É uma grande farsa... ficção, pura...veja:
Apesar de o livro afirmar que todas as descrições de obras de arte, arquitetura, documentos e rituais secretos lá contidas seriam apuradas, argumenta-se que muito do que Brown escreveu é factualmente impreciso. O livro tem recebido críticas de historiadores, argumentando que Brown distorceu (e em muitos casos até forjou) os fatos históricos. Há também críticas de estudiosos da História da arte, reclamando de pesquisa mal-feita.
O modo controverso como Dan Brown trata a Igreja Católica tem eliciado muitas críticas. O livro tem tido muitas vezes uma resposta negativa entre grupos cristãos.
Ficção 1: O livro OCDV refere-se repetidamente a um monge perturbado da Opus Dei.
Fato 1: Não há monges na Opus Dei, sendo que a grande maioria dos seus membros são de pessoas leigas, além de uns poucos padres.
Ficção 1: Os Cavaleiros Templários são uma ramificação militar do Priorado de Sião.
Fato 1: O Priorado de Sião não se sabe ao certo se existiu, portanto os Cavaleiros Templários não se se sabe se teve aí sua origem.
Fato 2: A Ordem dos Cavaleiros Templários realmente existiu.
Ficção 1: Na página 220 de OCDV, temos a seguinte declaração: "- Aí é que está! - exclamou Teabing, cheio de entusiasmo. - A ironia fundamental da cristandade! A Bíblia, conforme a conhecemos hoje, foi uma colagem composta pelo imperador romano Constantino, o Grande." [3]
Facto 1: A Bíblia, como a conhecemos hoje, é formada por duas seções principais, também chamadas de testamentos (o Antigo Testamento e o Novo Testamento). O Antigo Testamento cristão baseia-se totalmente na versão da Septuaginta, nome dado à tradução das escrituras hebraicas para o grego elaborada no século II a.C. por ordem do rei Ptolomeu II. Portanto, o Antigo Testamento já estava definido 200 anos antes da época de Jesus e, por consequência, aproximadamente 5 séculos antes de Constantino ser o imperador de Roma.
Facto 2: Com relação ao Novo Testamento, Irineu (130 a 220 d.C.), autor de "Contra as Heresias", 150 anos antes de Constantino, já declarava que os 4 evangelhos canônicos eram os únicos evangelhos aceitos em sua época, considerando estes livros como os "4 pilares" do cristianismo.
Facto 3: A formação do cânon do Novo Testamento foi um processo que ocupou a cristandade por mais de 350 anos - de 50 d.C., quando os primeiros livros foram compostos, até a definição final em 397 d.C., no III Concílio de Cartago. A primeira lista foi elaborada pelo herege Marcião (110 a 160 d.C.) e, devido ao fato dele ser anti-semita, continha apenas o Evangelho de Lucas (o único evangelho escrito por um não judeu) e 10 das 13 cartas de Paulo (sem as 3 cartas pastorais, endereçadas a judeus). Eusébio de Cesaréia (275 a 339 d.C.), em seu livro "História Eclasiástica", apresentou a seguinte lista:
Reconhecidos: os 4 evangelhos canônicos (Mateus, Marcos, Lucas e João), Atos, 14 epístolas de Paulo (pois ele considerava Hebreus como sendo de Paulo), I João, I Pedro e Apocalipse.
Questionados, porém aceitos: Tiago, Judas, II e III João.
Não Autênticos: Atos de Paulo, Pastor de Hermas, Apocalipse de Pedro, Epístola de Barnabé, Didaquê.
Plenamente rejeitados: Evangelho de Pedro, Evangelho de Tomé, Atos de André e Atos de João.
A Carta de Páscoa (360 d.C), de Atanásio, foi a primeira lista que continha todos e somente os 27 livros do Novo Testamento. O Concílio de Laodicéia (363 d.C.) - reconheceu 26 dos 27 livros, com exceção ao livro de Apocalipse. O III Concílio de Cartago (397 d.C.), em que Agostinho esteve presente, reconheceu todos os 27 livros do Novo Testamento.
Concluímos, portanto, que o Novo Testamento, tal o conhecemos hoje, não foi uma colagem composta pelo imperador Constantino (que reinou entre 306 a 337 d.C.), mas foi fruto de séculos de debates entre as diversas lideranças cristãs espalhadas por todo império.
Ficção 1:: Na página 220 de OCDV, o personagem Teabing afirma que "80 evangelhos foram estudados para compor o Novo Testamento, e no entanto apenas alguns foram escolhidos - Mateus, Marcos, Lucas e João". [4]
Fato 1: A lista de evangelhos conhecida e reconhecida pelos estudiosos aponta uma quantidade bem menor de evangelhos. São 26 evangelhos ao todo, divididos da seguinte forma:
Canônicos (4 evangelhos): Mateus, Marcos, Lucas e João (vide artigo sobre Novo Testamento).
Apócrifos (22 evangelhos): Evangelho de Tomé, Evangelho de Filipe, Evangelho de Pedro, Evangelho de Judas, Evangelho de Maria, Apócrifo de João, Apócrifo de Tiago, Evangelho Pseudo-Tomé (composto pelos apócrifos Árabe da Infância e Armênio de Infância), Evangelho da Verdade, Evangelho de Bartolomeu, Evangelho de Marcião, Evangelho de Maria Madalena, Evangelho de Matias, Evangelho de Nicodemos, Evangelho do Pseudo-Mateus, Evangelho dos Ebionitas (ou Evangelho dos Doze Apóstolos), Evangelho dos Egípcios, Evangelho dos Hebreus, Evangelho Secreto de Marcos, Exegese sobre a Alma, Exposições Valentinianas. (vide artigos sobre Livros Apócrifos e Lista de livros apócrifos).
2006-12-27 04:06:37
·
answer #1
·
answered by ♥Ðø¢¡ñhø♥ 5
·
0⤊
0⤋
O filme é muito bom para desviar pessoas fracas na fé,porém não podemos dizer que ele seja verdadeiro por n motivos alguns deles:
Como Leonardo da Vince, sabia que era Maria Madalena que estava sentada ao lado de Cristo, se ele não participou da Santa ceia,e a Bíblia que foi escrita pelos discípulos e inspirada por Deus não menciona em momento algum que Maria havia participado.
Se o corpo de Maria é mesmo protegido pelos templários ,pq eles não revelam isso ao mundo, e não deixar que tantas pessoas sejam enganadas.
Se Jesus tivesse mesmo um filho com Maria ,Deus que é todo Poderoso deixaria que Seu neto fosse esquecido pela humanidade, e não fez o mesmo com Lúcifer que se tornou Satanás mais tarde?
Pq o livro( da bíblia ) que tem esse relato seria verdadeiro mas nunca foi aceito pela igreja e nem mesmo pelos discípulos que eram realmente inspirados a escreverem a Santa bíblia.
Pq .Deus esconderia que Jesus foi casado com Maria Madalena ,se Foi o próprio Deus quem instituiu o casamento ,o sexo, o amor e procriação ?
Espero ter te ajudado,embora não seja católico acho que não podemos deixar que a ficção tome conta da realidade !
2006-12-27 06:49:46
·
answer #10
·
answered by joildes e 1
·
0⤊
0⤋