English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

7 respostas

Oi Clóvis.
Me interesso bastante por esse assunto.
Não acredito que seja o preço que desestimule os leitores. Na verdade - e tenho pesquisado isso - somos uma nação de alfabetizados funcional - que é de gente que lê o suficiente para não se dizer analfabeto.
Mas não decodificam o sentido dos textos, desconhecem regras que permitem a leitura e assim, lendo pouco, também são pobres em vernáculos.
Incentivar a leitura é ensinar a ler, de fato. Ser exigente nas respostas ao processo de aprendizado, fazer com que as pessoas realmente consigam entender as mensagens escritas e assim também poder se expressar corretamente.
A leitura também é um mercado econômico que precisa ser revisto. Moro em uma cidade de 1,5 milhão de habitantes, distante apenas 15 minutos do maior centro cultural da América Latina, o Rio de Janeiro, e aqui, pasme, tem apenas duas livrarias.
Os municípios perto daqui, alguns, nem livraria tem.
Conheço uma experiência de um amigo, no Uruguai, que também preciso repassar para você e os que visitarem esse nosso post.
Meu amigo se assombrou de ver no Uruguai tantas livrarias e comentou sobre a nossa realidade, lembrando que aquele comércio não se desenvolveria aqui, porque ninguém compra livro.
O uruguaio perguntou então se nos bairros e cidades existiam açougues. Com a resposta afirmativa, o uruguaio prosseguiu, perguntando se as pessoas compravam carne.
Meu amigo confirmou que sim, existe o hábito de comer carne... e entendeu a mensagem.
Recomendo também que conheça a Borrachalioteca do Túlio, meu amigo, de Sabará - MG (http://www.overmundo.com.br/overblog/conhece-a-borrachalioteca)
Bem, cheguei a conclusão de que nossa Educação vai mal principalmente por esse equívoco, de se pensar que os alunos sabem ler, porque conseguem se defender nas provas.
Minhas observações são em casos de escolas públicas, Clóvis. E conheci também professores que - acredite - pensam que sabem ler.
Particularmente credito tudo do pouco que sou a minha facilidade com a leitura, Clóvis. Agradeço sempre a um professor que me fez enxergar isso, da leitura.
Tenho alguns títulos modestos, mas que me orgulham muito. Sou profissional em duas áreas da Comunicação e me considero bem sucedido. Pratico atividades solidárias, tenho compromissos com as questões ambientais, recentemente aprendi a me comunicar na lingua espanhola, e aprendi tudo isso na Internet, Clóvis.
Sou autodidata, conclui apenas o ginásio, mas sei ler corretamente e tudo para mim fica mais fácil.
Fiquei muito a vontade para me alongar nessa resposta porque imagino que os que aqui cheguem não medem os textos pelo tamanho, o que é comum no YR.

2006-12-26 05:07:22 · answer #1 · answered by Geninho 4 · 1 0

Com certeza sim. Isso ja ocorre a muitos anos nos EUA e só faz aumentar os adeptos à leitura.
Aqui no brasil se faz muito pouco para aumentar o numero de leitores alem de se ter o agravante do custo altissimo para se comprar um livro. A média de preço de lançamento de um livro nacional gira em torno de R$ 50,00.
Assim fica difícil.

Abraços

2006-12-26 12:55:17 · answer #2 · answered by Ronaldo M 1 · 1 0

Com certeza ajudaria muito, mas não seria uma ideia muito inteligente, pois acho que brasileiro não curte muito leitura não independemente de livro ser caro ou não.

2006-12-26 13:01:52 · answer #3 · answered by Priscila 2 · 0 0

As propostas criativas que encoragem o povo brasileiro na leitura é valida!! E baixar os impostos pode ajudar sim!!

2006-12-26 12:41:17 · answer #4 · answered by Ava 5 · 0 0

Não, o que tem que acontecer, na minha opinião, é educar/incentivar as crianças desde cedo para que tomem gosto pela leitura, coisa que eu particularmente não vejo hoje em dia, nem em casa, nem nas escolas.

2006-12-26 12:31:55 · answer #5 · answered by Geronimo 2 · 0 0

Prezado,

Esses custos editoriais não influenciam tanto assim o preço de capa. Dificilmente chegariam a redução de mais do que 5-10%.

Para quem quer comprar livros com preço menor, existem os sebos, aonde por R$15,00 é possível conseguir 3-4 bons livros.

Sem falar nas bibliotecas públicas que possuem um grande acervo (quando não foi depredado ainda).

2006-12-26 12:29:18 · answer #6 · answered by Charles Brown 6 · 0 0

C.C.A. !!!
As prófi agradci

2006-12-26 12:28:00 · answer #7 · answered by Amazonas 57 2 · 0 0

fedest.com, questions and answers