Para que a Terra mantivesse a sua característica de planeta habitado, ela deveria ficar mais distante, já que as estrelas azuis são mais quentes e têm mais massa. Por outro lado a vida destas estrelas é muito mais curta que a do nosso Sol, e a Terra teria muito menos tempo para o desenvolvimento e a evolução de seus animais. Esta evolução faria com que nossos olhos (e os dos animais) fossem adaptados para o tipo de luz desta estrela e nós acharíamos isto perfeitamente normal.
2006-12-26 07:10:06
·
answer #1
·
answered by Obs. Phoenix 7
·
1⤊
1⤋
Quando era mais jovem, o Sol já foi azul. Pelo seu tamanho (estrela anã) e espectativa de vida (longa, cerca de 10 bilhões de anos), o nosso Sol é verdadeiramente uma estrela da Seqüencia Principal.
A vida na Terra levou cerca de 5 bilhões de anos para evoluir e chegar ao estágio atual. As supergigantes como Rigel, Deneb ou Beteguelse têm vida curta - apenas alguns milhões de anos - pois consomem muito rapidamente o seu estoque de hidrogênio. A vida de uma estrela pode ser estimada em função de sua massa:
Tv = (10^10) * (M☼ / Me) ^ 2.5 anos,
onde Me é a massa da estrela e M☼ a massa do Sol. Por exemplo, uma estrela com uma massa 1000 vezes superior à do Sol teria uma vida de apenas:
Tv = (10^10) * 0.001 ^ 2.5 = 3162 anos terrestres!
Por isto, mesmo que a Terra estivesse a uma distância maior (teria que estar, para não ser "queimada"), se o Sol fosse uma supergigante azul não haveria tempo suficiente para a vida se desenvolver. A estrela consumiria seu estoque de hidrogênio em menos de 1 milhão de anos e se tornaria uma supergigante vermelha (ainda maior), consumindo os improváveis planetas à sua volta. Mais um pouco e a supergigante vermelha explodiria como supernova e se transformaria provavelmente num buraco negro (se não sobrasse massa suficiente, numa estrela de nêutrons). Não haveria nem tempo, nem condições para que a vida surgisse.
Após a explosão na forma de nova ou supernova, restam a uma estrela três destinos possíveis, que dependem da massa restante após a explosão:
Massa até 1.4 vezes M☼ : anã branca
Massa de 1.4 até 3.2 vezes M☼ : estrela de nêutrons
Massa superior a 3.2 vezes M☼ : buraco negro
2006-12-27 02:37:16
·
answer #2
·
answered by Alberto 7
·
1⤊
0⤋
Provavelmente o "Grande Arquiteto do Universo" teria que redimensionar todas as variáveis, assim como o tamanho dos planetas, suas massas, distâncias entre eles e em relação ao novo Sol (a supergigante azul), etc., de forma que elas fossem proporcionais às do nosso sistema solar. Para isso, basta que conheçamos as relações contidas no nosso próprio sistema solar, com esse "solzinho de 5ª grandeza" do qual dispomos.
Qual a relação entre a massa de uma supergigante azul e a do nosso Sol de 5ª grandeza? A que distância deveríamos colocar o Planeta Terra (e que dimensões o nosso planeta deveria ter) de forma a reproduzir as condições que permitiram que a vida existisse aqui?
Com certeza, nossos sistemas de medida deveriam ser diferentes, e o planeta Terra teria que ter dimensões muito maiores do que as atuais, e estar posicionado a muito mais do que 150 milhões de kilômetros de nosso no Sol (que seria uma supergigante azul - e não essa coisinha de 5ª grandeza que achamos que é enorme). O planeta Terra seria muito maior e nós seríamos gigantes em relação ao que somos...
Pense a respeito! É puro exercício de cálculo e imaginação...
2006-12-26 15:11:54
·
answer #3
·
answered by Prof. Elias Galvêas 6
·
0⤊
0⤋
acho que nos iria morrer
2006-12-26 15:31:11
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
1⤊
3⤋
Desconheço supergigantes azuis. Entretanto, sei que existem estrelas milhares de vezes maiores que o nosso pequeno Sol.
Se uma destas estrelas muito maiores tiverem um sistema planetário ao seu redor e se tal sistema possuir planetas do tipo terrestre, naturalmente as condições para surgimento da vida não seriam de todo impossíveis (supondo que a distância do planeta terrestre seja compatível com a vida e que outras condições estejam presentes). A evolução das espécies lá seguiria seu rumo.
Agora, supondo que exista uma supergigante azul, a única diferença interessante seria a cor dos objetos no planeta que orbitasse lá. A luz amarela do nosso Sol torna possível que todas as cores sejam refletidas (lembram do arco-íris?). Entretanto, se a luz da estrela fosse azul, somente objetos azuis e/ou brancos seriam visíveis e ambos somente na cor azul. Os demais objetos (de outras cores) seriam pretos, exceto os de cores complementares como os amarelos que ficariam na cor resultante.
2006-12-26 17:30:04
·
answer #5
·
answered by Euder 2
·
0⤊
3⤋
Uma das mais difíceis e bem elaboradas perguntas... E, por isso, merece resposta à altura: "A Terra e a natureza e conosco" não sofreriam absolutamente nada se o Sol fosse um supergigante azul... E sabe por quê? Por que o Sol, que é um supergigante amarelo, digamos assim, nada faz se estivermos protegidos dele. E o Sol é uma estrela, sabia? Uma das menores estrelas do sistema, sabia? E amanhã é meu aniversário, sabia? E eu não tenho iPod, sabia? Viu como nem sempre sabemos das coisas? E aprender é bom... Gostou da minha resposta? Fiz tudo o que pude, considerando a pergunta...
2006-12-26 15:25:19
·
answer #6
·
answered by Ing_Nora 2
·
0⤊
3⤋
Pela pergunta segue tudo azul todo mundo nu
2006-12-26 15:06:14
·
answer #7
·
answered by Anonymous
·
0⤊
3⤋
Como é que é?Leia a sua pergunta, pra você ver como ficou estranha...Eu não entendi nada.
2006-12-26 15:01:10
·
answer #8
·
answered by Anonymous
·
0⤊
3⤋