English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

A maioria dos alunos, eu diria até que, a maioria da população ao ser perguntado, quais os deveres e obrigações, o que faz um Deputado Federal, por exemplo, não me saberia responder.
Acho que Política, deveria constar na grade escolar. Como um povo pode votar corretamente, se nem sabe, o que o voto representa????

2006-12-28 03:53:14 · 15 respostas · perguntado por Anonymous em Governo e Política Política

15 respostas

Governar é uma arte, uma vocação, como Medicina, Advocacia, etc.
.
Infelizmente, neste caso, (e somente só, nesse único caso), a democracia volta-se contra si mesma. Pois, se já não admitimos mais Médicos que não tenham estudado para serem médicos... Engenheiros que não tenham estudado para serem Engenheiros... Advogados sem um diploma, e, reconhecidos pela OAB, contudo, em nome da "Democracia", nós, simplesmente a estamos destruindo, aceitando ainda, o que, na Medicina, poderíamos chamar de "Pagés", "Curandeiros", "analfabetos" e "Oportunistas" de toda a sorte.
.
Sim, afirmo que, em se tratando de POLÍTICA, ainda estamos indo ao consultório de "Vigaristas", "Pagés", "analfabetos" e, digamos, "Curandeiros Políticos".
.
Pregamos a Democracia, mas o que praticamos, na verdade, chama-se, Anarquismo, Desordem, Desorganização e caos....
.
Como se pregássemos a Medicina e praticássemos a superstição e o curandeirismo, sem qualquer regulamentação...
Como se pregássemos a Engenharia e víssemos toda a hora os nossos prédios desabando. ISTO É UM CONTRA-SENSO!
.
Deveríamos enxergar o Brasil como uma grande empresa, como uma Multinacional Gigantesca que tivesse que gerar lucros e benefícios não só para todos os seus funcionários, bem como pra todos os seus usuários de um modo geral e que tivesse, no mínimo UM NOME POR QUE ZELAR.
.
Para tal, essa empresa deveria ser administrada por pessoas capacitadas, especializadas, com conhecimento e boa formação escolar, universitária, acadêmica e, já ia me esquecendo... TÉCNICA.
.
Queremos a Democracia... mas EM TUDO DEPENDEMOS DA MATEMÁTICA e, para tornarmos a MATEMATICA, DEMOCRÁTICA, precisamos, no mínimo, de pessoas que entendam de MATEMÁTICA.
.
O que praticamos no Brasil, ainda, é aquela democracia "romântica" e ingênua que acaba mesmo desembocando no Anarquismo e no Caos Absoluto.
O próprio povo deveria exigir a criação urgente de uma UNIVERSIDADE COM FORMAÇÃO EM ENGENHARIA POLÍTICA de onde sairiam GRADUADOS em ciências de governo e administração e que somente esses PROFISSIONAIS, fossem autorizados a exercer a PROFISSÃO de governantes, do mesmo modo como somente PROFISSIONAIS da medicina são autorizados a exercê-la (e não nos sentimos "anti-democratas" por tomar tal atitude); do mesmo modo como somente ENGENHEIROS exercem a ENGENHARIA (e não nos sentimos "anti-democratas" por tomar tal atitude), ADVOGADOS exercem a ADVOCACIA (e não nos sentimos "anti-democratas" por tomar tal atitude).
.
Assim como temos um SPC que protege a sociedade, dos "caloteiros" deveríamos também ter um Órgão superior que, por si mesmo, monitorasse e moderasse o "curriculum vitae" dos PROFISSIONAIS DA ÁREA POLÍTICA. O político que não cumprisse com suas propostas seria automatica e publicamente não recomendado ao público para votação. Assim, antes de votar, poderíamos dar uma passadinha no SPP-Serviço de Proteção aos Políticos, ou na OPB-Ordem dos Políticos do Brasil e ler o dossiê de cada candidato.
Exigir que o povo monitore os políticos é o moesmo que exigir que o povo estude ENGENHARIA para monitorar os ENGENHEIROS, que estude MEDICINA para monitorar os MÉDICOS, o que sabemos ser, na verdade, absolutamente impraticável. No caso dos MÉDICOS não fazemos assim; pois temos UM CONSELHO ESPECIALIZADO que dirige, apura e fiscaliza a CONDUTA MÉDICA, no caso dos ENGENHEIROS, idem, no caso dos ADVOGADOS, idem; já no caso DOS POLÍTICOS, que são exatamente aqueles que ADMINISTRAM ESSA COISA TODA....
Assim... é muito mais fácil "dar de ombros" e jogar a culpa em cima do povo.
Isto, além de ser uma Democracia ingênua e "romantica", chega a beira do Anarquismo, da insanidade e do caos total...
Mas não queremos mais saber de quem é a culpa... QUEREMOS UMA SOLUÇÃO PARA O PROBLEMA!...
.
E se alguém ainda duvida do que estou dizendo...
É só observar o caos reinante oriundo de políticos praticamente analfabetos no que diz respeito à ciência política e totalmente ignorantes quanto à arte de governar e administrar, quer seja uma família, quer seja uma empresa, quer seja uma nação.
.
No que diz respeito à história Política, ainda estamos vivendo na época dos "curandeiros", "pistoleiros", "tranbiqueiros", "vigaristas" e oportunistas já vivida na história da Medicina, ATÉ QUE RESOLVEU-SE, POR FIM, REGULAMENTAR A PROFISSÃO DE MÉDICO.
.
PRECISAMOS, COM A MÁXIMA URGÊNCIA, REGULAMENTAR A PROFISSÃO DE ENGENHEIRO-POLÍTICO, se quisermos realmente praticar uma Democracia, COM PROFISSIONALISMO, JUSTIÇA, COMPETÊNCIA TÉCNICA e com um direcionamento organizado, coerente e que, no mínimo, justifique a capacidade de pensar do ser humano.
.
Conclamo a todos os cidadãos brasileiros a que essa mensagem seja copiada e colada e divulgada o máximo possível ao maior número de pessoas e que haja UM CLAMOR NACIONAL PELA REGULAMENTAÇÃO DA PROFISSÃO DE ENGENHEIRO-POLÍTICO, a nível de GRADUAÇÃO ou PÓS-GRADUAÇÃO e que seja paralelamente criado O CONSELHO NACIONAL DA CIÊNCIA POLÍTICA que regulamente, monitore, e execute a ética da profissão politica como definida em lei.

2006-12-29 01:41:14 · answer #1 · answered by Obiwankenobh 2 · 0 1

Simples, para manter o povo o mais ignorante possível com relação a política, assim eles podem continuar fazendo o que quiserem.

2006-12-28 13:42:55 · answer #2 · answered by Luciano 5 · 2 0

Em aulas de Filosofia e de Sociologia já se fala de como é e o que se faz na politíca, precisaria de incentivo para essas duas matérias e a colocação delas no ensino fundamental.
Mas como isso não é importante para os politícos que mandam no país e, consequentemente na educação, o povo que continue burro.

2006-12-28 09:06:11 · answer #3 · answered by Anonymous · 2 0

a idéia é boa...mas não tem como ser imparcial, ia acabar virando uma politicagem literalmente, professor puxa pro lado de um até pra defender seu emprego, e assim vai...politica ´um assunto séio, importante e muito polêmico...já houve discussão na minha sla num aula de sociologia, imagina quando fosse p falar só sobre politica???

2006-12-28 06:33:48 · answer #4 · answered by rita k 2 · 2 0

para não nos ensinar mais mentiras ou ter que nos mostrar a verdade.

2006-12-28 04:50:49 · answer #5 · answered by caramacho 2 · 2 0

Eu sempre senti falta disso...o povo brasileiro...a maioria não sabe sobre política...inclusive eu...

Sds...

2006-12-28 04:29:48 · answer #6 · answered by Anonymous · 2 0

Não precisa constar em grade. Qualquer grande professor, de qualquer disciplina, saberá usar o momento para politizar seus alunos. O que encontramos hoje, são professores mal pagos e pior, treinados para a pedagogia atual, que é altamente socialista, fala muito em distribuir renda e atender pobres, mas não diz como obter a renda para essa distribuição. Não prepara nossos alunos para o mercado de trabalho, esse sim o gerador de riquezas. Sempre que possível, diminui a carga de disciplinas técnicas, como Fisica, Quimica , Matemática, daí ficarmos cada dia mais para trás nos avanços tecnológicos, sendo deixados de lado nos investimento de outros países, que preferem aplicar seus recursos onde haja um povo mais culto, e que haja garantia que suas propriedades e acordos sejam respeitados. Dessa forma, seremos sempre camponeses disfarçados, tendo que produzir e vender toneladas de soja, para com esse dinheiro poder comprar uma plaquinha de computador que pesa menos de 200 gramas. Essa é a diferença entre país pobre e rico, cque tem ou não tecnologia. O resto é ficar discutindo sexo dos anjos, teorias que não nos trarão nenhuma vantagem.
Portanto, com educação de qualidade ( com Q maiúsculo), teremos todos os ingredientes e todos saberão os deveres e direitos de congressistas e principalmente, todos saberão escolher certo.

2006-12-28 04:13:51 · answer #7 · answered by Gilberto C 5 · 2 0

Porquê não é interessante que a população, em sua grande maioria, pense. Quanto mais ignorante o cidadão for, mais fácil é de ele ser enganado e passado para trás. Para o político bandido a grande massa de manobra deve ser mantida ignorante para que não veja, não entenda e não proteste contra a roubalheira, a corrupção, o desmando e a prepotência que são típicas de perfis criminosos.

2006-12-28 04:08:30 · answer #8 · answered by Anonymous · 2 0

Porque quanto menos o eleitor souber, melhor para o condidato, que podera prometer coisas absurdas e impossiveis de serem realizadas.
Desta forma, o eleitor tambem não aprende a reclamar e buscar seus direitos, porque nem sabe que ele existe!

2006-12-28 04:04:00 · answer #9 · answered by Thalles Prates 3 · 2 0

Não é interessante aos nossos políticos uma sociedade politizada, entendendo quais os deveres e direitos de todo cidadão, entender como é elaborada e votada uma lei, saber o que é quórum e outras coisas mais. Felizmente, no curso de Direito tem uma matéria chamada Direito Constitucional que dá ao estudante uma pequena noção de política. Mas, ainda acho que devería ter Ciência Política a partir do momento que a cça ingressa na escola, avançar gradativamente até chegar ao amadurecimento político, queria ver se a safadeza dos políticos continuaria.

2006-12-28 04:03:44 · answer #10 · answered by Rita G 3 · 2 0

ótima pergunta.......quando fiz faculdade também pensei nisso; talvez, se o povo conhecesse melhor o funcionamento e a função desses poderes, talvez valorizasse mais o voto. Valeu!

2006-12-28 04:00:18 · answer #11 · answered by claraclaraclarinha 4 · 2 0

fedest.com, questions and answers