English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

É suportado a mentira para o bem de alguém ? E para alimentar o sonho de uma criança ?
me ajudem a entender.

2006-12-23 04:00:49 · 13 respostas · perguntado por ┼M@rcanjo┼ 2 em Sociedade e Cultura Outras - Sociedade e Cultura

13 respostas

Foi no natal de 1897 - que Virgínia O'Hanlon Douglas, uma garotinha de 8 anos, filha de um médico de Nova York escreveu para o jornal "The Sun" perguntando se Papai Noel existia.

O jornal publicou sua carta e a resposta do editorialista Francis Church. Foi um sucesso tão grande que o The Sun reproduziu-a durante os anos seguintes, na época do Natal, até o seu último número em 1949. O fato tornou-se tão famoso na imprensa mundial, que virou livro com recorde de venda nos Estados Unidos.



Editorial do The Sun, 1897

É com enorme prazer que respondemos à carta abaixo, aproveitando para expressar nossa enorme gratidão em reconhecer sua autora como fiel amiga do The Sun.



Prezado Editor : Tenho 8 anos; alguns dos meus amiguinhos dizem que não existe Papai Noel. Meu pai costuma falar: "Se estiver no The Sun, então será verdade." Por favor, me diga a verdade, Papai Noel existe?

Virgínia O'Hanlon



Virgínia, seus amiguinhos estão errados.

Provavelmente foram afetados pela descrença de uma época em que as pessoas acreditam em poucas coisas. Só acreditam naquilo que vêem. Eles acham que o que não compreendem com suas cabecinhas não pode existir.

Todas as mentes, Virgínia, sejam dos adultos ou as das crianças, são limitadas.

Nesse nosso grande universo, o homem é um mero inseto, uma formiguinha, quando seu intelecto é comparado com o infinito que o cerca ou quando medido pela inteligência capaz de entender toda a verdade e conhecimento.

Sim, Virgínia, Papai Noel existe.

Isso é tão certo quanto a existência do amor, da generosidade e da devoção, e você sabe que tudo isso existe em abundância trazendo mais beleza e alegria à nossa vida.

Ah! como seria triste o mundo sem Papai Noel!

Seria tão triste quanto não existir Virgínias. Não haveria então a fé das crianças, a poesia e a fantasia para fazer a nossa existência suportável.

Não teríamos alegria nem prazer a não ser com os nossos sentidos: seria preciso ver e tocar para poder sonhar.

A transparente luz das crianças, com a qual inundam o mundo, seria apagada.

Não acreditar em Papai Noel!... É o mesmo que não acreditar em fadas!

Você poderá pedir ao seu pai para contratar muitos homens para vigiar todas as chaminés na véspera de Natal e assim pegar Papai Noel; mas, mesmo que você não o visse descendo por elas, o que isso provaria?

Ninguém vê Papai Noel, mas não há sinais de que ele não existe.

Você por acaso já viu fadas dançando no jardim?

Claro que não, mas não há provas de que elas não estejam por lá.

Ninguém pode conceber ou imaginar todas as maravilhas do mundo que nunca foram vistas e que nunca poderão ser admiradas.

As coisas mais reais do mundo são aquelas que nem as crianças nem os adultos podem ver. Se quebrarmos o chocalho de um bebezinho, poderemos ver o que faz aquele barulho lá dentro, mas existe um véu cobrindo o mundo invisível que nem o homem mais forte, nem mesmo toda a força de todos os homens mais fortes do mundo reunida, poderia rasgar.

Somente a fé, a poesia, o amor e a fantasia podem abrir essa cortina e desvendar a beleza e a glória celestiais que existem por trás dela.

Será que tudo isso é real?

Ah, Virgínia, em todo este mundo não existe nada mais real e duradouro.

Se Papai Noel existe?

Graças a Deus ele vive e viverá para sempre.

Daqui a mil anos, Virgínia, e ainda daqui a dez mil anos ou dez vezes esse número ele continuará a fazer feliz o coração das crianças.





Que a fé, a poesia, a fantasia

e o amor, possam abrir

nossos corações para as

maravilhas invisíveis do mundo.

2006-12-23 04:15:35 · answer #1 · answered by ♡♥Andarilha♡♥ 6 · 1 0

Acho que algumas mentiras na infância é essencial, eu ao menos fui criada na história do "velho do saco", que me deixava com medo de sair na rua sem permissão ou olhares dos meus pais, e até agradeço por isso, pois criança não tem noção do perigo...eu não lembro se acreditava em Papai Noel ou não, provavelmente não, o que me importava msmo era os presentes, não importava se era meu pai quem dava ou Papai Noel, hahaha. Não vejo problema, acho até bonitinho uma criança que acredita em toda essa magia de um bom velinho que traz presentes as boas crianças, hehe.

2006-12-23 04:53:55 · answer #2 · answered by Anonymous · 2 0

Ué entaum Papai Noel naum existe?MEU DEUS!!!!Naum vou ganhar minha bicicleta!!!

2006-12-23 04:15:31 · answer #3 · answered by Cidnelson 3 · 1 0

O que vc acha que é melhor.Alimentar o sonho de uma criança, ou contar para ela a realidade da vida...Lula, corrupção. inflação, dividas, perversão sexual, crimes, etc. Enquanto eu fui criança, tendo medo do escuro ou do bicho papão, eu era feliz...depois que conheci a realidade, meu amigo, tudo mudou.Quem não gostaria de ser criança outra vez e acreditar no papai noel?Bendito sejam essa mentirinhas que fazem a felicidade de nossas crianças!Por falar nisso, vou olhar embaixo da árvore de natal se papai noel não deixou um presente! Feliz natal pr[a todos...

2006-12-23 04:28:05 · answer #4 · answered by Anonymous · 0 0

Quem vc acha que ficará mais decepcionado. Aquela criança que durante anos acreditou em papai Noel e a cada final de ano ficava feliz da vida com as surpresas de Natal. Ou aquela criança que nunca teve Natal, portanto sempre soube que Papai Noel não existia. As lendas são boas para o desenvolvimento das crianças. Além de desenvolver sua imaginação, muitas ainda passam mensagens positivas, onde cabe aos pais ensinar aos seus filhos seus significados. Eu acreditei no Noel, e quando descobri a verdade não fiquei triste. Pelo contrário, descobri que meu Papai Noel estava comigo 24 do dia, 365 ao ano. E essa sim é uma grande felicidade.

2006-12-23 04:21:12 · answer #5 · answered by chsoareslopes 5 · 0 0

Na verdade a crença no papai noel é saudável. Mesmo que a criança descuba que ele não exista realmente (fisicamente) pode-se explicar que ele é uma lenda uma personnagem muito importante da cultura natalina. muitas crianças acreeditam em coisas que não existem como cegonhas, saci pererê, etc. o que importa é contar a criança o verdadeiro espirito do natal e não só a idéia capitalsita de presente.

2006-12-23 04:10:35 · answer #6 · answered by dO.Ob 2 · 0 0

Os mitos ajudam a criança a construir a sua realiadade. Assim foi com seu pai, certamente com você e com a grande maioria que te antecedeu (se tiver origem européia). Creio que a grande maioria quando descobriu a realidade não ficou desapontado ou infeliz porque o enganaram com um papai noel de mentira (tipo bebê chorão). Não foi contada um mentira, A metira tem o intuito de prejudicar.
Os mitos são a base da cultura ocidental. Onde o papai noel tem aí seu "eleitorado".

2006-12-23 04:09:50 · answer #7 · answered by OC BRASIL 5 · 0 0

As fábulas e os mitos geralmente ensinam alguma lição moral, mesmo que sejam assustadoras. No século vinte começaram a ser criados mitos sem fundo moral algum, sem nenhuma razão de ser, completamente vazios. Mesmo assim, privar as crianças da magia na época da formação de seu caráter é no mínimo uma maldade.

2006-12-23 04:07:34 · answer #8 · answered by Sistema428 - eu uso del.icio.us 5 · 0 0

Minha opinião é a de que não se diga mentiras para as crianças, principalmente sobre personagens importantes, como é o simbólico Papai Noel. Deve-se contar a história e deixar claro que é folclore, algo que todos apreciam muito e fingem que é verdadeiro.
Um ser humano não deve começar sua história no mundo já ouvindo mentiras de seus próprios pais.

2006-12-23 04:20:14 · answer #9 · answered by NOZEN 5 · 0 1

É mentira. E o pior é q quando descobrem q ele não existe, sentem q foram enganadas e isto gera um sentimento de descepção.

2006-12-23 04:06:41 · answer #10 · answered by baretta 6 · 0 1

fedest.com, questions and answers