Caro chester,
todos nós. seres humanos, somos dotados de livre-arbítrio, ou seja, o direito de escolhermos o sentido e destino de nossas vidas. Assim, é lícito ao indivíduo tomar decisões independente de seu teor, inclusive o direito de pedir para morrer. Desta forma respondo sua primeira pergunta.
Quanto ao fato de uma pessoa desistir da vida para livrar-se da dor, primeiramente cabe um questionamento: -E quem disse que ao morrer estamos livres da dor?
É preciso neste momento uma mente clara e aberta para analisar esta questão. A continuidade da vida, ou reencarnação, é fato na maioria das religiões do mundo, exceto na Igreja Católica e algumas outras religiões cristãs.
Porque a reencarnação é algo mais consistente que uma única vida? Considerando que somos todos filhos do mesmo divino e único Deus, e que ele é infálivel, como explicar que uns nascem em berço de ouro, com todas oportunidades de uma vida digna prontas e outros nascem em guetos, favelas e com todas as oportunidades para o crime e a maldade? Como explicar VOCÊ, que nasceu perfeito (eu pressumo) e outros nascem coxos, deficientes, cegos, surdos etc...? Isto só se explica pelas leis de Causa e Efeito, que Jesus muitas vezes comentou. Quando começamos nossa escalada evolutiva, todos partimos do mesmo ponto, com igualdade de condições, e dotados do livre-arbítrio para utilizarmos de acordo com nossa consciência. Uns utilizam adequadamente e outros não. Por exemplo, um indíviduo que em uma discussão atacou e causou danos a outro, como exemplo a cegueira, posteriormente precisará retornar a terra onde padecerá do mesmo mal, como forma de conscientização, expurgo de seu débito passado e consequente processo evolutivo. Este processo vai se repetindo sucessivamente até que o espírito expurgue seus débitos e atinja um grau de maturidade e desenvolvimento que não precise mais reencarnar, passando a atuar e viver apenas na espiritualidade.
Partindo desta premissa (a qual você não é obrigado a acreditar ), de nada valeria ao espírito "desistir da vida", posto que ela não desistirá de nós, ao contrário, isso apenas acarretará atraso em nosso processo evolutivo, nos impedindo de crescermos mais rapidamente como seres luminosos que somos. Jesus disse certa vez que o Pai não dá ao filho um fardo maior do que aquele que possamos carregar.
Recentemente passei por momentos bem difíceis em minha vida, momentos de quase desespero total. Mas mesmo nos momento mais pesados, sempre orei e pedi forças para suportar tudo, ciente de que depois da tempestade vem a bonança. E hoje termino o ano mais feliz e equilibrado, com novas e melhores perspectivas para o futuro do que poderia imaginar a seis meses atrás.
Portanto, meu caro amigo, não é uma questão se é justo ou não. É uma questão de tal ato ser válido ou não. Se resolvesse todos os problemas simplesmente desistirmos deles, seria mais fácil, mas sabemos que a vida não é assim. Mais valor tem aquele que morre tentando do que aquele que não tem a ousadia de enfrentar e lutar.
Se você está enfrentando este problema dentro de seu círculo de relacionamentos (que espero não seja isso ), aconselho uma oração sincera ao Pai no sentido de trazer conforto, tranquilidade e espírito de luta e superação a esta pessoa, para que ela possa superar mais este obstáculo e coloca-la no rumo de um crescimento maior ainda.
Desejo-lhe sucesso e um ano novo repleto de luz e realizações.
Um grande abraço, Moran
2006-12-26 04:11:19
·
answer #1
·
answered by Moran 5
·
0⤊
0⤋
Eu acho tão estranho colocar o nome de Deus em questões como eutanásia. Sabe, foi o homem que criou a máquina, o respirador artificial, o alimentador com sonda etc. Para prolongar a vida , isso por si só vai de encontro com as leis naturais que é a morte. Tipo se temos chance de salvar alguém colocar no respirador e no alimentador é válido. Porém e se não há mais expectativas... se a pessoa não se recupera nem com transplante, se o que ela sente é dor pura, faz anos que não sente o gosto de uma fruta e é alimentada por uma sonda que vai direto no estômago, se não consegue nem falar direito porcausa da sonda de respiração que entra direto pela garganta, se não consegue nem transar porque (no caso masculino) foi castrado para facilitar a entrada da sonda direto na uretra. Me responde qual é a dignidade desta pessoa? Ela estará lúcida sim, mas a questão não será pedir para morrer, mas deixar que a natureza siga o seu percurso e o leve para outra fase. Você não acha isso?? Existe casos de cancer que se ligarem a máquina de morfina é esperar a morte, tem pessoas jovens que foram ligadas à máquina e sobreviveram, mas pacientes terminais de cancer serem ligadas na máquina de morfina é o último recurso antes da própria morte que pode ser por overdose. Não se pode julgar ou colocar o nome de Deus, o homem já mexeu muito na natureza e no próprio corpo... cabe ao ser humano ter o bom senso em decidir quando deixar a natureza agir.
2006-12-26 11:29:00
·
answer #2
·
answered by scarlet 3
·
2⤊
0⤋
Se não houver possibilidade de cura ,nem os analgégicos já fazem efeito,acho justíssimo.
2006-12-26 11:19:02
·
answer #3
·
answered by Costa 7
·
2⤊
0⤋
Ilícito é querer manter uma pessoa que não tem mais condições de sobrevivência, ligada a aparelhos, sofrendo...
Se chegou a hora dela desencarnar, deixe-a desencarnar. Pra quê fazê-la sofrer? Puro egoísmo...
2006-12-26 11:17:10
·
answer #4
·
answered by Zé Ninguém 5
·
2⤊
0⤋
Pode até não ser lícito, mas quem aqui nunca quebrou uma regra,quando se estar sofrendo a gente pensa em tudo...
2006-12-26 11:16:06
·
answer #5
·
answered by tonnya_gomes 2
·
2⤊
0⤋
Como eu já disse ali... cada um é dono da sua vida, para cada ato tem uma conseqüência..
Se uma pessoa lúcida pede pra morrer, ela que assine um termo de responsabilidade... para que a familia fique ciente de que foi algo que ele mesmo escolheu!
bjos
2006-12-26 11:17:45
·
answer #6
·
answered by Marina 3
·
1⤊
0⤋
enquanto ouver vida deve ter esperança e o gramde valor de um ser humano e a grandesa de carater abandonar esperanças de vida e convardia
2006-12-26 11:36:43
·
answer #7
·
answered by pr_gouveia 4
·
0⤊
0⤋
Nossa para falar a verdade quando estava mal vivia pedindo para morrer até que um dia quase morri e nunca mais pedi para que isto acontecesse.
2006-12-26 11:20:11
·
answer #8
·
answered by Acut 4
·
0⤊
0⤋
Sim.
2006-12-26 11:58:18
·
answer #9
·
answered by Anonymous
·
0⤊
1⤋