Bom, tempos atrás, li um artigo que falava sobre o funcionamento do cérebro. Dizia que temos um processo interessante de armazenamento: como o montante diário de informações é algo incalculável, a nossa mente acaba condensando experiências similares dentro de silos, vamos chamá-los de “dia comum”. Assim, cada dia em que você acorda na hora de sempre, faz o caminho de sempre, cumprimenta seus colegas da mesma forma e trabalha do mesmo jeitinho, todas as informações vão para esse lugar. Resultado? O dia nem parece que passou.
Esse é um dos pontos que explica por que o tempo é relativo. A percepção, nesse aspecto, é a grande mandante da história. Ninguém poderia contra-argumentar comigo, criança, de que a Dona Esmeralda, uma das primeiras professoras de matemática, tinha esse poder supremo de transformar minutos em horas, segundos em minutos. Assim, os quarenta e tantos minutos do relógio rodavam, regorjeavam e refestelavam, satisfeitos da gordura recebida e do novo poder. Tal qual lutadores de sumo invisíveis, embaleiados, colocavam todo esse peso sobre mim. E eu me encolhia na carteira.
Da outra forma, meu recente mês de férias me pareceu um recorte no tempo absurdo, alguns anos na memória, trinta dias no calendário e a percepção com fritas. De volta, a rotina de dias comuns fizeram essa sensação se destacar ainda mais, com o inferno de dias comuns cobrando seu preço e eu passando repetido como trens de Metrô. Lembro das dicas do tal artigo e me sinto ridículo. “Tente quebrar a rotina onde ela pode ser quebrada, escove os dentes com a outra mão, ouça uma música enquanto canta outra, andar em casa de olhos fechados” e nem sei mais o resto. Tudo isso para maximizar o aproveitamento da capacidade de armazenamento do cérebro.
Isso tudo não é ridículo? Como colocar esse tipo experiência se passamos, vá lá, 9 horas no trabalho e mais duas para ir ou voltar. Tira aí o seu sono, que varia conforme demanda do seu emprego, e o que sobra? De maneira prática, se eu não zoei o cálculo, algo próximo a 4 horas. Alguém te disse isso? Quando falaram da vida de trabalho, das coisas que você pode comprar e tal, já tinham te dito isso? Nem para mim.
Por isso vou aproveitar o macete cerebral e sentar a pua nos exercícios. Escovar os dentes, cantar músicas e ouvir outras, botar uma faixa negra nos olhos. Tudo o possível para fugir da vida que escorre. Aí, quem sabe, naquela cena final, não me fique um vazio. Seja no leito de morte com as pessoas próximas, ou o metal do veículo sobre o peito, ou os instantes antes do corpo desacordar e retornar ao chão, sei lá; sempre com uma luz no fim do túnel (eu preciso acreditar em algo). Nessa hora tudo, menos a vida nem parece que passou.
***bye***
2006-12-25 11:46:36
·
answer #1
·
answered by r4f4 & g3h ... dois em um ....=) 4
·
1⤊
0⤋
Se você souber extrair desses dias o que eles têm de melhor, jamais passarão. Durarão para sempre.
2006-12-26 17:31:11
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
A vida é feita de momentos, bons ou ruins.Devemos aproveitar os bons e esquecer os ruins,se, pra vc. o dia de hoje foi um bom momento, torne os próximos 365 dias tão bom qto este dia q. vc.vivenciou.Seja feliz e contagie os outros tb.
Muita Paz,Saúde ,Prosperidade para vc. e familiares neste Ano vindouro, que ele seja um constante de momentos bons.
2006-12-25 20:57:13
·
answer #3
·
answered by BELL 4
·
1⤊
0⤋
a vida é feita de momentos bons e momentos ruins,,,,,,,,mais pra várias pessoas o natal é como se fosse o ano inteiro, tem muitos momentos de alegria, vai de cada pessoa fazer a sua felicidade ou pelo menos tentar sempre.
2006-12-25 19:55:32
·
answer #4
·
answered by Mariana.... 4
·
0⤊
0⤋
Tenho habito de me retirar nesses dias, porque me sinto fora do grande inconsciente coletivo que somos submetidos.
A mídia e os grandes empresários tem interesse nesses dias de festas por saber que arrecadam mais impostos, vendem mais, lucram mais, e sabendo-se que os seres humanos são como esponjas, mergulham-nos para encharcar nossas mentes de falsos dogmas, e falsos sonhos de igualdade, fraternidade, liberdade.
2006-12-25 19:30:18
·
answer #5
·
answered by Zakarias 3
·
1⤊
1⤋
Pq a vida é feita de momentos e eles devem serem aproveitados ao máximo para se tornarem inesquecíveis.
2006-12-25 19:46:34
·
answer #6
·
answered by ** Liz ** 5
·
0⤊
1⤋
Nem todos passam momentos bons. Enquanto alguns gastam um dinheirão comprando presentes, bebidas e comidas caras, existem milhões que não tem sequer um pedaço de pão para comer.No Próximo Natal pense bem nisso quando estiver passando os seus momentos bons. Verá que o dia não vai passar tão rápido assim.
2006-12-25 19:37:32
·
answer #7
·
answered by .TÔ INDO. nÃO EMPURRE 4
·
0⤊
1⤋
Não, sei......................
2006-12-25 19:32:44
·
answer #8
·
answered by anne.M 1
·
0⤊
1⤋
justamente por isso
2006-12-25 19:22:11
·
answer #9
·
answered by Anonymous
·
0⤊
1⤋