Na verdade, o que ocorre é que usamos variações lingüísticas da mesma língua. Isso acontece porque é impossível manter o língua chamada padrão, aquela utilizada na escrita, pois existem muitas diferenças entre os nativos falantes da língua. Nenhuma língua (seja ela o português, inglês, francês, etc) permanece tal qual iniciou. Se assim fosse, não existiria o português, pois se originou de uma variação do latim.
Com certeza queremos nos jogar da ponte quando ouvimos alguém falando alguma coisa muito absurda, mas as variações que existem são de fala, e na escrita o sistema é diferente. Sempre foi assim, tanto que Saussure, quando definiu o objeto de estudo da Ciência da Linguagem, escolheu a língua (sistema utilizado para a comunicação, e não o idioma) em detrimento à fala pois está é inconstante, variável.
Experimente utilizar um vocabulário mais formal e rebuscado com pessoas que não utilizam este mesmo vocabulário. Verás que será mais difícil se fazer entender por estas pessoas. Devemos ter a consciência de que não existe um jeito certo e outro errado de falar. O que realmente existe é o momento adequado de usar certa variedade lingüística ou não.
2006-12-26 21:53:43
·
answer #1
·
answered by Beck Tatcher 3
·
0⤊
0⤋
Leia o "Preconceito Lingüístico", de Marcos Bagno.
As Ciências da Linguagem não consideram que haja erro no falar dos nativos.
O fato é que a gramática, quando foi criada pelos gregos, tinha a finalidade de descrever a fala do povo. Isto significa que a gramática, originalmente, era baseada na fala.
Pouco tempo depois, houve uma perversão do sentido da gramática. As pessoas passaram a considerá-la como a base para a fala.
Não se esqueça que a língua é um fenômeno natural, enquanto a norma culta, artificial. A fala surgiu antes da escrita.
Temos que ter um pouco de senso crítico: por que o que diz a gramática de norma culta tem que ser o certo? O dono da língua não é seu falante?
Como dizem os sociolingüistas, a gramática de norma culta é uma pequeníssima parte da língua. Existem outros tipos de gramática:
- Gramática internalizada: são as regras gramaticais da maneira como se formaram na mente do falante.
- Gramática histórica: que estuda o desenvolvimento da fala no decorrer dos tempos.
- Gramática de norma culta: esta que você está defendendo.
Etc.
A questão é que dificilmente os gramaticistas que conhecemos são cientistas da linguagem. É muito mais fácil dizer "isto está certo e aquilo está errado" do que estudar cientificamente os fenômenos da linguagem e descobrir a sua lógica.
Uma coisa é certa: todo e qualquer fenômeno lingüístico possui uma explicação lógica. Digo mais: nenhum deles ocorre por fuga à regra, mas sim, por respeito a regras próprias, todas muito sistemáticas e bem explicáveis.
Além disso, as pessoas são diferentes e a fala expressa o interior delas. Isto significa que no falar se expressam as diferenças entre as pessoas. Por isso que podemos reforçar a idéia de que a norma culta é só um esqueleto que deve ser coberto pelo falante com uma cobertura que ele modelará. A gramática de norma culta busca homogeneidade. A língua expressa heterogeneidade. Precisamos respeitar a diferença!
Então, respondendo a sua pergunta: não seria possível. Os diálogos seriam forçados, sem expressão da alma e as diferenças seriam reprimidas. A tensão seria maior e não haveria um falar vivo. Seríamos uns robôs.
Viva à sociedade plural!
2006-12-26 13:49:59
·
answer #2
·
answered by Alyson Vilela 6
·
2⤊
0⤋
Não existe língua no mundo em que se escreva exatamente como se fala. As línguas não são perfeitas, as pessoas não são perfeitas. Existirão sempre as diferenças de pronúncias regionais. Não há nada de errado nisso. A diversidade serve para enriquecer as línguas. Além disso as línguas estão constantemente se modificando, as palavras vão mudando de significado e sua pronúncia vai variando. Sempre foi e será assim.
2006-12-26 11:37:22
·
answer #3
·
answered by Falco 7
·
0⤊
0⤋
Sê-lo-ia muito formal e sem graça.Não gosto de erros excessivos mas também não gosto de formalidade porque tolhe a conversa.
2006-12-26 09:27:37
·
answer #4
·
answered by Ana V 3
·
0⤊
0⤋
Seria possível, mas a conversa ficaria muito formal. Cuidado com essa mania de corrigir. Existem pessoas que não gostam de ser corrigidas, principalmente se elas se encontram rodeadas por outras.
2006-12-26 01:49:02
·
answer #5
·
answered by Patr�cia C 5
·
0⤊
0⤋
querido eu tb não suposto que as pessoas falem nos vai,nos foi, nos fomos
2006-12-26 01:42:30
·
answer #6
·
answered by vanessa furacao 3
·
0⤊
0⤋
homi... vai xerar uma veia!!!!! vai se destrair, curtir a vida!!!!!vc já comeu hj? meu irmão... a vida não é só perfeição, pois nunca teria graça. são com nossos erros q fazemos e aprendemos para um mundo melhor. ah...lembre q nem todos teve a oportunidade q vc teve... então relaxe e consideres os erros aceitaveis pois todos entem! e isso é aceitavel no portugues!
2006-12-26 01:29:52
·
answer #7
·
answered by ? 2
·
0⤊
0⤋
relamente é meio dificil você falar com alguém hoje em dia, o problema que normalmente quem fala errado, usa como argumento o "você entendeu, não entendeu?" e acha que está correto falar do jeito que bem entender.
2006-12-26 01:24:54
·
answer #8
·
answered by keb 3
·
0⤊
0⤋
O problema é, que além da falar errado, as pessoas agora, com o internetês,estão escrevendo de forma absurda!! Têm respostas e até mesmo perguntas aqui,totalmente incompreensíveis,de tanta abraviatura e troca de letras, com a desculpa de digitar mais rápido. Porém, o que adianta ser o primeiro a responder,se ninguém compreende o texto?? Um abraço de Feliz 2007!
2006-12-26 01:20:49
·
answer #9
·
answered by ◘ Ysis ◘ 7
·
0⤊
0⤋
Se-lo-ia possivel? se-lo-ia engraçado!!...
Se voce me dissesse:
"Há coisas me fazem doer os ouvidos"
aí sim meu ouvido doeria...
2006-12-26 01:35:42
·
answer #10
·
answered by marcolino 3
·
0⤊
1⤋