Não sei se a sua estatística está correta. Enre os 4 países com maiores ínices de suicídio encontram-se, além do japão, a Eslovênia, a Russia e a Hungria. Veja alguns dados:
No mundo, 815 000 pessoas cometeram suicídio no ano 2000, o que perfaz 14,5 mortes por 100 000 habitantes (uma morte a cada 40 segundos)..
O suicídio é cometido mais freqüentemente pelos homens do que pelas mulheres. Na realidade, o número de tentativas com sucesso é maior nos homens do que nas mulheres, sem dúvida porque os homens escolhem, geralmente, métodos mais violentos (enforcamento ou revólver contra intoxicação por medicamentos para as mulheres).
Com relação à idade, se os jovens são particularmente vítimas deste problema, o número de suicídios é ainda mais importante com uma idade mais elevada, tendo a curva de suicídios masculinos a forma de um n, com um pico próximo aos 50-60 anos.
O suicídio afeta todo mundo, sem distinção de "classe". Acredita-se que o meio cultural influencie as taxas de suicídio. Altos níveis de coesão social e nacional reduzem as taxas de suicídio. Essas são mais elevadas junto às pessoas aposentadas, desempregadas, divorciadas, sem filhos, urbanas, vivendo sozinhas. As taxas aumentam nos períodos de incerteza econômica (apesar de a pobreza não ser uma causa direta). A maior parte dos suicidas sofrem de desordens psicológicas. A depressão é uma das causas mais freqüentes. As doenças psíquicas graves ou doenças crônicas podem também ser causa de suicídios.
Do ponto de vista do indivíduo, o suicídio é raramente percebido como um fim. Ele é, ao contrário, considerado como a única alternativa possível para escapar de uma situação considerada insuportável. Outros motivos existem: encontrar uma pessoa querida falecida, sofrimento por remorsos, etc.
Finalmente, a taxa de suicídios é também influenciada pela cobertura da mídia em torno do suicídio de pessoas célebres. Mesmo o suicídio fictício de um personagem de um drama popular pode conduzir a uma alta temporária da taxa de suicídios (como aconteceu com a publicação de Os Sofrimentos do Jovem Werther, de Goethe).
Japão
O Japão tem a mais alta taxa de suicídio do mundo INDUSTRIALIZADO (24,1 por 100.000 habitantes). Os suicídios atingiram o número recorde de 34.427 em 2003. A taxa de suicídios por 100.000 habitantes era de 26,1 em 1998, um pouco atrás da taxa dos 3 países baltas e da Rússia, Hungria e Eslovênia, onde a taxa é próxima de 30 pessoas por 100.000 (fontes diversas).
França
Em 1996, a França teve 12 000 suicídios por 160 000 tentativas; com 62 milhões de habitantes, esses números representam aproximadamente 19 suicídios por 100 000 habitantes, ou seja, um suicídio por 5 000 pessoas, e uma tentativa por 400 pessoas. A França ocupa o quarto lugar entre os países desenvolvidos. Esses números são mais ou menos estáveis desde 1980. O suicídio é uma causa mortis mais importante que os acidentes de trânsito.
Brasil
No Brasil, 4,9 pessoas a cada 100 mil morrem por suicídio. É uma das menores médias do mundo. Os maiores índices são do Rio Grande do Sul (11 para cada 100 mil), sendo Porto Alegre a capital com maior taxa de suicídios (11,9 para cada 100 mil). A cidade brasileira com o maior índice é o Município de Venâncio Aires, com mais de 40 casos a cada 100 mil habitantes. Uma das causas apontadas é o agrotóxico Tamaron, utilizado em larga escala no cultivo do fumo.
Portugal
Em Portugal em 2003 11,1 pessoas por cada 100 mil morreram por suicídio sendo que a distribuição por género é de 17,1 por 100 mil para os homens e 5 por 100 mil para as mulheres.
2006-12-27 06:23:20
·
answer #1
·
answered by Ricardo 6
·
0⤊
1⤋
É porque nos países pobres a violência, o tráfico, as DSTs e as péssimas condições de vida, não deixa espaço para o suicídio.
2006-12-25 04:22:27
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
3⤊
0⤋
A primeira coisa que me vem à cabeça é o fato de estilo de vida, sitema de governo, forma como a sociedade é e, muito importante também: o clima.
Países europeus, por exemplo, com clima muito frio, neve, invernos rigorosos... influenciam no humor das pessoas.
Sabe aquela tristezinha ou tédio que nos bate num final de tarde de domingo de inverno (ou mesmo verão...)? Pois é. Intensifique isto para seis meses de frio, com uma sociedade onde as pessoas são mais distantes e frias também...!! Acho que isto explica muita coisa.
Observe também como o nível de alcoolismo é alto na europa.
Bebem pra se aquecer, mas bebem pelo estilo de vida também.
Bom, estou falando isto como uma conclusão pessoal das coisas que já li e vivi....
2006-12-25 04:12:58
·
answer #3
·
answered by Banana Maçã 5
·
1⤊
0⤋
Porque lá as pesquisas (estatísticas) funcionam. Não são "maquiadas" ou fraudadas, como vemos por exemplo, aqui.
2006-12-25 04:04:23
·
answer #4
·
answered by frankestein 6
·
1⤊
0⤋
Porque lá eles têm dinheiro para o funeral!
Um abraço!
2006-12-25 04:02:35
·
answer #5
·
answered by Linhares 4
·
2⤊
1⤋
pessoas mais ricas tendem a se isolarem umas das outras, passam a ser menos calorosas, vejo isso na minha familia, eu quase nao compartilho com meu irmao e amigos as felicidades boboas da vida, vivo isolado. quando vou para a casa da minha avo em alguns fins de semana, logo vem chegando gente que eu nem conheço alguem fala em churrasco e aparece cerveja e tudo é motivo pra festa, e no meu circulo de relacionamento, as pessoas sao mais individualistas, acabam nao dando valor a algumas coisas, e acabam por cair em depressao mais facilmente. acho que tem haver com isso!
2006-12-27 05:42:31
·
answer #6
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Por causa das obrigações, das pressões sofridas pelo sistema de organização deles, principalmente quando as cobranças referem-se à produtividade industrial. As pessoas, sob essas condições, sentem-se vazias, não encontrando pessoas com quem conversar (estão todas ocupadas para manter o sistema). Além disso, as pessoas de países ricos perdem a fé, deixam de acreditar em Deus, porque tem todos os confortos materiais e status.
Em países pobres, existe a solidariedade, a preocupação com o outro. Existem os sonhos também. O ser humano vive em função do outro, crê em Deus. Mas quando uma pessoa se fecha, como ocorre nos países ricos, a tendência é a melancolia, a depressão e até o suicídio.
Ou seja: é uma questão de estilo. Se a pessoa opta por conviver, vive, mas se ela opta pelo isolamento, sofre.
2006-12-26 03:20:34
·
answer #7
·
answered by Clóvis Moreira Santos 4
·
1⤊
1⤋
É mesmo né ? Os mendigos não suicida.
2006-12-25 04:54:43
·
answer #8
·
answered by sem fim 6
·
1⤊
1⤋
Porque nesses países o INDIVIDUALISMO é mais acentuado. Quanto maior o desenvolvimento comercial, técnico, industrial, maior será a complexidade da sociedade. A consciência de si, de seus próprios desejos, a distância do "resto do mundo" (eu e os outros) proporcionada pelas instituições que intermeiam as relações sociais no mundo moderno têm um papel relevante como causa desses fenômenos. EMBORA O INDIVÍDUO TENHA PLENA CONSCIÊNCIA E LIBERDADE DE SE PENSAR COMO UM SER ÚNICO, ELE DEPENDE INEXORAVELMENTE DA SOCIEDADE E DE SUAS LEIS.
Não é por acaso que as taxas de suicídio se acentuam nos países onde o capitalismo atingiu o seu apogeu. A divisão social do trabalho nas sociedades modernas torna as rlações menos estreitas. A depressão é uma característica típica do nosso tempo onde o desejo desenfreado sesemboca, na maioria das vezes, na satisfação sublimada. Muitas vezes o sujeito se sente como um personagem certo no espetáculo errado. Tem sempre alguma coisa entre ele o resto do mundo que não se encaixa, não poderá se encaixar nunca. O desespero é tão grande que ele deseja não encenar mais, abandona a peça e deixa a platéia perplexa.
2006-12-25 04:26:59
·
answer #9
·
answered by Mei 3
·
0⤊
0⤋
Porque os ricos não dão valor a vida a seus pequenos prazeres ealegrias se estressam facilmente, esquecem ou nem sabem que há um Deus que ama todos nós,não sabem que após cada dificuldade enfrentada vem sempre uma nova alegria uma nova conquista.Falta neles o desapego de bens materiais,amar o mundo,apreciar o doce canto de um passáro, falta simplesmente saber que Deus os ama.
2006-12-25 05:01:47
·
answer #10
·
answered by adilson 1
·
0⤊
1⤋
Acho que isso está ligado a um insatisfação que o fato de não ter que batalhar pela sobrevivência , gera nas pessoas.
Raramente vejo alguém pobre se suicidar.
Tenho que a dificuldade, qualquer que seja, nos tras crescimento e valores. Acho que é por isso também que os ricos são mais desonestos.Sem generalizar,é claro.
2006-12-25 04:05:30
·
answer #11
·
answered by loli 4
·
0⤊
1⤋