aspecto eles se aproximam dos românticos, embora sejam muito mais radicais.
Principais artistas
Salvador Dali - é, sem dúvida, o mais conhecido dos artistas surrealistas. Estudou em Barcelona e depois
em Madri, na Academia de San Fernando. Nessa época teve oportunidade de conhecer Lorca e Buñuel. Suas primeiras obras são influenciadas pelo cubismo de Gris e pela pintura metafísica de Giorgio De Chirico. Finalmente aderiu ao surrealismo, junto com seu amigo Luis Buñuel, cineasta. Em 1924 o pintor foi expulso da Academia e começou a se interessar pela psicanálise de Freud, de grande importância ao longo de toda a sua
obra. Sua primeira viagem a Paris em 1927 foi fundamental para sua carreira. Fez amizade com Picasso e Breton e se entusiasmou com a obra de Tanguy e o maneirista Arcimboldo. O filme O Cão Andaluz, que
fez com Buñuel, data de 1929. Ele criou o conceito de “paranóia critica“ para referir-se à atitude de quem recusa a lógica que rege a vida comum das pessoas .Segundo ele, é preciso “contribuir para o total descrédito da realidade”. No final dos anos 30 foi várias vezes para a Itália a fim de estudar os grandes mestres. Instalou seu ateliê em Roma, embora continuasse viajando. Depois de conhecer em Londres Sigmund Freud, fez uma viagem para a América, onde publicou sua biografia A Vida Secreta de Salvador Dali (1942). Ao voltar, se estabeleceu definitivamente em Port Lligat com Gala, sua mulher, ex-mulher do poeta e amigo Paul Éluard. Desde 1970 até sua morte dedicou-se ao desenho e à construção de seu museu. Além da pintura ele desenvolveu esculturas e desenho de jóias e móveis.
2006-12-28 04:20:02
·
answer #1
·
answered by monica 6
·
0⤊
1⤋
Bem, vc viu uma tradução com erro de portugues. O correto é surreal!
2007-01-01 08:54:25
·
answer #2
·
answered by irenecarvalho 2
·
0⤊
0⤋
Diz o dicionário Houaiss da língua portuguesa:
adjetivo de dois gêneros
1que denota estranheza, transgressão da verdade sensível, da razão, ou que pertence ao domínio do sonho, da imaginação, do absurdo
n substantivo masculino
2aquilo que se encontra para além do real
3Rubrica: história da arte.
o que resulta da interpretação da realidade à luz do sonho e dos processos psíquicos do inconsciente
2006-12-31 12:33:41
·
answer #3
·
answered by edchaves77 6
·
0⤊
0⤋
Êta, ferro - que confusão aí em cima!
Vamos lá: surreal, sem "L", vem do francês sous-real, ou sub-real. Refere-se aos eventos do sub-consciente humano, e a arte surreal, sobre a qual a primeira respondedora colou um texto, é a tentativa de expressar as manifestações sub-conscientes do artista (não deu muito certo exceto na pintura e um pouquinho na escultura).
No uso geral, tem o sentido de fantástico, excepcional, fora da ordem usual.
Boas festas
2006-12-29 06:54:57
·
answer #4
·
answered by chefeclin 7
·
0⤊
0⤋
EXEMPLO:
Você ganhar na loteria várias vezes siguidas.....
É algo utópico.... fora da realidade.
Acho que ficou bem explicado! E Aí?
2006-12-28 13:42:39
·
answer #5
·
answered by Alcides Neto 1
·
0⤊
0⤋
é algo acima do real, algo imaginario, utopico, fora da realidade
2006-12-28 13:11:36
·
answer #6
·
answered by Scully 4
·
0⤊
0⤋
CARALEOW !!!!!!!!! sul-real !!!!!!!!!!!!!!!!! pultz ....
tu tá falando sério cara ????????? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk .......
sul-real ......... essa foi a melhor do dia ...
não seria surreal ?????????
seria uma coisa abstrata ... fora da realidade ...
2006-12-28 12:26:48
·
answer #7
·
answered by deremoinhos 2
·
0⤊
0⤋
Sul-real ou Surreal, significa algo além do real, ou seja algo que supre os desejos da imaginação, que ultrapassa os limites da realidade.
ex. o bombom Sulrreal, que as propagandas divulgam, seria portanto um bombom incomum , algo além do normal de um bombom, e um super, ultra, mega bombom.
Salvador Dali também aplicou o movimento na arte chamado Surrealismo, que era contrario as pinturas da épocas, com imagens desfocadas ... a mais famosa seria um quadro chamado Horas ( ou Tempo) que teria figuras de relógios em arvores no céu e etc...
e algo Surreal
2006-12-28 12:25:08
·
answer #8
·
answered by Ariane B 2
·
0⤊
0⤋
Bom, sul-real deve ser a moeda adotada no Rio Grande do Sul, mas não tenho muita certeza.
Agora se vc quer saber da palavre "surreal" diria que pode ser:
A) programa de TV apresentado pela Suzana Werner
B) marca de chocolate
C) gíria dos jovens
D) característica das obras do movimento estético ocorrido entre 1924 e 1945
Pois é... Por incrível que pareça, todas as respostas acima estão corretíssimas. Agora que o Surrealismo está em evidência com a exposição do CCBB, fica em evidência também uma das características da nossa língua (aliás, não só da nossa, mas de todas as línguas humanas): a extensão do significado das palavras. Afinal de contas, a língua é um "organismo vivo", que vai sofrendo mudanças ao longo do tempo. Uma dessas mudanças, chamada Extensão de Sentido, acontece quando os falantes (eu e você, pessoas normais) começam a usar determinada palavra com um sentido diferente do original. E assim a língua vai se tornando mais rica.
Você sabia, por exemplo, que carroça já significou "carro de luxo" ? Hoje em dia, além do "carro grosseiro, carregado por tração animal", pode significar apenas um carro velho: "aquele fusquinha é uma carroça!"
Mas que fique claro: o fato de existir um sentido "original" e outros estendidos não significa que estes últimos sejam menos importantes. Todas as palavras são palavras, e servem aos nossos propósitos de comunicação. A idéia de que existe uma língua correta e pura, e que as mudanças sofridas ao longo do tempo só vem a deturpá-la e empobrecê-la não tem fundamento. Quem manda na língua somos nós, os falantes. E, se aos poucos ela vai mudando, ganhando palavras novas, é porque nós tivemos necessidade de que fosse assim.
Mas, afinal, o que é surreal?
A palavra surreal vem de super real; supra real. Surreal é algo que está além do real.
E surrealismo, segundo o dicionário Petit Robert, é o "conjunto de procedimentos de criação e de expressão que utiliza todas as forças psíquicas (automatismos, sonhos, inconsciente) liberadas do controle da razão e em luta contra os valores recebidos; movimento intelectual revolucionário que afirma a superioridade destes procedimentos. Tem como antônimos naturalismo, realismo e racionalismo."
2006-12-28 12:26:05
·
answer #9
·
answered by Anonymous
·
0⤊
1⤋