Por muito tempo, a suçuarana foi considerada pertencente ao mesmo gênero que o gato doméstico (Felis catus), sendo classificada como Felis concolor. A contrário de outros grandes felinos, como o leão e a onça, a suçuarana não urra. Sua vocalização está muito mais próxima a um miado, porque, como os pequenos felídeos, seu hióide não é elástico e carece de grandes pregas vocais.
A suçuarana habita as regiões Neártica e Neotropical, adaptando-se aos mais diversos tipos de biomas. Prefere áreas florestadas, mas é capaz de viver em ambientes desérticos. Evita áreas urbanas e rurais.
Sua pelagem varia do castanho-avermelhado ao cinza-azulado, sendo esbranquiçada no focinho, garganta, peito, ventre e na parte interior das patas. Espécimes melânicos são comuns, enquanto albinos são raros.
Seu tamanho pode chegar até 1,95 m. Os machos adultos pesam de 53 a 72 kg, enquanto as fêmeas variam de 34 a 48 kg. Os espécimes de clima frio tendem a ser maiores que os de clima quente.
O tempo de gestação é de aproximadamente 95 dias, ao fim do qual nascem de dois a quatro filhotes. Os filhotes apresentam pelagem pintada, que desaparece em torno dos seis meses. A maturidade sexual se dá entre dois e três anos. A expectativa de vida é calculada em 12 anos.
A suçuarana é um predador competente, caçando desde grandes presas como alces e cervos a roedores e lebres. Os animais de clima temperado preferem caças maiores como os cervídeos, enquanto os de clima quente tendem a caçar presas de porte médio. Acredita-se que a competição com a onça-pintada leva a esse fato.
Uma vez morto o animal, a suçuarana cobre a carcaça e volta para se alimentar dela de tempos em tempos. A suçuarana não come animais que não tenha matado.
Devido à destruição de seu habitat natural, as suçuaranas se vêem obrigadas a invadir áreas rurais, e até mesmo urbanas, em busca de suas presas. Ao atacar gado doméstico, ela provoca a ira de pecuaristas, que a caçam, levando esta espécie ao risco de extinção. Outro fator que concorre para seu extermínio é o isolamento de grupos populacionais destes felinos.
Dois hábitos da suçuarana a tornam presa fácil para caçadores e fazendeiros. As carcaças que guarda para alimentação posterior podem ser envenenadas e, ao subir em árvores quando acuadas por cães, são facilmente morta a tiros.
De todas suas subespécies, uma encontra-se extinta: o puma-de-wisconsin. A pantera-da-flórida (Puma concolor coryi) que habita os Everglades encontra-se em grande risco de extinção, uma vez que se calcula que existam apenas de 25 a 50 indivíduos selvagens.
Ajudei? Escolha a melhor resposta.
2006-12-25 04:22:41
·
answer #1
·
answered by Gryphus 4
·
0⤊
0⤋
A suçuarana também é conhecida como puma e onça parda.
É uma das oito espécies de felídeos brasileiros, sendo o segundo maior felino neotropical, apenas menor que a Onça-Pintada
É mais parecida com os gatos do que com a onça-pintada. Por isso, sua voz é um miado.
2006-12-25 20:10:36
·
answer #2
·
answered by รэµφเя∂๏я ล∂เяลφяลм 7
·
0⤊
0⤋
Nada. Absolutamente nada sei sobre essa tal de suçu... É o mesmo caso da minha sogra. Nada sei sobre ela. Nem quero... Mas sobre a suçu gostaria de aprender.
2006-12-25 12:36:33
·
answer #3
·
answered by Ing_Nora 2
·
0⤊
0⤋
A suçuarana também é conhecida como puma e onça parda. Conta-se que uma só suçuarana matou 15 carneiros selvagens durante uma saída para caçar. Por outro lado, ela raramente ataca o homem e tem tanto medo de cães que sobe em árvores para escapar deles quando a acuam.
A suçuarana ocorre nas Américas, desde o Canadá até quase o extremo da América
do Sul. Seu pelo é em geral bege rosado, mas pode ser cinza, marrom ou cor de ferrugem. O comprimento do pelo varia conforme o habitat - vai de curto a muito longo.
A suçuarana está à vontade em cima das árvores; equilibra-se com a cauda felpuda ao saltar de galho em galho.
A suçuarana é um animal solitário e prefere viver em lugares de difícil acesso - florestas, desertos e montanhas. Geralmente caça ao entardecer. O carneiro selvagem, o veado e o caititu constituem suas presas habituais. Os adultos se comunicam por meio de uma espécie de silvo estridente. A fêmea tem a cria em cavernas ou em cepos ocos. Os filhotes abrem os olhos com 10 dias e ficam com a mãe até os 20 meses.
2006-12-25 12:21:54
·
answer #4
·
answered by ♫ Sonia Cal ♫ 6
·
0⤊
0⤋
A suçuarana também é conhecida como puma e onça parda.
A suçuarana ocorre nas Américas, desde o Canadá até quase o extremo da América do Sul. Seu pelo é em geral bege rosado, mas pode ser cinza, marrom ou cor de ferrugem. O comprimento do pelo varia conforme o habitat - vai de curto a muito longo. A suçuarana está à vontade em cima das árvores; equilibra-se com a cauda felpuda ao saltar de galho em galho.
A suçuarana é um animal solitário e prefere viver em lugares de difícil acesso - florestas, desertos e montanhas. Geralmente caça ao entardecer.
2006-12-25 12:15:56
·
answer #5
·
answered by di_OK 3
·
0⤊
0⤋
Sei que é um felino, uma espécie de onça, provavelmente a onça parda. E que em tupi-guarani quer dizer "onça que parece com veado", talvez por causa da cor. No bom sentido, claro. Boa sorte!
2006-12-25 12:14:26
·
answer #6
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Bem, sei que quando há abundância de carne, ela pratica o vampirismo, ou seja, mata apenas pra beber o sangue, o que ajudou a disseminar a lenda do "chupa-cabras" no interior do Brasil.
Um abraço!
2006-12-25 12:13:08
·
answer #7
·
answered by Linhares 4
·
0⤊
0⤋
Não seria uma mulher cabra da peste?
2006-12-25 12:12:50
·
answer #8
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
é um tipo de onça,pequena e por ter seus dentes senciveis ela apenas faz a incizão e depois chupa o sanque,é tipo de vampiro brasileiro,mas são muito raras.
2006-12-25 12:15:05
·
answer #9
·
answered by Luis Carlos 6
·
0⤊
1⤋
Sei q é uma cobra,só isso...
2006-12-25 12:14:06
·
answer #10
·
answered by Anonymous
·
0⤊
1⤋