O atual Vietnã, juntamente com o Laos e o Camboja, fazia parte do território conhecido como Indochina, que desde o final do século XIX era uma possessão da França. No decorrer da Segunda Guerra Mundial, o Japão avançou sobre o Sudeste Asiático, desalojou os franceses e anexou a região aos seus domínios. Organizadas na Liga Revolucionária para a Independência do Vietnã, liderados por Ho Chi Minh, os vietnamistas reagiram aos japoneses e no final da Segunda Guerra proclamaram, na parte norte do país, a República Democrática do Vietnã. Logo a seguir, os vietnamistas entraram em guerra contra os franceses, que teimavam em reconquistar a região, e os venceram de modo espetacular na Batalha de Dien Bien Phu, em 1954.
Nesse mesmo ano, na Conferência de Genebra, convocada para celebrar a paz, decidiu-se que até as eleições gerais, que se realizaria em 1956, o Vietnã independente ficaria dividido em:
* Vietnã do Norte (socialista), com capital em Hanói, governado por Ho Chin Minh;
* Vietnã do Sul (pró-capitalista), com capital em Saigon, liderado por Bao Dai.
Nos anos seguintes, ao mesmo tempo em que a Guerra Fria se acentuava, a rivalidade entre os dois Vietnãs cresceu e as eleições com vistas à reunificação do país não se realizaram. Opondo-se à divisão do Vietnã e ao ditador que os governava, os sul-vietnamistas fundaram, em 1960, a Frente Nacional de Libertação. Essa organização era formada por grupos de guerrilheiros socialistas conhecidos como vietcongues. A Frente recebeu o imediato apoio do Vietnã do Norte.
Decididos a conter a expansão do socialismo na região, os Estados Unidos começaram a enviar ajuda militar ao governo do Sul e com isso precipitaram o início de uma nova guerra.
Durante os doze anos em que estiveram envolvidos nesse conflito, os EUA despejaram sobre o Vietnã milhões de toneladas de napalm e chegaram a manter na região 550 mil soldados.
Apesar do poderoso arsenal bélico, os norte-americanos foram derrotados pelas forças norte-vietnamistas e vietcongues, retirando-se da região em 1973. A guerra, no entanto, prosseguiu até 1975, ano em que o governo de Saigon rendeu-se aos seus adversários.
No ano seguinte, os vencedores promoveram a unificação do país, transformando o Vietnã num Estado socialista.
2006-12-26 22:53:11
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
5⤊
1⤋
Depois da Segunda Guerra Mundial, surgiram duas super potências, EUA capitalista e União Soviética comunista. Estes dois países passaram a disputar as zonas de influências, a chamada "Guerra Fria" ou seja uma guerra sem o uso das armas. O Vietnã passou a ser um peão nessa disputa. Vietnã do Norte (comunista), com o apoio da União Soviética e da China tentava unificar o pais, conquistando o Vietnã do Sul. Os EUA temendo um aumento da influência da União Soviética sobre todo o Sudeste asiático, foi em socorro ao Vietnan do Sul.
A guerra do Vietnan foi um exemplo clássico de um objetivo menor (Vietnan) para se alcançar um objetivo maior (deter o avanço do comunismo).
2006-12-27 02:19:08
·
answer #2
·
answered by leocaixaforte 7
·
4⤊
0⤋
principal causa na guerra do Vietnã e principais países envolvidos foram a França os EUA e Vietnã .Pois com o japão que Desalojou e tomou terras pertencentes a França como depois a alguns anos a França revidou com apoio dos EUA e envolvendo ainda mais na Guerra do Vietnã como o senário de guerra o Sul do Continente Asiático e milhões de mortos de ambos lados .Com a vitória ,claro,Vietnã do Norte (Socialista).
2014-03-07 01:03:10
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
R=O envolvimento dos EUA no conflito teve como pretexto um ataque norte-vietnamita aos seus navios USS Maddox e USS C.Turney Joy enquanto patrulhavam o golfo de Tonquim, em Julho de 1964. Hoje em dia especula-se que o ataque tenha sido uma ação do governo norte-americano usada como pretexto de intervir no Vietnã.
2006-12-26 23:27:38
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
Guerra Do Vietnam
2016-11-07 07:31:25
·
answer #5
·
answered by rothi 4
·
0⤊
0⤋
Comunismo x Capitalismo e a frança agindo como pilatos
2006-12-27 04:05:42
·
answer #6
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
QUALQUER QUE SEJAM AS GUERRAS SÃO MOTIVOS DE GANANCIAS,POSSE DE TERRA OU RIQUEZAS,SEM PIEDADESE COMPAIXÃO PELO SER HUMANO!
2006-12-27 02:24:33
·
answer #7
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Conter o avanço comunista no sul da Asia.
2006-12-27 02:02:07
·
answer #8
·
answered by carlos_frohlich 5
·
0⤊
0⤋
Disputa política entre USA e URSS. Sobrou para os pobres vietnamitas coitados. Claro que assim como aconteceu com o Vietnã, poderia ter acontecido com o Brasil ou outra nação qualquer.
É dessa forma que as nações poderosas ficam mais ricas e dominadoras.
Feliz 2007
2006-12-27 01:16:14
·
answer #9
·
answered by Bado 7
·
0⤊
0⤋
A guerra do Vietnã não passou de uma tentativa frustrata dos EUA tentando impedir o avanço da URSS, acreditando que os vitnamitas estivessem propensos a aceitar o imperialismo dos sovieticos, o que nunca aconteceria, pois estes sempre tiveram um forte senso de nacionalismo e em sua história lutaram ferozmente contra todas as nações que haviam tentado domina-los, inclusive os EUA.
2006-12-27 01:07:43
·
answer #10
·
answered by farhin_akil 2
·
0⤊
0⤋