English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Um Mandado de Segurança tem o caráter de urgencia, porem muitos estão parados nos FORUNS há mais de anos e nada é feito

2006-12-28 02:12:12 · 13 respostas · perguntado por Anonymous em Governo e Política Polícia e Aplicação da Lei

13 respostas

As duas coisas juntas, mas desconfio que o medo ainda é o maior problema. Os magistrados ficam com medo de tomar decisões polêmicas, contrárias a algum amigo deles, ou contrárias a alguma gang que depois possa se vingar. Então eles engavetam os processos até que o pessoal esqueça que ele existe.

2006-12-28 02:14:59 · answer #1 · answered by Escatopholes 7 · 0 1

.

Olá Luciano,

Eles trabalham no horário normal e ainda levam trabalho prá casa. O pessoal 'mete o pau' nos juízes mas esquece que entre as 13,00 e as 18,00h o tempo deles é tomado por muitas audiências, sobrando pouco prá despachar e dar sentenças nesse horário.

Além disso, em S. Paulo, cada juiz cuida de mais de 5.000 processos e cada processo é uma 'história' diferente, contendo entre 50 e 500 ou mais folhas cada um. A cada despacho o juiz tem de examinar o andamento anterior e isso toma muito tempo.

Se eles chamassem os mandados de segurança que estão parados, a situação seria a mesma.

Normalmente os juízes não tem medo. O problema de ALGUNS é uma doença chamada 'juizite' (não atendem advogados ou partes, não despacham petições e revelam prepotência).

Consta que na Alemanha um juiz não pode proferir mais de TREZENTAS sentenças por ano. No Brasil eles proferem cerca de cinco vezes mais do que isso e essa quantidade gera perda de qualidade.

Já os desembargadores (juízes dos tribunais) tem um trabalho mais tranquilo, com assessores etc.. Mas nem todos, pois conheci um que proferiu 3.000 votos (razões do acórdão) em um ano e seria bom que o exemplo dele fosse seguido.

Como vc pode ver, o maior problema está na falta de juízes, fato agravado pela falta de funcionários.

Feliz 2007 !!!


.

2006-12-28 10:40:07 · answer #2 · answered by Tonho 5 · 2 0

A resposta do Tonhosabe é muito boa, mas acrescento que falta simplificar a burocracia judiciária. Há muitos processos, que poderiam ser transferidos para tribunais de arbitragem.

2006-12-30 10:43:10 · answer #3 · answered by Anonymous · 1 0

Segundo notícias, tem mais de 300 mil mandados de prisão para serem cumpridos e não há siquer vagas nos presídios... A Justiça vem entupida de processo e quando sai um entra 10. Agora, com a súmula vinculante e informatização, em vez de 20 anos, talvez passe para 10 para resolver uma pendência... Alguns processos, quando tem muita pressão da sociedade e dos meios de comunicação, são abreviados. Mas questões cabeludas estão lá, esperando por solução e não saem porque os envolvidos são insignificantes. Pessoas que roubaram um tablete de manteiga ou uma galinha continuam nos presídios e não são soltas porque ninguém confere o prazo de sua pena... Alguns dizem que fugindo estão passeando e presos estão em hotel. No momento, é mais seguro está preso do que solto em algumas cidades...

2006-12-29 19:10:46 · answer #4 · answered by Antônio Gouveia 7 · 1 0

Eu nunca vi um mandado de segurança parado a anos... Pois bem, o trabalho é lento por dois motivos: muita demanda e mordomia dos servidores.

Como são concursados, não têm medo de perder um cargo. Além disso, os atos de um juiz não se sujeitam a preclusão temporal. Por isso ele demora para decidir as coisas num processo e não sofre nenhum tipo de sanção. Mas essa folga tem limites, pois ele pode acabar se enquadrando no crime de prevaricação.

Concluindo: além de folgados, pq têm cargo concursado e isso dá estabilidade, a demanda é muito grande. Então, até mesmo os casos de urgência têm uma fila tão grande, que acabam esperando...

Feliz 2007 prá vc!!!

2006-12-28 20:44:01 · answer #5 · answered by Yspilon 3 · 1 0

Vários motivos contribuem para isso, entre eles a falta de magistrados. O índice em atividade é baixo em relação ao volume de trabalho. O Brasil precisa de mais juízes, mais promotores, mais agentes federais, mais policiais, e todos devem ser bem equipados e contar com todos os suportes necessários, caso contrário, o cumprimento da lei continua lento.
Agora, sobre a violência, ela também influencia. Um juiz não está seguro se toma decisões contra um bandido milionário, ou contra uma pessoa influente no plano político. Aliás, todo cidadão está inseguro quando se trata de coibir a violência, pois fica à mercê dos bandidos, interessados em promover vingança.

2006-12-28 10:17:07 · answer #6 · answered by Clóvis Moreira Santos 4 · 1 0

Oi Luciano,

1) Eu poderia dizer a você que isso é devido ao grande número de processos (maioria muito semelhantes) e que, pela quantidade, é humanamente impossível os juízes cumprirem os prazos do CPC;
2) Poderia lhe dizer que se os brasileiros pagassem suas contas em dia; não utilizassem de todos os meios processuais para "enrolar; se separassem consensualmente (quando um não quer dois não ficam juntos, mas sempre dá confusão); poderiam pagar a pensão alimentícia dos filhos em dia; poderiam respeitar uns aos outros; poderiam deixar de "rodar a baiana" por causa de R$ 5,00 e entrar em acordo; poderiam pagar os empregados corretamente; os empregados poderiam trabalhar corretamente e não "matar serviço" e depois por o patrão no "pau"; o brasileiro poderia deixar de falsificar até nota fiscal da "mãe", aí existiria menos burocracia... Etc etc etc... A justiça é morosa porque há desenas de casos inguais e inúteis, quais não necessitariam da intervenção judicial se as pessoas tivessem bom senso;
3) Poderia lhe dizer que se as leis (feitas por parlamentares e por eles alteradas todo dia) fossem perfeitas, não haveriam tandos recursos, nem tanta morosidade, nem tanta divergência doutrinária e jurisprudencial;

Poderia lhe dizer várias coisas... Mas de que adiantaria? Brasileiro continua pensando que se conserta um país com papel e tinta (leis) o que é uma bobagem... Se isso funcionasse seria fácil... A mudança deve começar por cada um de nós, nem se for ensinando os outros.

Quanto ao Mandado de Segurança... Ligue para a casa do Juiz, faça um inferno na vida dele, quem sabe ele pula vários outros e decide o seu.

Juiz trabalha muito, quem não trabalha são aqueles que preferem receber a esmola do Governo Federal.

B-jos para todos.

2006-12-28 16:13:38 · answer #7 · answered by Si 7 · 0 0

trabalham pouco e ganham um absurdo, tem folga demais, tem que aumentar a quantidade de horas e sem extras, deixar a folga so quando eles tiverem ferias, igual aos outros trabalhadores.

2006-12-28 12:52:34 · answer #8 · answered by janpaula 3 · 0 1

Forças ocultas rondam o Judiciário !

2006-12-28 10:37:34 · answer #9 · answered by magrobola 2 · 0 1

Tudo q v. falou + a burocracia.

2006-12-28 10:34:30 · answer #10 · answered by Martinha 6 · 0 1

Na minha opinião o sistema judicial apresenta vários erros:
* Pouca cobrança feita em cima dos magistrados
*Eles chegam a receber quase 25 mil reais e mal cumprim 8 horas de serviço
*Ganham em uma hora extra quase o triplo.
*Entre outros é a grande comodidade deles.
Bjuss.
Feliz 2007
Cris.........

2006-12-28 10:27:54 · answer #11 · answered by cris_soudaqui 1 · 0 1

fedest.com, questions and answers