English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Eu tive a sorte de me casar com um homem que pensa como eu, somos católicos não praticantes e simpatizantes de doutrinas espiritualistas. Mas no momento uma prima minha, evangélica de berço, está apaixonada por um rapaz budista. Se dependesse dele já estariam casados, mas ela está sendo pressionada pela família a romper o relacionamento, pois dizem, sobretudo o pastor da igreja dela, que uma mulher cristã não pode casar com alguém que não serve ao Senhor.

Queria ouvir comentários a respeito, pessoas de religiões diferentes podem se casar e serem felizes? Um Feliz Natal para todos do yahoo!

2006-12-23 23:32:00 · 24 respostas · perguntado por Agatha73 1 em Família e Relacionamentos Família

24 respostas

Oi, Agatha, tudo bem?
Para sua pergunta num sentido genérico a resposta é sim. Mas relacionamento afetivo não é bolo e, portanto, não tem uma receita infalível. É preciso analisar o caso concreto.
No caso da sua prima, vai ser um pouco complicado. Os budistas são, em sua maioria, totalmente liberais quanto às outras religiões: não seguem, mas respeitam (aliás, o que todos deveriam fazer).
O problema maior está na sua prima. Não sei a qual dissidência do protestantismo ela pertence, mas existem religiões cristãs (notadamente algumas evangélicas) que são tão intolerantes quanto o islamismo xiita, por exemplo. Já percebi que esse é o caso, então o que eu posso dizer é que é possível o relacionamento entre pessoas de religiões diferentes, desde que haja o respeito mútuo.
Se sua prima não se importa com as diferenças (o que demonstra que ela detém a sabedoria que os familiares mencionados não possuem) acho que ela deve mandar todos à PQP e ir em frente. Já vi, aqui em minha cidade, relacionamentos promissores terminarem por causa dessa estupidez de "alguém que não serve ao Senhor".
Uma pessoa que pensa desse jeito não pode ser chamada de Cristão. Se eu bem me lembro, Jesus amou e perdoou aqueles que o perseguiam e que, portanto, não o serviam. Quem seus tios pensam que são para condenar alguém por não ser cristão, ou mesmo temente a Deus?
Desculpa o desabafo, mas eu precisava falar. Dê o seguinte conselho à sua prima: quem manda é o coração; se você estiver em dúvida sobre fazer alguma coisa, consulte seu coração, pois a resposta de Deus passa por ele antes de chegar aos ouvidos.
Boa sorte e abraço.

2006-12-23 23:59:55 · answer #1 · answered by Lontra 1 · 0 0

Depende dos dois, se respeitarem um ao outro, tá limpo!

2006-12-24 00:11:51 · answer #2 · answered by Harmony 7 · 1 0

Eu acredito que sim... Feliz Natal e um Próspero Ano Novo!!!! beijão...

2006-12-23 23:41:09 · answer #3 · answered by Anonymous · 2 1

Acho que este pastor está é pensando só em aumentar o rebanho e a grana dele.
Pessoas de religiões diferentes podem ser felizes sim.
Depende da maturidade e inteligência do dois.

2006-12-23 23:38:58 · answer #4 · answered by Anonymous · 2 1

Romper o amor que brotou nos corações desse casal???
Isso é covardia por parte do Pastor (que deve pregar a união) e digo mais: isto é um tipo de preconceito!
As pessoas tem o direito de escolher o que querem para sí...e a felicidade se dá á partir daí...

2006-12-23 23:37:24 · answer #5 · answered by maxbaker 6 · 2 1

Realmante duas pessoas podem amar uma a outra independente de religião, mas, acontece que quando duas pessoas com religiões que em nada se assememelham, numa união havera conflitos de costumes/crenças e podem gerar discordia e sofrimento futuramente para o casal.
Leia Genisis 24, é uma parte que trata da esposa de Isaque, filho de Abraão, qual seu pai pediu para que seu servo de confiança fosse a sua terra no meio de sua parentela e encontrasse uma esposa para seu filho, seu servo indo pediu um sinal a Deus, que lá encontrando uma moça que ele pedindo de beber dessem de beber a eles e oferecesse a seus cavalos também, essa seria a esposa de Isaque. Assim os servos partiram e chegando a cidade natal de Abraão, próximo a poço eis que pedindo de beber a uma moça que retirava água a mesma deu a eles de beber e ofereceu aos cavalos deles, para confirmação de Deus esta moça era da parentela de Abraão.
Porque Abraão quis que a esposa de seu filho fosse de sua terra e sua parentela??? Sendo de sua terra e parentela esta moça falaria a mesma língua e teria os mesmo costumes e não haveria imposição do marido a esposa nem da esposa ao marido.
Quando você ouvir que um muçulmano foi a Italia (de maioria católica) para encontrar o amor da sua vida, e vice e versa. Pela diferenças de crenças e custumes isto não acontece.

2006-12-24 02:41:58 · answer #6 · answered by Eng.Quimico 4 · 0 0

Com certeza. Nada tem a ver religiões diferentes. Nada tem a ver descendências diferentes.Nada tem a ver cores diferentes.
É bom lembrar que o grande barato entre os povos, entre as pessoas de uma mesma cidade, uma mesma casa, é exatamente ser DIFERENTES.
Diferente como cópia única filhos da criação, não há carbono.
Tanto faz o credo de um dos dois ser Budista, ser ateu, ser católico, ser espírita, ser protestante(evangélicos), ser umbadista, ser do candomble, ser muçulmano,etc....O que realmente importa, o que realmente tem importancia é a pessoa viver de modo a respeitar os direitos e as diferenças dos outros, respeitar ou pelo menos entender que cada um de nós temos gostos-hábitos-costumes-valores-sentimentos-pensamentos-tudo diferente um do outro,mas no entanto podemos desejar ter uma vida junto, seguir uma trilha de mãos dadas na maioria do caminho que vai a um destino que pode ser o mesmo para ambos.
Vamos pensar juntos:
Existem pessoas ditas religiosas(que frequentam templos católicos, evangelicos,espíritas cristãs, umbandistas,outros)e teoricamente cumprem seu papel de religiosos perante a sociedade e a igreja - templo- que frequentam. Saindo dali após seus rituais e rezas ~pisam no calcanhar do primeiro que passar em sua frente caminhando; excomungam/xingam/berram/maltratam àqueles que contrariam suas vontades ou são apenas diferentes dele(a); não respeitam as individualidades, não respeitam as escolhas e nem os valores dos outros, não sabem o que é caridade na prática, não conhecem o perdão no dia a dia; etc....
Em contrapartida existem outro grupos de pessoas que independentemente de irem a algum templo ou não, semanalmente / mensalmente ou anualmente, vivem o seu dia a dia em plena sintonia com Deus, com seu filho Jesus, com Maria de Nazaré, com outros espíritos como S.J.Tadeu/etc.., com o espírito protetor ou guardião, praticando o tempo todo os exemplos pregados por Cristo como: Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a sí mesmo(a), sabe como:
Sendo caridoso, compreensivo, tolerante, amável e doce com os outros, dando afeto, amor incondicional, não praticando a maledicência, não praticando atos maus, não fazendo nada que prejudique a outrem, controlando seus maus estintos, controlando os maus pensamentos e sentimentos.
Qual dos dois grupos é mais devoto e agrada a Deus? mesmo alguns dizendo que são ateus, não acreditam em Deus.O que importa não é a religião que o indivíduo segue ou não , o que importa é a prática diária de seus atos , ações e atitudes dentro dos exemplos de Cristo.
A felicidade não está vinculada a nenhuma religião, mas está vinculada ao desenvolvimento espiritual e amororso do indivíduo, ao caráter, sua formação moral, seus valores morais e espirituais. Está vinculada as suas atitudes diárias - no dia a dia, não está vinculada a aparência do que às vezes quer demonstrar ser e não é.
Os budistas em especial são pessoas praticantes de que se deve trabalhar o íntimo de seu ser -individualmente -para poder ser a cada novo dia melhor do que o dia anterior. Eles crêm que Deus está dentro de Nós e portanto todo o trabalho de pregresso e desenvolvimento humano e espiritual depende de nós, o que não está totalmente errado, pode haver alguma divergência na maneira de se expressar esses fatos. Nós sabemos que se cada um de nós tem Deus dentro de sí, devemos amar ao próximo como a sí mesmo porque o próximo( o outro) também tem Deus dentro dele, não é?
Um abração.

2006-12-24 02:22:26 · answer #7 · answered by Ambiental 5 · 0 0

o verdadeiro amor,a tudo supera

2006-12-24 00:51:25 · answer #8 · answered by marujo 1 · 0 0

Claro que sim. Depende da pessoa
O templo é o corpo e o caminho pra mim, é fazer o bem sem olhar a quem, nem esperar algo em troca. Os meios foram criados pelo homem. e é claro que quanto mais pessoas pedindo por um desejo maior será a força. É voce e Deus, se possível, aconselhe-a pois é uma virtude.

2006-12-23 23:46:30 · answer #9 · answered by Sereno 2 · 0 0

Complicado, viu... É pq na verdade não quer dizer que eles vao queimar no inferno... nada disso... só que por cultivarem valores diferentes pode desgastar a relação... ou vai ficar um tentando converter o outro... Na boa, eu já tive namoros assim e só tive problemas...

2006-12-23 23:36:51 · answer #10 · answered by kbbdv 2 · 1 1

fedest.com, questions and answers