English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2006-12-25 00:46:16 · 3 respostas · perguntado por Anonymous em Negócios Regionais Brasil Rio de Janeiro

3 respostas

PIS Programa de Integração Social. Todo empregado o tem a partir da primeira vez que teve carteira de trabalho assinada. Esse n° é aposto na carteira através de carimbo e também com um cartão anexado na última pagina da carteira. Caso não exista o carimbo e tenha perdido o cartão, procure a contadoria da empresa do primeiro emprego, ou faça um requerimento na Caixa Econômica Federal.

2006-12-25 00:50:31 · answer #1 · answered by Manjarí 6 · 0 0

Se vc e empregado com carteira de trabalho assinada, na parte de observação tem o nº do PIS, Para quem e funcionario publico e PASEP.
Se vc nunca trabalhou com carteira assinada, vc não tem PIS.

2006-12-25 01:49:27 · answer #2 · answered by flamengo 7 · 0 0

O número do PIS (Programa de Integração Social) é providenciado pelo empregador no primeiro registro da CTPS do trabalhador. O Depto. Pessoal providencia a documentação necessária e encaminha a Caixa Econômica Federal para que esta forneça o número de inscrição.
Caso o trabalhador não possua o cartão do PIS, é necessário procurar uma agência da Caixa para verificar se já foi cadastrado. Em caso positivo, basta solicitar a 2ª via do cartão com a carteira de trabalho ou de identidade. Em caso negativo, solicite o cadastramento na empresa onde trabalha.

O Programa de Integração Social (PIS) e o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) eram fundos formados por contribuições mensais feitas pelas empresas, calculadas sobre os seus faturamentos. Estes recursos eram destinados ao desenvolvimento social e à melhoria da vida do trabalhador.

Em 1988, o programa foi substituído pelo Abono Salarial. Mas como o dinheiro ficava depositado no fundo, uma espécie de poupança, os trabalhadores cadastrados podem retirar a quantia que lhe pertence. O saque pode ser feito pelo valor total ou, no caso do trabalhador na ativa, pelo rendimento do total da quota.

Têm direito a receber as cotas do PIS aqueles que foram cadastrado no PIS até 4 de outubro de 1988, recebeu quotas de participação, e encontra-se nas situações abaixo, pode ter saldo a receber. O saque das quotas pode ser solicitado a qualquer momento, somente nas agências da Caixa, pelos seguintes motivos: aposentadoria, reforma militar, invalidez permanente, Transferência de militar para a reserva remunerada, Portador do vírus HIV(AIDS/SIDA), Neoplasia maligna (câncer) do titular ou de seus dependentes, Morte do trabalhador, Benefício assistencial a idosos e deficientes.

2006-12-25 00:59:37 · answer #3 · answered by Amanditas 2 · 0 0

fedest.com, questions and answers