ele é possível de ser detectado indiretamente pelas suas características.
A primeira delas é a atração gravitacional que ele causa nos objetos próximos. Pela velocidade que os astros se aproximam ou se afastam é possível calcular a gravidade.
A outra maneira é observar (se você tiver sorte) um buraco negro "engolindo" uma estrela. Nesse caso verá um grande vórtice sendo formado. Já existem fotos disso. A imagem é incrível.
2006-12-24 10:45:48
·
answer #1
·
answered by alexandre_masotti 2
·
1⤊
0⤋
Nas rodovias brasileiras durante a noite com o farol do carro apagado.
2006-12-27 05:58:09
·
answer #2
·
answered by Eduardo 3
·
0⤊
0⤋
Até onde eu sei, é possível detectar um buraco negro pela emissão de radiação e sua interação com o meio onde ele está devido sua alta massa gravitacional.
2006-12-25 16:15:22
·
answer #3
·
answered by Natasha 6
·
0⤊
0⤋
Nao reflete luz, porq ele ja tem luz propria, mas sua gravidade e tao alta q nem ela, a luz, escapa!! E sao detectadas por causa das suas emissoes de radio
2006-12-25 13:08:30
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
O buraco negro perturba corpos celestes próximos, porém somente isso, não é suficiente para se afirmar que é um buraco negro, afinal uma estrela muito massiva também faz isso. É claro que se olhando-se onde deveria estar a estrela, não se vendo nada então deve ser um buraco negro. Porém, o espaço tem nuvens de poeira interestelar e outros objetos que podem "escurecer" a área, tornando incerta a avaliação.
Existem outros meios que podem ajudar:
A matéria sugada pelo buraco negro adquire uma grande aceleração, e no espaço existe muito plasma e alguma matéria sólida ionizada (ionizada, com carga elétrica, plasma sempre é ionizado com muitos elétrons livres). Carga elétrica acelerada emite radiação eletromagnética, e quanto maios a aceleração tanto maior a frequência da radiação. Para um buraco negro, esta radiação está na frequência de Raios X.
Então um buraco negro, além de perturbar gravitacionalmente os objetos em volta dele, também provoca uma emissão enorme de Raios X em volta dele.
Lembre-se que os astronômos não precisam ficar restritos à luz visível, eles também podem usar outros comprimentos de onda desde ondas rádios, passando por infra-vermelho, luz visível, ultra-violeta, raios X e raios gama.
Um outro fenômeno que pode ajudar a identificar um objeto como um buraco negro é que objetos muito massivos formam lentes gravitacionais, distorcendo a imagem do espaço que chega até nós.
2006-12-25 08:33:10
·
answer #5
·
answered by ha_ver_o_sol_poente 4
·
0⤊
0⤋
Indiretamente, como respondido acima.
Veja esta seqüência de imagens da região central da nossa galáxia mostrando o movimento de estrelas que estão orbitando algum objeto não visível (um buraco negro) em alta velocidade:
http://antwrp.gsfc.nasa.gov/apod/ap001220.html
.
2006-12-25 07:24:51
·
answer #6
·
answered by Zeca 54_anos de experiência!!! 7
·
0⤊
0⤋