English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

ortografia, semântica, sintaxe de concordância e de colocação.

2006-12-26 09:20:00 · 15 respostas · perguntado por heloiza 1 em Sociedade e Cultura Idiomas e Línguas

15 respostas

Heloisa, estamos num país onde muitas pessoas não têm acesso à educação. A média de permanência do brasileiro na escola ainda é absurdos 4 anos. O Brasil está longe de ser justo.
Mesmo aqui no YR (salvo quando as pessoas não estão usando aquele palavreado tosco da net tipo: naum, tc, pvt, axo, etc) os erros de português são absurdos. Não estou falando de erros que cometemos, às vezes, por distração. São erros cabreiros do tipo "faço", "peçoas", "habitu" e por aí vai que denotam falta de base mesmo. Nem o corretor orotgráfico ajuda. Bom, você freqüenta o site e não preciso falar muito. E o que falar do gerundismo, dos vícios de linguagem ("por causa de que")? Até jornalistas entraram na onda... Uma lástima.
O fato é que nossa língua está morrendo. Além do que não temos, no Brasil, uma lei de proteção ao nosso idioma, como na França em que propagandas, outdoors e outras veiculações PRECISAM, por força de lei, ser em francês. Aqui em São Paulo, esses dias, vi uma rádio fazendo - propositamente - um outdoor com erros grosseiros de português. Pode ser uma peça de marketing mas, num país como o nosso, induz ao erro grave.
Eu procuro me policiar e manter um padrão mínimo de correção por respeito à minha língua, mas confesso que é difícil. Muito.

2006-12-26 13:31:23 · answer #1 · answered by N Junio® 3 · 1 0

Hoje com a facilidade que o computador nos trouxe, as pessoas, querendo se comunicar com mais rapidez, deixa as formalidades de lado. Mas, isto não ocorre somente com a escrita, mas também com a fala. Cada vez mais as pessoas estão pronunciando mal as suas falas. E, é fato a falta de interesse pela leitura colabora em muito para este fato se agravar.

2006-12-26 13:20:57 · answer #2 · answered by vladmir 2 · 1 0

Ah, Heloiza, já comprei essa briga por aqui, mas foi que nem D.Quixote contra o moinho de vento. Tão triste como o mau português é o tal do informatês. Este é o retrato do ensino no nosso pobre país.

2006-12-26 09:26:32 · answer #3 · answered by Anonymous · 1 0

Também me irrito um pouco com erros de ortografia... rsrsrs.

Mas, de qual você está falando? A "falada" (português brasileiro vernacular, PBV) ou a escrita (português "padrão", PP)?

A tendência das pessoas é de, quando escrevem, tentar adaptar o que falam, da forma mais lógica que conseguem. Quando não lembram, elas adaptam pra uma forma mais simples. Daí, aonde tinha "x" vira "ch", ç vira "ss"... ou, no caso da internet, digita-se o inverso, porque é mais rápido - menos teclas, mesma palavra.

Semântica não é fixa... se fosse, "como latino palavras cuidaríamos". A semântica das palavras vai mudando com o tempo. No caso do português, o curioso é que empretamos do latim a palavra-mãe em muitos casos, e se formam pares como cuidar/cogitar, palavra/parábola, lembrar/memorizar... não se preocupe quanto a isso, ou você vai garantir estresse (anglicismo! rs) pela vida inteira.

Sintaxe muda, também, mas deixa o texto escrito meio confuso.

Respondendo a sua pergunta: um pouquinho de leitura ajudaria um monte a conservar o português padrão de forma inteligível. Mas ainda assim, ele vai caindo em desuso frente ao PBV, e não há nada que a gente possa fazer quanto a isso, só atrasar.

2006-12-27 17:44:59 · answer #4 · answered by Eremita 6 · 0 0

Não é preocupação da juventude, visite sites como www.recantodasletras.com.br e verás que ainda existe bom português após a adolescência... Feliz 2007!

2006-12-27 11:03:09 · answer #5 · answered by Dominich 4 · 0 0

Por pura ingratidão aos que lhes pagaram anos de estudo e aos que se desgastaram tentando ensinar. Um abraço.

2006-12-26 12:27:12 · answer #6 · answered by lucia 4 · 0 0

Muitas vezes por não ter conhecimento suficiente,mas na internet, criou-se um linguajar cheio de gírias,de abreviaturas que está piorando esta situação o que é uma pena,pois seria o maior dicionário do mundo se houvesse essa preocupação.

2006-12-26 10:06:20 · answer #7 · answered by majô 7 · 0 0

Não se preocupa que não sabe.Quem sabe e conhece a lingua se preocupa muito em não errar.

2006-12-26 09:29:30 · answer #8 · answered by TIGERFISHER 5 · 0 0

poi que num tem muinta nessessidadi di fica resspeitanu , a kem nun ressspeita noise , i mais eros ortografikos num eh pekadu , vcs ki sao uns xatos e fika corregendo as pessoa
, e eu inscrevo mau i dai?
uma veiz umo alguem mim disse ki nao faiz ben aos zoio, '
eu la to priocupado com o zoio das pessoa
remedio pro zoio eh coliriu e nao palavrias ,
i passi muinto ben

2006-12-26 09:27:40 · answer #9 · answered by Anonymous · 0 0

Formas de linguagens, na internet usa-se meio termo entre a escrita e a falada, que futuramente ira influir na linguagem culta

2006-12-26 09:27:40 · answer #10 · answered by Anonymous · 0 0

fedest.com, questions and answers