Ana Kelly; o transforamador é um dispositivo que permite transformar uma tensão(voltagem)de um valor para outro através da INDUTANCIA A indutância so ocorre na presença da corrente alternada e é um fenômeno que acontece toda vez que um condutor é colocado perto de outro condutor..O enrolamento primario recebe os 110 v da tomada e induz uma voltagem no secundario, este conjunto é chamado de "Bobina de indução".A relação entre o número de espiras do primário e o número de espiras do secundário corresponde à relação de transformação, isto é, a relação entre a tensão que entra e a tensão que sai.A idéia da carga no primário não é verdadeira,porque com o transformador em funcionamento,os fluxos magnéticos produzidos pelo primário e secundario tendem a atingir um ponto de equilibrio,ou seja, quando o secundario está com carga, a corrente do primário se ajusta automaticamente,de acordo com a corrente do secundário.Quanto a diferença dos volts, isso não acontece,veja:Se vc tiver um transformador com 110 espiras no primário,lidado a uma rede 110volts, para ter 12 volts no secundario vai precisar de 12 espiras,.se tiver 20 espiras,terá 20 v.Quanto ao aquecimento, é devido as perdas, num transformador ideal a eficiencia chega a 99%, ou seja, só 1% se converte em calor.Outro fator de aquecimento pode se uma sobrecarga,assim: o transformador tem 12v/1A, e alimenta uma carga de 2A, ele vai trabalhar sobrecarregado, e vai aquecer muito, além de não gerar os 12v/1A, ele vai aquecendo cada vez mais até queimar-se. Ok? .
2006-12-23 14:24:08
·
answer #1
·
answered by jota 4
·
0⤊
0⤋
O adaptador possui internamente um transformador, que é o responsável por transformar a tensão 110V em 12V, segundo seu exemplo, e isso praticamente sem perdas, uma vez que a perda média é de cerca de 5% da potência total aplicada na entrada do adaptador.Ou seja, se o adaptador é de 10W então a perda na forma de calor é de cerca de 0,5W. Pela sua pergunta suponho que vc. não saiba como funciona um transformador então vai uma pequena explicação: imagine uma barra de ferro na qual enrolamos duas bobinas de fio perfeitamente isoladas entre si, uma com digamos 110 voltas de fio e a outra com 12 voltas. Aplicando 110V alternados (tensão alternada da rede elétrica) na bobina de 110 voltas temos a produção de um campo eletromagnético cuja magnitude é de 1V para cada volta ou espira, ou seja 1V/espira. A energia magnética deeste enrolamento corta as espiras da segunda bobina e induz nesta uma tensão cujo valor será 1v/espira x 12 espiras = 12V . Assim, a tensão de saída é reduzida para o valor desejado, sendo contudo necessário ainda converter a tensão alternada em tensão contínua, adequada à alimentação de aparelhos eletrônicos, o que é feito através de um dispositivo denominado diodo.
2006-12-23 16:21:37
·
answer #2
·
answered by Marçal 3
·
0⤊
0⤋
O adaptador tem um transformador, que é feito de espiras de fio enroladas em torno de uma núcleo ferromagnético. Ele TRANSFORMA os níveis de tensão de entrada e saída SEM DISSIPAR a energia.
O transformador segue a seguinte RELAÇÃO DE TRANSFORMAÇÃO:
Vs = Vp Ns/Np
Np= nº de espiras do primário, Ns= nº de espiras do secundário, Vp= tensão do primário, Vs=tensão do secundário
Exemplo. se Ns/Np = 1/10 e Vp = 100V, a tensão do secundário é 10V , substituindo esses valores na fórmula acima.
No caso do seu adaptador, Vp=110V, Vs=12V, a relação de espiras Np/Ns= 110/12= 9,2
Você está fazendo confusão com um divisor de tensão resistivo
2006-12-23 11:08:58
·
answer #3
·
answered by M.M.D.C. 7
·
0⤊
0⤋
Ana Kelly, o adaptador a que você está se referindo possui um componente chamado Transformador (mais conhecido como "Trafo"). Funciona assim: o transformador tem duas bobinas (fio metálico enrolado em espiral várias vezes e em várias camadas), uma grande e outra menor. Os 110V "entram" na bobina grande e geram um campo magnético. Esse campo magnético gera na bobina menor os 12V (na verdade é um pouquinho mais, é só para exemplificar) por um princípio chamado Indução Eletromagnética. os 98 volts que "faltam", são o campo magnético que não entra na bobina menor. O aquecimento do adaptador não tem nada a ver com esse processo, ocorre devido à resistência dos fios da bobina, que funciona como um "aquecedor".
Espero que tenha respondido.
Abraço!
2006-12-23 10:59:34
·
answer #4
·
answered by Martin 2
·
0⤊
0⤋
Ótima pergunta....
MAS...O transformadores não somem com a corrente elétrica.
Os transformadores funcionam por causa da:
LEI DE FARADAY
Essa lei diz que quando um circuito é atravessado por uma corrente, ele gera um campo magnético.
E quando um campo magnético atravessa um circuito, ele gera uma corrente elétrica nele.
E é assim que um transformador funciona.
Ele possui dois circuitos independentes chamados de Primário e Secundário.
Pelo circuito Primário passa a corrente elétrica que sai da tomada, gerando um campo magnético.
O campo magnético, por sua vez, gera no segundo circuito um tensão alterada, para mais ou para menos, dependendo da função do transformador.
No seu caso, o transformador diminui a tensão.
2006-12-23 10:54:29
·
answer #5
·
answered by Beakman 5
·
0⤊
0⤋