English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2006-12-25 22:46:31 · 7 respostas · perguntado por Anonymous em Sociedade e Cultura Outras - Sociedade e Cultura

7 respostas

Logística pode ser definida, a prior, como sendo todo um procedimento racional na elaboração de tarefas. Isso pode ser aplicado em atitidades simples como lavar louças.

Você pderá realizar sem qualquer lógica, desorganizado e ineficiente. Todavia, poderá fazer todo o trabalho de forma organizada, separando em primeiro lugar, ensaboando peça por peça, depois enxaguando e distribuindo no secador com facilidade para o armazenamento posterior.

Eu busquei definições pra você e encontrei:

A Logística é a área da administração que cuida do transporte e armazenamento das mercadorias.
pt.wikipedia.org/wiki/Logística

é a atividade de obter, produzir e distribuir materiais e produtos a um local específico e em quantidades específicas.
apps.fiesp.com.br/qualidade/mainglos.htm

Processo de planejamento, implementação, controle do fluxo e armazenagem eficientes de matérias-primas, estoque em processo, produto acabado e informações relacionadas, desde o ponto de origem até o ponto de consumo, como o objetivo de atender aos requisitos do cliente, em uma mesma organização. Em um contexto industrial, a arte e ciência de administração e engenharia para obter, produzir e distribuir materiais e produtos a um local específico e em quantidades específicas. ...
www.canaldotransporte.com.br/letral.asp

Provisão dos recursos necessários à execução de qualquer atividade.
www.indg.com.br/info/glossario/glossario.asp

É isso aí.

2006-12-25 23:03:05 · answer #1 · answered by Anonymous · 0 0

A Logística é a área da administração que cuida do transporte e armazenamento das mercadorias.

Logística é o conjunto de Planejamento, Operação e Controle do Fluxo de Materiais, Mercadorias, Serviços e Informações da Empresa, integrando e racionalizando as funções sistêmicas desde a Produção até a Entrega, assegurando vantagens competitivas na Cadeia de abastecimento e a consequente satisfação dos clientes.

A Atividade Logística é regida pelos Fatores de Direcionamento (Logistic Drivers) para níveis maiores de Complexidade Operacional, como por exemplo histórico de demanda dos produtos ou serviços, histórico da frequência dos pedidos, histórico das quantidades por pedido, custos envolvidos na operação, tempo de entrega (lead-time), pedido mínimo, rupturas de abastecimento, prazos de entrega, períodos promocionais e frequência de sazonalidades, políticas de estoque (evitando faltas ou excessos), planejamento da produção, políticas de fretes, políticas de gestão dos pedidos (orders), análise dos modelos de canais de distribuição, entre outros. Em linhas gerais, podemos dizer que a Logística está presente em todas as atividades de uma companhia. A Logística começa pela necessidade do cliente. Sem essa necessidade, não há movimento de produção e entrega.
Espero ter ajudado...
Bjus =]

2006-12-25 22:55:07 · answer #2 · answered by cris 7 · 2 0

Oi,

É o processo de planejar, executar e controlar eficientemente, a custo correto, o transporte, movimentação e amazenagem de produtos dentro e fora das empresas, garantindo a integridade e os prazos de entrega dos produtos aos usuários e clientes.

Um abraço

2006-12-25 22:48:23 · answer #3 · answered by Tin 7 · 2 0

Conceitos sobre o tema que mais tem sido mencionado nas empresas.

Logística é a palavra da vez. Mas o que significa e o que comporta o tema "logística"? A definição oficial da Aslog - Associação Brasileira de Logística, diz que é o gerenciamento do fluxo de material e de informação, ou seja, da cadeia de abastecimento. Segundo o presidente da entidade, José Adenildo da Silva, o papel da logística é colocar o produto certo no lugar certo no momento certo a um preço justo e com qualidade assegurada.

Será que minha empresa precisa de uma estratégia de Logística?

Adenildo da Silva explicou que há cerca de dez anos empresários não focavam investimentos na empresa e sim em outras atividades econômicas. Na mesma época, as companhias atuavam com sistemas de gerenciamento isolados por setores (financeiro, de estoque, entre outros). O planejamento e a administração da cadeia produtiva se dava de forma empírica, com base em experiências anteriores bem sucedidas.
Hoje o País conta com cerca de 100 Operadores Logísticos, sendo que pelo menos dez desses são de grande porte ou multinacionais.

Por que investir em logística? A crescente importância da Logística.
Com o advento da globalização, explicou José Adenildo da Silva, "o mundo passou a se falar mais" e a troca de tecnologia e as exigências em termos de qualidade de produção, fizeram com que os produtos ficassem muito semelhantes em termos qualitativos. Com isso, caiu o índice de vendas pela fidelidade à marca, explicou. "A diferenciação hoje está no custo final competitivo, na permanência do produto no mercado e na periodicidade adequada de entrega, fatores que dependem de um planejamento e de um gerenciamento adequado", afirmou o presidente da entidade. Os investimentos em Logística absorvem no em geral de 15 a 30% do faturamento da empresa.

A importância da Logística como diferencial competitivo. A influência da logística na lucratividade de uma empresa.

Para ganhar em competitividade, a Logística é aplicada desde o estudo do mercado e da necessidade do produto (chamada previsão de demanda), até a aquisição de matéria prima, passando pelo gerenciamento da produção, de estoque e a distribuição. A logística aplicada ao gerenciamento da cadeia de suprimentos (Supply Chain) engloba desde o plano de produção, passando pela compra dos suprimentos, até o marketing.

"A falta do planejamento, do gerenciamento e da comunicação gera ações em duplicidade, erros, perda de material, de tempo e conseqüentemente de lucratividade", afirmou o presidente da Aslog.

"Um sinônimo de Logística é Sincronismo e é quanto melhor a interação entre os elos da cadeia, maior a competitividade do produto final", afirmou José Adenildo.

2006-12-26 03:54:02 · answer #4 · answered by Ton 3 · 0 0

Podemos dizer que entre os gregos, parte da aritmética e da álgebra que diz respeito às quatro operações (adição, subtração, multiplicação e divisão). Também podemos afirmar que é o conjunto que forma uma determinada situação, tal como questões organizacionais de uma empresa, de uma força armada, etc.

2006-12-26 01:47:23 · answer #5 · answered by Anonymous · 0 0

lo.gís.ti.ca
s. f. 1. Ant. Aritmética aplicada. 2. Ant. Álgebra elementar. 3. Ant. Lógica simbólica. 4. Mil. Ciência militar que trata do alojamento, equipamento e transporte de tropas, produção, distribuição, manutenção e transporte de material e de outras atividades não combatentes relacionadas.

2006-12-25 23:07:58 · answer #6 · answered by DeDe.lOpEs 2 · 0 0

O QUE É LOGÍSTICA
A LOGÍSTICA existe desde os tempos mais antigos. Na preparação das guerras, líderes militares desde os tempos bíblicos, já se utilizavam da logística. As guerras eram longas e nem sempre ocorriam próximo de onde estavam as pessoas. Por isso, eram necessários grandes deslocamentos de um lugar para outro, além de exigir que as tropas carregassem tudo o que iriam necessitar.

Para fazer chegar carros de guerra, grandes grupos de soldados e transportar armamentos pesados aos locais de combate, era necessária uma ORGANIZAÇÃO LOGÍSTICA das mais fantásticas. Envolvia a preparação dos soldados, o transporte, a armazenagem e a distribuição de alimentos, munição e armas, entre outras atividades.

Durante muitos séculos, a Logística esteve associada apenas à atividade militar.

Por ocasião da Segunda Guerra Mundial, contando com uma tecnologia mais avançada, a logística acabou por abranger outros ramos da administração militar. Assim, a ela foram incorporados os civis, transferindo a eles os conhecimentos e a experiência militar.

Podemos dizer que a logística trata do planejamento, organização, controle e realização de outras tarefas associadas à armazenagem, transporte e distribuição de bens e serviços.

Exemplo de Logística
A indústria japonesa produz eletro-eletrônicos competitivos e, por isso, consumidos no Mundo todo. Para conseguir estes resultados, foi preciso projetar e desenvolver o produto adequado, armazená-lo corretamente, controlar os estoques, transportar, distribuir e oferecer assistência técnica de acordo com o desejado por seus consumidores.

Esse exemplo nos mostra que, ainda que os locais onde os produtos são manufaturados estejam distantes de onde serão consumidos, é possível, através da logística, atender satisfatoriamente aos consumidores.

No Brasil, os alimentos são transportados das zonas rurais até os centros urbanos. E, as mercadorias produzidas nas grandes cidades são levadas até o campo, em geral percorrendo grandes distâncias.

Por ser capaz de promover essa integração, é que o transporte é a atividade logística mais importante.

Transportar mercadorias garantindo a integridade da carga, no prazo combinado e a baixo custo exige o que se chama "logística de transporte".

A movimentação dos produtos pode ser feita de vários modos: rodoviário, marítimo, ferroviário e aeroviário. A escolha depende do tipo de mercadoria a ser transportado, das características da carga, da pressa e, principalmente, dos custos.

Em nosso país, o modo de transporte de carga mais utilizado é o rodoviário. Mas é preciso adequar o equipamento ao tipo de carga a ser transportada. Por exemplo: contêineres necessitam de um cavalo mecânico; para distribuir produtos nas cidades, o caminhão-toco é o mais adequado.

A característica da carga define o tipo de transporte a ser empregado. Para carga a granel, é preciso uma carreta graneleira e não um caminhão-baú. Carga líquida só pode ser transportada em caminhão tanque.

Estas, entre outras, são variáveis que fazem parte da estrutura logística. São exemplos de sua aplicação. Porém, se a logística não auxiliar na melhoria de desempenho e na redução dos custos, os serviços de transporte não serão competitivos.

2006-12-25 23:00:52 · answer #7 · answered by AMRR 5 · 0 0

fedest.com, questions and answers