English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

É vergonhoso está fora do Brasil e ser reconhecido como brasileiro?

2006-12-23 14:27:06 · 22 respostas · perguntado por Spectre 2 em Governo e Política Outras - Governo e Política

22 respostas

Viajei e interagi com portugueses, espanhóis, franceses, italianos, noruegueses, alemães, ingleses... Conversei com agricultores, pequenos funcionários públicos, religiosos, donas-de-casa, pescadores, comerciários, estudantes, aposentados... Comecei a viagem só e prometendo-me falar pouco. Aqui e ali encontrava brasileiros barulhentos e, discretamente, ficava em silêncio. Quando eles se distanciavam, ouvia os naturais do país e outros europeus comentando que os brasileiros somos "o sal da terra"; que temos "sol e luz nas nossas faces", que nosso "riso os lembrava que a vida é bela"; que "o sentimento fraterno brotava dos nossos atos a todo momento". Continuei em silêncio mas recapitulando minha vida vi, aqui e ali, por toda a trajetória, milhares de pequenos gestos do meu povo, que na hora não percebi, intensos de fraternidade. É verdade incontestável, mas apenas por enquanto, que não somos primorosos na vigilância dos nossos mandatários políticos. É verdade, também, que temos apenas 500 anos e as amarguras que enfrentamos também açoitam nações como Itália, França, Inglaterra e outras que, com milênios de história, deveriam ser mais capazes de evitá-las. Mas já começamos a descobrir que os serviços públicos essenciais não são favores pelos quais temos de implorar, mas dever dos administradores públicos. Ainda não acertamos na forma, mas somos muito bons na essência: o maior índice de adoção ocorre nas classe C e D; os brasileiros começaram a avaliar os fornecedores de bens e serviços; comunidades extremamente carentes colocaram donos de currais políticos em cheque nas comunidades dos subúrbios do Rio de Janeiro; em outros tempos as lamentáveis ações dos nossos representantes não ocupavam os espaços que hoje ocupam na mídia (que, salvo honrosas exceções, não é exatamente um exemplo de seriedade). Penso que, quanto à diminuição das desigualdades e a formação de uma sociedade mais justa, estamos avançando, aprendendo rápido e, o mais importante, sem deixar perder o sentimento fraterno próprio "homo brasilis". Retomando o relato da viagem, continuei só, mas a cada vez que me apresentava, era muito bom o acolhimento e as manifestações de admiração ao povo brasileiro. Saúde e Sucesso.

2006-12-23 16:12:20 · answer #1 · answered by Marmota 2 · 0 0

Cara o brasil é um dos paises mais bonitos...
tem as mulheres mais bonitas do mundo...

é um pais aonde não tem guerras
é um pais aonde não tem catastrofes.
é um pais aonde não tem terrorismo...

agora porque eu teria vergonha de ser Brasileiro?

eu acho que o problema do Brasil é somente administração do Pais....

2006-12-23 22:33:36 · answer #2 · answered by Pedro 2 · 2 0

Isso é o que eles querem que a gente pense. Como você acha que eles vão nos sugar se não nos fizerem acreditar que não somos sérios?

Com certeza você não tem vergonha de si mesmo, tem?

Eu tenho é muito orgulho de ser brasileiro e gostar inclusive de você que possivelmente jamais verei pessoalmente.

Meu sentimento em relação a eles é exatamente igual ao deles em relação a nós.

Os que a mídia fica dizendo que são os sérios, são exatamente os que mais corrompem, assassinam, usurpam, roubam...

Aqui prá eles ó....

2006-12-23 23:30:11 · answer #3 · answered by Nimrod 5 · 1 0

De fato, no que tange a administraçâo do país, nâo somos sérios. Por outro lado, podemos nos orgulhar de muitas coisas:
- Bartolomeu de Gusmâo.,
- Landell de Moura.,
- Santos Dumont.,
- Andreas Pavel.,
- Pelé.,
- Maria Esther Bueno.,
- Éder Jofre.,
- Ayrton Senna.,
- Nelson Piquet.,
- Emerson Fittipaldi.,
- Rickson Gracie.F,
- Gustavo Kuerten.,
- Robert Scheidt.,
- Torben Gräel.,
- Equipe de Aeróbica.,
- Vôlei Masculino/Feminino.,
- A maioria dos hackers está no Brasil.,
- As Mulheres do Brasil.,

2006-12-23 23:14:04 · answer #4 · answered by Valério Saito 3 · 1 0

Nao, e otimo ser Brasileiro.

o problema no Brasil sao as pessoas que tem vergonha de serem brasileiras e nao vao embora.


Ate a passagem de ida para fora eles acham que e obrigacao do pais dar para eles.

O bando de gente que gosta de reclamar de tudo e todos.

2006-12-23 22:42:50 · answer #5 · answered by Potato 5 · 2 1

Ser brasileiro é motivo de orgulho . Não podemos confundir governo com pátria , povo com políticos .

2006-12-23 22:35:26 · answer #6 · answered by pena 5 · 1 0

Nao tenho vergonha de ser brasileira...eu tenho vergonha daqueles q dirigen o nosso pais !!

2006-12-24 09:32:14 · answer #7 · answered by Eliana 5 · 0 0

O Brasil é conhecido lá fora como o País do futebol e do carnaval que passa uma imagem bem ruim do Brasil la fora, eles pensam que o Brasil é só BUNDA e mais nada.

2006-12-24 08:44:37 · answer #8 · answered by Brunão 2 · 0 0

sim.

2006-12-24 07:37:33 · answer #9 · answered by Juninha. 7 · 0 0

Orgulho , as pessoas sentem das instituições de seus país, as quais devem propiciar aos cidadãos , condições dignas , de acordo com as prerrogativas constitucionais do país. Há motivos para se orgulhar do Brasil , dentro deste ponto de vista ? Gostar de bundas , cerveja , praia ,carnaval e futebol é outra coisa , assim como gostar do meio em que nascemos , e compartilhamos com os nossos. Nos envergonharmos de nossas instituições é uma prova de sanidade , a qual nos remete ao desejo de torná-las civilizadas e dignas de orgulho.

2006-12-24 05:26:21 · answer #10 · answered by Claret. 6 · 0 0

Vc está iludido com conversas de compadres. Procure se informar melhor. Quem menospreza o Brasil são aqueles que não o conhece - mesmo sendo seus filhos. Aqueles que se preocupam em repetir o que ouvem e pela metade.

O Brasil é um elo comercial e científico de importância para o exterior, contribuindo com sua cota para efeitos de representatividade. Como país em desenvolvimento está muito bem. Vc está bem mal informado. Procure fontes sérias para poder fazer afirmações com conhecimento de causa.

Não vá atrás de pessoas exibicionistas que criticam mas não checam as fontes.

Vergonhoso é encontrar "patriotas oportunistas" que denigrem a própria casa sem saber o que dizem. Só pra "encher lingüiça". Desabafar é diferente de denegrir. Pessoas que dizem se envergonhar mas, continuam no país e, de braços cruzados, só atrapalham.

Façam como nos anos 70: "Ame-o ou deixe-o". Muito se sentiram incomodados e seguiram o ditado:"os incomodados que se mudem" - já que não ajudam em nada. Quem ama luta pelo melhor e não fica somente criticando como nem velho ranzinza. Se tem vergonha, "adeus e boa sorte"! É muita hipocrisia: estar descontente e não fazer nada para melhorar, reivindicando um "solidarismo individualista" do bloco do "eu + eu".

Sua análise é muito superficial. Dedique-se mais ao seu país e verá o quanto pode ajudar aos outros e a si mesmo. "A grama do vizinho sempre é mais verde".

Quem mais critica é quem menos faz. Os acomodados criticam e procuram culpados. Desde que não sejam eles, qualquer um serve, alguém tem que ser. E, se não encontram um na terra , há de estar no céu: "é vontade de Deus". Mas, olhando no espelho vão encontrar o responsável.
:(
.::.

2006-12-24 01:43:24 · answer #11 · answered by aeiou 7 · 0 0

fedest.com, questions and answers