English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

pq que dizem que a fenix morre , vira cinzas é depois nasce denovo ?

2006-12-25 09:24:27 · 13 respostas · perguntado por adriana g 1 em Sociedade e Cultura Mitologia e Folclore

13 respostas

Fênix - A fênix, segundo o que relataram Heródoto ou Plutarco, é um pássaro mítico, de origem etíope, de um esplendor sem igual, dotado de extraordinária longevidade, e que tem o poder, depois de se consumir em uma fogueira, de renascer de sua cinzas. Quando se aproxima a hora de sua morte, ele constrói um ninho de vergônteas perfumadas onde, no seu próprio calor, se queima.

Fênix é o símbolo da ressurreição, que aguarda o defunto depois do julgamento das almas se ele houver cumprido devidamente os ritos e se sua confissão negativa foi julgada como verídica. É por isso que toda a Idade Média fez da fênix o símbolo da ressurreição de Cristo e, às vezes, da Natureza Divina - sendo a natureza humana representada pelo pelicano. (Chevalier e Gheerbrant, 1998)


......

2006-12-25 09:29:01 · answer #1 · answered by 7 · 2 0

Faltou criatividade

2006-12-25 17:51:14 · answer #2 · answered by Glauber 4 · 1 0

é um símbolo de rnasciemnto pq em sintese td q e dstruido pelo fogo não tem mais jeito, porem o renascimento é tão poderoso q msm op fogo não pode apagar a matreia destruida e fpoi usada a fenix por ser uma ave bela e melodiosa em seu canto alem de mto forte.

2006-12-28 17:00:03 · answer #3 · answered by menina 3 · 0 0

R=A fênix ou fénix (em grego: φοῖνιξ;, transcrição: foinix) é um pássaro da mitologia egípcia que quando morria entrava em auto-combustão e passado algum tempo renascia das próprias cinzas. Outra característica da fénix é a capacidade de transportar em vôo cargas muito pesadas, havendo lendas nas quais chega a carregar elefantes.

Teria penas brilhantes, douradas, e vermelho-arroxeadas, e seria do mesmo tamanho ou maior do que uma águia. Segundo alguns escritores gregos, a fénix vivia exatamente 500 anos. Outros acreditavam que seu ciclo de vida era de 97.200 anos. No final de cada ciclo de vida, a fénix queimava-se numa pira funerária. A fénix, após erguer-se das cinzas, levava os restos do seu pai ao altar do deus Sol na cidade egípcia de Heliópolis (Cidade do Sol). A vida longa da fénix e o seu dramático renascimento das próprias cinzas transformaram-na em símbolo da imortalidade e do renascimento espiritual. Os gregos provavelmente copiaram dos egípcios a idéia da fénix. Esses últimos adoravam benu, uma ave sagrada semelhante à cegonha. O benu, assim como a fénix, estava ligada aos rituais de adoração do Sol em Heliópolis. As duas aves somente representavam o Sol, que morre em chamas toda tarde e emerge a cada manhã.

Lenda

A fénix, o mais belo de todos os animais fabulosos, simbolizava a esperança e a continuidade da vida após a morte. Revestida de penas vermelhas e douradas, as cores do Sol nascente, possuía uma voz melodiosa que se tornava triste quando a morte se aproximava. A impressão que a sua beleza e tristeza causava em outros animais, chegava a provocar a morte deles. Segundo a lenda, apenas uma fénix podia viver de cada vez. Hesíodo, poeta grego do século VIII a. C., afirmou que esta ave vivia 9 vezes o tempo de existência do corvo, que tem uma longa vida. Outros cálculos mencionaram até 97 200 anos. Quando a ave sentia a morte aproximar-se, construía uma pira de ramos de árvore da canela, em cujas chamas morria queimada. Mas das cinzas erguia-se então uma nova fénix, que colocava piedosamente os restos da sua progenitora num ovo de mirra e voava com eles à cidade egípcia de Heliópolis , onde os colocava no Altar do Sol. Dizia-se que estas cinzas tinham o poder de ressuscitar um morto. O devasso imperador romano Heliogábalo (204--222 d. C.) decidiu comer carne de fénix, a fim de conseguir a imortalidade. Comeu uma ave-do-paraíso, que lhe foi enviada em vez de uma fénix, mas foi assassinado pouco tempo depois. Actualmente os estudiosos crêem que a lenda surgiu no Oriente e foi adaptada pelos sacerdotes do Sol de Heliópolis como uma alegoria da morte e renascimento diários do astro-rei. Tal como todos os grandes mitos gregos, desperta consonâncias no mais íntimo do homem. Na arte cristã, a fénix renascida tornou-se um símbolo popular da ressurreição de Cristo. Curiosamente, o seu nome pode dever-se a um equívoco de Heródoto, historiador grego do século V a. C. Na sua descrição da ave, ele pode tê-la erradamente designado por fénix(phoenix), a palmeira (phoinix em grego) sobre a qual a ave era nessa época representada.

2006-12-27 07:51:54 · answer #4 · answered by neto 7 · 0 0

"Uma inspiração que foi sugerida para a Fenix egipcia é uma espécie de pássaro específica do leste Áfricano. Este pássaro aninha-se nos planos de sal que são muito quentes para que seus ovos ou filhotes sobrevivam; constrói um monte de varios cm de altura e grandes o bastante para suportar seu ovo, que coloca que uma posição marginal mais fresca. As correntes do convergentes em torno destes montes assemelham-se a turbulencia de uma flama. " Assim, quando nasciam seus filhotes as pessoas achavam q a Fenix havia queimado e renascia das cinzas.

2006-12-26 15:16:20 · answer #5 · answered by Ken 2 · 0 0

O mito da "fenix" é de origem grega, pois esse povo vivia entre " deuses e filosofos". A história diz q essa ave, semelhante à uma aguia + de menor porte, renasce e não q nasce das cinzas, e esse mito tornou-se + popular, porque quando uma pessoa começa a se dá mal na vida e depois reconquista tudo de volta, diz-se q ela " renasceu das cinza q nem uma fênix".

2006-12-26 12:00:30 · answer #6 · answered by LeydePris 2 · 0 0

... Fênix renasce das cinzas ...

Fênix é a ave lendária que ressurge das próprias cinzas. A história original conta que a Fênix vive durante séculos, e quando percebe que está para morrer, passa uma noite inteira colhendo galhos, folhas e outros objetos inflamáveis na presença de combustível. Leva todos esses objetos para o alto de uma montanha e ao nascer do sol fica sentada naquele ninho. No último dia de vida a Fênix se torna um combustível em potencial, por isso o sol acaba por inflamar o ninho e, junto com ele, a Fênix. Ao pôr-do-sol daquele dia, estará entre as cinzas um ovo, de onde sairá uma nova Fênix, que viverá mais alguns séculos antes que o ciclo recomece.

2006-12-25 21:25:54 · answer #7 · answered by รэµφเя∂๏я ล∂เяลφяลм 7 · 0 0

Pq conta o mito q suas penas tem as cores do fogo e ela é imortal,então relacionaram isso com o renascimento dela pelas cinzas.

2006-12-25 19:16:54 · answer #8 · answered by Anonymous · 0 0

eu li há cerca de um mês um livro que falava sobre a fênix.
Segundo este livro, a fênix é uma simbologia a vida de Jesus.

Fenix: nasce, vive, morre e renasce das cinzas.
Jeusu: nasce, vive, morre na cruz e ressucita.

Não sei se isso é verdade, mas o cara que escreveu o livro fazia documentários bem sérios pra BBC

2006-12-25 18:53:36 · answer #9 · answered by nikapinika 3 · 0 0

A fênix é uma ave originaria da mitologia egípcia, mas que também existia em lendas gregas e chinesas. Como toda figura mitológica a fênix possui uma simbologia. Para os povos antigos ela representava a perpetuação, a ressurreição, a esperança que nunca têm fim, sendo assim um símbolo de eternidade e perceverança. Mas obviamente não há uma explicação "por que ela renasce das cinzas" afinal, estamos falando de uma lenda.

2006-12-25 17:31:37 · answer #10 · answered by Mephisto 2 · 0 0

fedest.com, questions and answers