Oi, MMs. tentarei te ajudar.
o Yom Kypur é uma festa judaica que se comemora o dia do perdão, inspirado no episódio bíblico onde Moisés permaneceu 40 dias e noites no Sinai para receber de Deus os dos Dez Mandamentos e o povo, desacreditado por ele ter demorado 1 dia para retornar, fez um bezerro de ouro para adoração,
É importante destacar aqui, que na doutrina judaica, a confecção do bezerro foi por imposição de 3 mil egípcios que acompanhavam a caravana de Moises para Canaã no propósisto de justificar a cólera divina por ciúmes e Deus, quando soube da adoração, determinou a Moises que escolhesse os filhos dos levitas para passar ao fio da espada os egípcios e depois subiu novamente ao monte para recebr a Torah e negociou o perdão aos hebreus, dizendo que se o povo não fosse perdoado, não queria ter seu nome do livro de suas leis, quando então Deus se declinou de seu ódio e concedeu o perdão.
Moisés permaneceu no Sinai 40 dias: “E ali esteve com o Senhor quarenta dias e quarenta noites; (Êxodo 34:28). Durante esse período, Deus ensinou a Moisés toda a Torá, uma vez mais. E então, indicando, finalmente, Seu perdão total para o povo judeu, Deus ordena que Moisés escreva as palavras dos Dez Mandamentos sobre as tábuas que ele lavrara e trouxera ao Monte Sinai.
No 10.o dia do mês de Tishrei, (o sétimo mês judaico, equivalente entre os dias 15 de setembro e 15 de outubro) Moisés retorna ao acampamento dos judeus levando consigo as novas Tábuas com os Dez Mandamentos.
Aquele dia se tornou o primeiro Yom Kipur, o primeiro Dia do Perdão. Dus decidiu que, a partir de então, o 10.o dia de Tishrei seria o dia no ano em que Ele se dedicaria aos rogos, remorsos e preces pelo perdão. Assim como perdoara o pecado cometido através do bezerro de ouro, no futuro, nesse mesmo dia, Ele também perdoaria as futuras transgressões que o povo judeu cometesse contra Seu Nome.
O Yom Kipur – o Dia do Perdão – é celebrado no 10.o dia do mês judaico de Tishrei. É o dia mais sagrado do calendário judaico, uma data mencionada na Torá como o “Sábado dos Sábados”, Shabat Shabaton. A Torá ordena guardá-lo de acordo com todas as leis que estipula, “...porque naquele dia se fará expiação por vós, para purificar-vos; e sereis purificados de todos os vossos pecados perante o Senhor” (Levítico 16:30).
2006-12-25 21:16:40
·
answer #1
·
answered by ? 6
·
1⤊
0⤋
http://pt.wikipedia.org/wiki/Yom_Kipur
isso explica oq é Yom Kipur.
mas também existe a "guerra de Yom Kipur", que é aprendida em geografia no ensino médio.
essa já são outros 500, mas na página q eu te passei tem um link direto pra outro artigo sobre essa guerra!
enfim,
espero ter ajudado!
2006-12-25 15:27:04
·
answer #3
·
answered by Wheesung 2
·
0⤊
0⤋
O Yom Kippur é um dos dias mais importantes do judaísmo.No calendário hebreu, ele começa no crepúsculo que inicia o décimo dia do mês hebreu de Tishrei (o que coincide com Setembro ou Outubro), continuando até ao seguinte pôr do sol.
Existem 5 proibições no Yom Kippur:
Comer (durante um dia)
Usar calçados de couro
Relacionamento conjugal
Passar cremes, desodorante, etc. no corpo
Banhar-se por prazer
A essência destas proibições é causar aflição ao corpo, dando, então, prioridade à alma.
2006-12-25 15:24:14
·
answer #4
·
answered by Lara Croft 2
·
0⤊
0⤋
Festa Judaica, dia da Expiação
2006-12-25 15:20:46
·
answer #5
·
answered by Paulo Eduardo 6
·
0⤊
0⤋