vc está certo...de algo sem vida não pode surgir vida e não adianta inventarem explicação pra isto...interessante que as pessoas aceitam isto como fato mas quando se trata de aceitar que fomos criados elas não aceitam.....aceitam papai noel aceitam que cristais tem algum sentido em nossa vida acreditam até em horóscopo e que os planetas interferem na nossa vida e humor mas não aceitam a simples verdade bíblica... no princípio deus criou os céus e a terra e tudo que há nela....
2006-12-24 11:37:06
·
answer #1
·
answered by lizborges35 4
·
0⤊
1⤋
como acreditar em genesis, apocalipse, paulo,etc, a gente que pensa fica sem alternativa,né?
2006-12-24 14:10:35
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
Sugiro que vc assista o documentário "Evolução - Mares da Vida" do discovery. Vc pode locar em qualquer locadora. Nele, vc entenderá. Sugiro tb que vc assista o documentário "passado catastrófico da Terra" e o "Origens da vida".
Vc disse que não existia substância orgânica. Pelo contrário. O carbono era um dos elementos mais comuns da sopa primordial. Era oriundo da erupção de gases no interior do planeta e dos meteoróides. Ele está presente em todos os organismos e é indispensável à vida. Isso ocorre porque apenas os átomos de carbono podem se agrupar em anéis e cadeias e ligar-se a outros átomos de carbono e formar todo essa gama de compostos orgânicos.
O que possibilitou o surgimento dos primeiros aminoácidos foi a diminuição da temperatura atmosférica, a diminuição dos bombardeamentos por meteoróides e a abundância do carbono.
Podemos explicar o surgimento das macromoléculas pelo experimento de Miller, que mostra a formação de compostos orgânicos através de compostos inorgânicos simples.
Experimento de Miller: Num frasco fechado que possui duas fontes de energia. O fogo que aquece a sopa primordial que simula o aquecimento causado pelos bombardeios de meteoróides. E descargas elétricas que simulam os relâmpagos. Essas duas fontes de energia foram capazes de transformar os gases da atmosfera primitiva em moléculas orgânicas simples, incluindo alguns aminoácidos.
Entre os compostos orgânicos que foram criados no experimento de Miller, podemos citar aminoácidos, adenina (base nitrogenada), Ribose, etc.
A grande importância do experimento de Miller foi demonstrar que compostos orgânicos poderiam ser formados a partir de compostos simples e energia. Assim, Miller simulou em seu experimento as condições da sopa primordial e conseguiu formar compostos orgânicos simples a partir de compostos inorgânicos. Exatamente o ponto chave que vc não estava entendendo. "Como surge vida de matéria simples".
A Terra primitiva tb era rica em argila. A argila é fundamental no processo de polimerização. Seus componentes são frouxamente agrupados e arranjados em folhas. Entre os seus componentes, átomos de outros elementos podem se agrupar e acumular e assim concentrados podem vir a reagir formando moléculas mais complexas. A argila portanto é uma “fábrica” natural para aumentar o tamanho e a complexidade de moléculas orgânicas, como proteÃnas e ácidos nucléicos.
Desse momento em diante da evolução da vida na Terra, cada vez mais moléculas novas e mais complexas vão surgindo.
Existe uma teoria chamada "Mundo do RNA" que diz ser essa a primeira molécula capaz de carregar informações hereditárias que surgiu. Na teoria do mundo do RNA, essa molécula é responsável pela hereditariedade e por catalisar as reações, formando assim a base de um sistema biológico primitivo.
Essa molécula, em algum momento da evolução, foi envolta por uma membrana. O surgimento da membrana celular permitiu a compartimentalização e a definição dos limites do indivÃduo. A individualidade estabelece um sistema de cooperação único entre suas moléculas. à um sistema delimitado por algum tipo de membrana, contendo no seu interior macromoléculas com capacidade de catálise e de auto-replicação. Na Terra primitiva, as moléculas de ácido nucléicos e proteÃnas eram livres e assim tinham poucas chances de sobreviver, sendo assim, qualquer sistema que fosse minimamente isolado em relação ao ambiente seria selecionado naturalmente, pois protegeria as moléculas da degradação.
Na protocélula a membrana forma um ambiente isolado do meio onde há um sistema de cooperação entre as moléculas que ali estão. Portanto, o surgimento da membrana foi um ponto crucial no surgimento do primeiro organismo. A membrana delimitadora deveria ser semi-permeável, para permitir a passagem de nutrientes para o seu interior e impedir a passagem de macromoléculas que possam atrapalhar a manutenção da célula.
Seu surgimento ocorreu da seguinte forma: A bicamada lipÃdica que encontramos nas membranas de hoje é formada por longas cadeias de ácidos graxos, molécula anfipática. Devido a essa propriedade se o ácido graxo for jogado em água, tende a formar a bicamada lipÃdica espontaneamente. Mas a questão é que as moléculas de ácido graxo não são formadas no experimento de Stanley Miller. Tem-se uma hipótese de que esse composto se formou por meio de reações na argila ( transforma moléculas simples em complexas ) , mas é só uma hipótese.
Surge então em meio a esse novo cenário evolutivo, a sÃntese protéica. O passo crucial para a sÃntese protéica foi a acoplamento de aminoácidos especÃficos a segmentos de RNA especÃficos, como acontece com os RNA transportadores e o anticódon. O oceano primitivo, de acordo com o experimento de Miller, era rico em aminoácidos. Apesar de não ter claro ainda como ocorreu o pareamento especÃfico, sabemos que ele deve ter surgido quando as primeiras cadeiras polipeptÃdicas se formaram.
Uma interessante curiosidade é que todos os habitantes do planeta Terra têm o mesmo código genético, formado pelas mesmas bases nitrogenadas. Uma explicação provável para o fato da universalidade do código genético é de que apenas a linhagem que possui o código genético atual sobreviveu e gerou toda a diversidade de vida existente. Isso é chamado de acidente de congelamento.
Surge então uma nova caracterÃstica nessas protocélulas (células primitivas), o empacotamento do material genético. Com o material genético organizado de forma linear há a garantia de que todos os genes presentes em uma célula serão igualmente repassados para as células filhas.
Quanto a obtenção de energia por esses seres primitivos, na terra primitiva, havia pouquÃssimo Oxigênio na atmosfera, portanto os primeiros organismos, com certeza, não poderiam ser nem heterotróficos nem fotossintéticos, já que estes dois tipos de metabolismo celular dependem primariamente de oxigênio. Além disso, eles não tinham capacidade de manipular o oxigênio livre dentro da célula, o que nos leva a crer que estes organismos eram quimiotróficos, metabolizando energia através de compostos quÃmicos como o sulfeto de hidrogênio. Esta capacidade (de manipular Oxigênio) veio a se desenvolver mais tarde nas cianobactérias, os primeiros organismos fotossintéticos.
Mas a fotossÃntese gerava muito oxigênio, composto que era tóxico para a maioria dos habitantes do planeta naquela época.
As cianobactérias foram os primeiros organismos que com capacidade de manipular o oxigênio. O aparecimento de proteÃnas especÃficas que se acoplavam ao oxigênio e o transportavam para fora da célula com segurança, assim as bactérias absorviam CO² e liberavam O² aumentando sua concentração na atmosfera. Esse fato gerou uma extinção em massa. os organismos que não manipulavam o oxigênio tiveram que se confinar em outros lugares ou desenvolver adaptações para carrega-lo para fora da célula, como ocorreu com as cianobactérias. Mas a maioria morreu por não conseguir se adaptar a nova atmosfera.
No decorrer da evolução, após surgir a primeira célula, a protocélula, surgiu a primeira bactérias, posteriormente os protozoários, as algas e a população do nosso planeta foi ficando cada vez mais diversificada. A seleção natural permitiu que os seres mais bem adaptados fossem perpetuando-se. Novas mutações eram selecionadas e novas espécies e novos organismos surgiam. Até chegar a incrÃvel complexidade da espécie humana.
Não deixe de assistir esse documentário que te recomendei. Ele é incrÃvel. Muito interessante.
Bom, espero ter conseguido te explicar. São muitas informações. Daria para escrever uma bÃblia com a história do surgimento da vida e da evolução.
2006-12-25 10:21:34
·
answer #3
·
answered by Isabel Titoneli 3
·
0⤊
0⤋
Primeiro: nao existe lei da física nenhuma que diz ser impossível transformar matéria inorganica em matéria organica, e isso acontece o tempo todo. A vida (plantas e animais) faz isso e em qualquer laboratório de química minimamente equipado pode-se fazer isso artificialmente.
Sou ateu, curioso em cosmologia, gosto da teoria do big bang, mas ela nao revela como tudo começou, só fala o que aconteçeu no início do universo, mas nao diz como ele foi iniciado.
Algumas consideraçoes cientificas:
Se fosse rala demais, a massa ter-se-ia expandido excessivamente e não haveria condensação suficiente para formar as estrelas e assim permitir a vida. Se fosse densa demais, o universo se retrairia em sucessivas explosões e os corpos não poderiam surgir
Se as energias nucleares fossem fracas demais, não teriam ocasionado a formação dos elementos pesados como o carbono, o oxigênio e outros, necessários para a formação da vida. O universo seria composto apenas de hidrogênio.
Se estas energias fossem fortes demais haveria apenas átomos pesados e nenhum hidrogênio a alimentar as estrelas.
Se a força gravitacional fosse um pouco mais forte, as estrelas teriam consumido rapidamente sua energia nuclear interna, teriam tido uma vida mais curta, não teriam formado dentro delas os elementos pesados e a vida seria impossível
Isso tudo faz parecer que o universo foi realmente orquestrado, planejado para que surgisse a vida e seres capazes de entender isso.
É dificil pra mim aceitar que Deus ou qualquer entidade, energia conciente, seja lá o que for ralmente fez isso, simplesmente pela pergunta: Se o universo foi produzido, como surgiu quem produziu o universo?
2006-12-24 22:07:02
·
answer #4
·
answered by Tia do Batima 2
·
0⤊
0⤋
Pior que pode , pois eu acredito até em Adão / Eva , papai noel , Saci pererê , lobisomem , arca de Noé nos sanguessugas , enfim acredito até que nós viemos de outro planeta . acredito até nas respostas do YR . enfim sou um acreditador em tudo .
2006-12-24 15:06:32
·
answer #5
·
answered by pena 5
·
1⤊
1⤋
Larga mão de ser malcriado porque só temos teorias para acreditar ou não. Cada um, portanto, acredita no que quiser e deve ser respeitado por isso e não criticado e chamado de ignorante.
Deus é capaz de tudo, inclusive criar dinossauros e um homem do pó (terra), tranformando assim matéria inorgânica em orgânica.
Não adianta nada querer dar uma de santo e desrespeitar o semelhante.
Se você é cristão, deve conhecer o primeiro mandamento explicado pelo Cristo: Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo.
Abs
2006-12-24 15:01:45
·
answer #6
·
answered by Químico 7
·
0⤊
0⤋
Acreditar nesta teoria é tão espantoso quanto acreditar nas alternativas.
A tua idéia de Big Bang está equivocada, não foi alguma coisa que explodiu, foi o próprio espaço -tempo que surgiu e começou a se "expandir" (isso é diferente de explodir). Mas isso certamente está além da tua capacidade de compreensão.
A propósito, diariamente, dentro de todos os seres vivos do planeta a matéria inorgânica é transformada em matéria orgânica. Veja as plantas que inclusive se "alimentam" de luz do Sol, sais minerais e gás carbônico.
.
2006-12-24 15:00:54
·
answer #7
·
answered by Zeca 54_anos de experiência!!! 7
·
2⤊
2⤋
Os átomos reagem entre si, formando moléculas, que podem ser orgânicas ou inorgâncias.
Quanto a explosão, pode ser naquele momento em que Deus criou os céus e a terra, pois a bíblia não diz como foram feitos.
Daí em diante seriam reações entre átomos formando moléculas, conforme a vontade Divina.
Eu creio nisto!
2006-12-24 14:10:41
·
answer #8
·
answered by professor 4
·
1⤊
1⤋
pq a explosão cósmica a qual se refere não é apenas uma rocha mas sim uma complexa fonte de matérias orgânicas e inorgânica que devido a grande temperatura possibilitou uma transformação ampla e irrestrita chamada Deus
2006-12-24 14:08:55
·
answer #9
·
answered by normasdiniz 3
·
0⤊
0⤋
" ALGUÉM " tem o direito de acreditar no que quier. "NINGUÉM" é dono da verdade.
Desculpe a ironia! Voce está no caminho certo. Quando a duvida nos assola, devemos procurar a resposta para o entendimento. Se alguém acreita é porque existe um motivo, uma razão para isso. Ou seja cada um de nós temos a resposta qaue nos satisfaz, quando essas resposta não mais nos satisfazem, devemos então b uscar novas fontes.
O assunto não dá para ser detalhado nessa página, mas comece a ler. Não esqueça que o munhdo que voce vê é parte do que existe. Busque respostas espirituais e voce entenderá perfeitamente aqueilo que hoje pode parecer uma absurdo.
2006-12-24 14:08:32
·
answer #10
·
answered by George Henrique C 2
·
0⤊
0⤋
Eu acredito.Posso.?
2006-12-24 13:59:21
·
answer #11
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋