O Monstro de Loch Ness, também conhecido por Nessie, é uma criatura aquática que alegadamente foi vista no Loch Ness (Lago Ness), nas Highlands da Escócia. A sua existência, ou não, continua a suscitar debate entre os cépticos e os crentes, e é um dos mistérios da criptozoologia. O monstro de Loch Ness é descrito como uma espécie de serpente ou réptil marinho, semelhante ao plesiossauro, um sauropterígeo pré-histórico.
Quase todos os relatos de aparições do monstro descrevem-no à semelhança de um Plesiosaurus, um animal parente dos dinossauros extinto desde o Mesozóico. Os plessiossauros eram répteis aquáticos de grandes dimensões, com um pescoço grande em relação à cabeça, que se deslocavam com a ajuda de enormes membros em forma de barbatana. A semelhança com um animal extinto levou alguns criptozoólogos a defender que o monstro de Loch Ness é um plessiossauro que, de alguma forma, sobreviveu à extinção da sua espécie no fim do Cretácico. Os cépticos argumentam com a impossibilidade de um único indivíduo sobreviver 63 milhões de anos e que esta hipótese implica a existência não de um monstro, mas de uma pequena comunidade. As características limnológicas do Loch Ness não parecem suportar a vida nem de um pequeno número destes enormes animais.
Outras explicações para os avistamentos sugerem que as testemunhas tenham confundido o monstro com os esturjões que abundam no lago e que, graças à sua estranha aparência, possam ter causado confusão. Há ainda quem relacione os avistamentos com libertação de gases da falha tectónica que modela o lago, que podem chegar à superfície sobre a forma de bolhas.
Em Julho de 2003, uma equipe da BBC realizou uma investigação exaustiva na zona, com o fim de determinar de vez a existência ou não do monstro. O lago foi percorrido de uma ponta à outra por mergulhadores e cerca de 600 sonares sem qualquer resultado. A BBC concluiu que o monstro não existe mas nem isto desalentou os defensores de Nessie.
Grande parte da dificuldade em encontrar ou provar a ausência da criatura é devida à peculiaridade geológica do próprio lago. Ele tem forma estreia, profunda e alongada, com cerca de 37 quilómetros de comprimento, 1,6 quilómetros de largura e uma profundidade máxima de 226 metros. A visibilidade da água é extremamente reduzida devido ao teor de turfa dos solos circundantes, que é trazida para o lago através das redes de drenagem. Pensa-se que o lago Ness tenha sido modelado pelos glaciares (Brasil: geleira) da última era glacial. Além disso, a visibilidade na superfície costuma ser ruim, o que explica a má qualidade das fotos e a suspeita de que os avistamentos sejam apenas pareidolia. Na Escócia, a média dos últimos 30 anos é de apenas 48 dias de sol por ano
Real ou imaginário, o monstro de Loch Ness faz parte do imaginário popular e da cultura da Escócia e do resto do mundo ocidental. Nessie apareceu num episódio de Os Simpsons e é um exemplo clássico de monstro. É ainda um dos motores da indústria de turismo da zona, atraindo ao Loch Ness inúmeros curiosos em busca da oportunidade de tirarem uma fotografia.
2006-12-25 11:31:20
·
answer #1
·
answered by gabizinha fdj 3
·
0⤊
1⤋
É possível, eu só duvido da história oficial.
2006-12-25 19:37:10
·
answer #2
·
answered by Justina 6
·
1⤊
0⤋
Nova teoria diz que monstro do Lago Ness seria um elefante
O paleontólogo Neil Clark, da Universidade de Glasgow, desenvolveu uma nova teoria para explicar os supostos avistamentos de uma estranha criatura no Lago Ness. Segundo ele, o famoso "monstro" seriam elefantes de circo nadando no lago.
As margens do lago, segundo ele, eram locais em que muitos circos que se apresentavam na região paravam para descansar e alimentar os animais. A tromba e partes das costas dos elefantes, vistos de longe, seriam similares às famosas fotos do monstro.
Os primeiros relatos de que alguma criatura estranha habitava o lago datam do século VI, o que faz a história do monstro do Lago Ness um das mais antigas lendas da História jamais explicadas.
2006-12-25 19:21:08
·
answer #3
·
answered by Sapiens 4
·
1⤊
0⤋
Pode ser, porque não? Há tantos seres que nem conhecemos, vivendo nos mares e florestas.............
2006-12-27 07:32:10
·
answer #4
·
answered by ? 4
·
0⤊
0⤋
e o que diz os moradores perto do lago!!!
2006-12-26 11:15:36
·
answer #5
·
answered by Capixaba ;) 4
·
0⤊
0⤋
Em Julho de 2003, uma equipe da BBC realizou uma investigação exaustiva na zona, com o fim de determinar de vez a existência ou não do monstro. O lago foi percorrido de uma ponta à outra por mergulhadores e cerca de 600 sonares sem qualquer resultado. A BBC concluiu que o monstro não existe mas nem isto desalentou os defensores de Nessie.
2006-12-26 06:37:27
·
answer #6
·
answered by Bhrain 2
·
0⤊
0⤋
O Monstro do Lago Ness
Durante séculos houve mitos sobre o monstro que vive nas profundezas do Lago Ness na Escócia. Aparições de Ness, como é carinhosamente chamado, datam de 1500 anos atrás. Recentemente, algumas pessoas provaram a sua existência com fotografias, mas muitas delas eram falsas.
Uma das explicações é que Ness é um dinossauro que escapou da extinção. Se isso for verdade, o monstro também pode escapar a detecção até mesmo de equipamentos de sondas modernas, já que o Lago Ness tem uma superfície de 56.4 km2 e uma profundidade de 226 metros em algumas partes.
Se Ness existe ou não, ele certamente não prejudicou o turismo na Escócia!
2006-12-25 21:33:03
·
answer #7
·
answered by รэµφเя∂๏я ล∂เяลφяลм 7
·
0⤊
0⤋
Se for verdade ele deve ser um dinossauro sobrevivente ou uma lagartixa vitaminada.
2006-12-25 19:21:30
·
answer #8
·
answered by Anonymous
·
1⤊
1⤋
não, cientificamente falando. existe um repostagem na Superinteressante que diz que o montro não passa de ficção
2006-12-25 19:29:39
·
answer #9
·
answered by Margot_witch 2
·
0⤊
1⤋
Claro que é. Você já leu as estorinhas do Mickey? Se tivesse lido , saberia...heheheheheheh!!!
2006-12-25 19:16:14
·
answer #10
·
answered by Maria Ines D 1
·
0⤊
1⤋