English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

O Brasil é um país tão grande e com tecnologia tão boa em diversas áreas... Nunca entendi porque para viajar de São Paulo para o Paraná, por exemplo, não existe trem, apenas carro, avião, ou ônibus. Na Europa viaja-se muito de trem, e às vezes até é mais caro que avião... O que sabem sobre esse problema? Qual a vossa opinião?

2006-12-23 11:04:15 · 22 respostas · perguntado por umbra 4 em Viagens Outras - Destinos

Vendo a nossa história e o hercúleo e até heróico esforço para desbravar matas e construir caminhos de ferro... Não entendo porque esse meio de transporte não é opção válida no Brasil, lamentavelmente.

2006-12-23 12:23:12 · update #1

22 respostas

Umbra, isso ainda é uma herança maldita dos ingleses, da época do império. As linhas de trens dessa época foram feitas por eles que, desgraçadamente (ou até de propósito, visando não nos possibilitar nossa integração entre os estados) adotaram quatro padrões diferentes de bitolas, 80, 100, 120 e 160 cms de largura entre os trilhos. E cada região do país tem bitolas diferentes umas das outras, o que impossibilita um trem ir de norte a sul com a mesma locomotiva e seus vagões.
Para mudar isso seria necessário um grande investimento no setor ferroviário, o que demandaria um custo muito alto para padronizar os trilhos.
Essa é a principal razão de nossos trens não se integrarem de uma região para outra e de usarmos muito pouco essa opção de transporte que seria muito interessante para o nosso país.
Por isso que trem no Brasil só é utilizado regionalmente, para distâncias não muito longas.
.

2006-12-23 11:35:06 · answer #1 · answered by Caledonian 6 · 0 0

Concordo. Alem de poluir menos o meio ambiente seria uma alternativa para melhorar a conservação das estradas. Existe tambem o lado romantico da coisa. Eu ja viagei muito de trem e sei do que estou falando. A paisagem é mais bonita, etc.

2006-12-25 06:46:30 · answer #2 · answered by Demetrio P 2 · 0 0

as ferrovias no brasil pararam de crescer na decada de 50. até lá, nós teriamos de observar que mais ou menos até a década de 40, a maior potencia mundial era a inglaterra, q assim como os EUA hoje, influenciaram em mto o brasil - desde a rev industrial, qdo foram criadas as primeiras estradas de ferro. assim, as ferrovias vieram para o brasil como parte do pacote de influência da inglaterra, por isso nos vemos mtos filmes antigos e novelas de época, qq pessoa que se mova de um lugar para o outro usava o trem.

porém, na década de 50 entra JK, com um plano extremamente voltado para o consumo da classe média, mas dessa vez influenciado pelos EUA - e lá, classe média tinha casa, uma cozinha com piso xadrez, um cachorro pequeno e peludo e principalmente um carro. entao, essa politica de rodoviarizacao veio no pacote de influencias dos EUA. mas os EUA ainda souberam investir nas ferrovias, nós nao.

2006-12-24 16:25:52 · answer #3 · answered by Anonymous · 0 0

Simples... as montadoras de automóveis, fabricantes de pneus e as grandes empresas de pavimentação não permitem... Seria o caos econômico... e o povão aqui, que se dane...

2006-12-23 15:42:09 · answer #4 · answered by CURIOSA PELA HISTÓRIA 2 · 0 0

Muito simples, se no Brasil tivesse um bom sistema ferroviario, com vagoes de primeira, segunda e terceira classes, com refeicoes, bancos reclinaveis e ar condicionado, a Petrobras e outras empresas, nao venderiam tanto combustivel, tanto asfalto, tantos pedagios e tantos acidentes para as Seguradoras venderem seus planos, a poluicao iria diminuir, jah pensou nos vendedores de oxigenio? iriam morrer de fome neh?.
No Brasil nada que nao molhe a mao de administradores/politicos sem escrupulos nao se faz necessario nem ao pais e nem ao povo.

2006-12-23 12:19:29 · answer #5 · answered by Ruizao o Bao!! 2 · 0 0

Eu adoro trens e fico frustrada por não poder usar esse meio para viajar. A extinção ferroviária não ocorreu apenas no Brasil, na Argentina também desapareceram várias linhas entre cidades e províncias ficando mais as linhas urbanas e de subúrbio lotadas, decadentes, criando problemas para os que necessitam viajar para trabalhar ou estudar.
Desconfio que a origem vem do tempo em que se dizia que governar era abrir estradas (de rodagem).Além disso me parece que foi uma imposição das fábricas de automóveis que vieram se instalar no Brasil e temendo perder essa chegada de capital estrangeiro os sucessivos governos foram cedendo, deixando morrer o trem e até cidades que dependiam das linhas férreas. Getúlio abrindo estradas de rodagem e Juscelino flertando com a ind. automobilística talvez tenham começado a sufocar as ferrovias...

2006-12-23 11:33:32 · answer #6 · answered by Zazie dans le metro 4 · 0 0

Não tõ entendendo mais nada. Ninguém aí conhece uma ferrovia enorme chamada Vitória-Minas ? Isso sem falar das outras. Quando vinha do Rio de Janeiro pra Minas Gerais eu vinha de trem.

2006-12-23 11:27:08 · answer #7 · answered by Anonymous · 0 0

Todas as respostas acima são válidas, mas falta acrescentar que na Europa as cidades são muito + próximas umas das outras dq. aqui no Brasil. Aqui nós temos Estados maiores dq. muitos países de lá. Pensa bem uma pessoa viajando de trem do norte da Bahia até o sul de São Paulo, teria de atravessar a BA, MG (ou ES), RJ e SP, isso levaria pelo menos uns 4 a 5 dias de viagem. Nesse mesmo tempo talvez se atravessasse a Europa inteira. Esta é + uma razão para o povo preferir outros meios de transporte.

2006-12-23 11:23:47 · answer #8 · answered by Águia Dourada 3 · 0 0

O brasileiro é muito acomodado. Olha o caso dos aviões. Pra ir ali pertinho preferem ir de avião...pq não vão de ônibus? Por isso extinguiram os trens...

2006-12-23 11:13:36 · answer #9 · answered by Richard M 3 · 0 0

Porque o Tio Sam queria vender carro pra gente e por isso só emprestava dinheiro se fosse para construir estradas.

2006-12-23 11:10:22 · answer #10 · answered by Anonymous · 0 0

fedest.com, questions and answers