A Estónia (br. Estônia) é um dos três PaÃses Bálticos, constituÃdo por uma porção continental e um grande arquipélago no Mar Báltico. Confina a norte com o Golfo da Finlândia e, através dele, com a Finlândia, a leste com a Rússia, a sul com a Letónia e a oeste com o Mar Báltico. Capital: Tallinn.
Ãndice [esconder]
1 História
2 PolÃtica
3 Subdivisões
4 Geografia
5 Religião
6 Economia
7 Demografia
8 Cultura
9 Ver também
10 Ligações externas
[editar] História
Ver artigo principal: História da Estónia.
[editar] PolÃtica
ParlamentoVer artigo principal: PolÃtica da Estónia.
A Estónia é uma democracia constitucional, com um presidente eleito pelo parlamento (eleições de cinco em cinco anos), que só tem uma câmara. O governo, ou ramo executivo, é composto pelo primeiro-ministro, nomeado pelo presidente, e por um total de 14 ministros. O governo é nomeado pelo presidente depois de aprovado pelo parlamento.
O poder legislativo pertence ao parlamento, denominado Riigikogu ou Assembleia do Estado, que tem 101 lugares. Os deputados são eleitos por voto popular para mandatos de 4 anos. O supremo tribunal judicial é o Tribunal Nacional, ou Riigikohus, com 17 juÃzes, cujo presidente é nomeado vitaliciamente pelo parlamento depois de nomeado pelo presidente da república.
[editar] Subdivisões
Ver artigo principal: Condados da Estónia.
[editar] Geografia
Ver artigo principal: Geografia da Estónia.
Situada entre os 57,3º e os 59,5º de latitude e os 21,5º e os 28,1º de longitude, a Estónia estende-se pelas costas orientais do mar Báltico, na parte noroeste da plataforma da Europa oriental. A elevação média é de apenas 50 m.
Os depósitos de xisto betuminoso (ou kukersite) e de pedra calcária, bem como as florestas que cobrem 47% do território, desempenham papéis chave na economia deste paÃs pobre em recursos. A Estónia contém mais de 1 400 lagos (a maioria é muito pequena, mas o maior, o lago Peipsi, tem 3 555 km² de superfÃcie), numerosos pauis, e 3 794 km de costa recortada com numerosas baÃas, estreitos e enseadas. O número de ilhas e ilhotas está estimado em cerca de 1 500, sendo que duas delas são suficientemente grandes para constituir condados: Saaremaa e Hiiumaa.
O ponto mais elevado é o Suur Munamägi no canto sueste do paÃs (318 m).
[editar] Religião
Sem religião 60,4%, sem filiação 18,3%, protestantes 16,2%, ortodoxos 3,5%, islamismo 0,7%, católicos 0,3%, judaÃsmo 0,3%, outras 0,3%. est.2002
[editar] Economia
Ver artigo principal: Economia da Estónia.
Em 1999, a Estónia teve o seu pior ano económico desde que obteve a independência em 1991, em grande medida devido ao impacto da crise financeira russa de Agosto de 1998. A Estónia aderiu à OMC em Novembro de 1999 – foi o segundo estado báltico a aderir. O paÃs aderiu à UE em 1 de Maio de 2004. A privatização da energia, telecomunicações, ferrovias e outras empresas estatais é um processo contÃnuo. A economia estoniana tem sofrido um crescimento rápido, em parte devido à relocalização no paÃs de várias empresas finlandesas. Tem um sector IT forte.
A Letónia (br. Letônia) é uma das três Repúblicas Bálticas. Limita a norte com a Estónia, a leste com a Rússia, a sul com a Bielorrússia e a Lituânia e a oeste com o Mar Báltico. Banhada pelas águas geladas do mar Báltico, a Letônia tem litoral pantanoso, com dunas de areia e importantes portos pesqueiros. Riga é a maior capital das repúblicas bálticas. No bairro histórico de Riga misturam-se edificações medievais e prédios art nouveau, declaradas patrimônio da humanidade. As florestas cobrem quase metade do território, o que favorece o turismo ecológico, em especial na cidade de Sigulda, rodeada de cavernas, bosques e corredeiras.
Ex-república da União Soviética (URSS), a Letônia conquista a independência em 1991. Como herança do domÃnio soviético, os russos constituem mais de 30% da população. Mesmo assim, o paÃs fica fora da Comunidade dos Estados Independentes (CEI). Em 2004, a Letônia ingressa na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) e na União Européia
O território hoje conhecido como Letônia tem sido habitado desde 9000 a.C. Na primeira metade de 2000 a.C., as primitivas tribos bálticas chegaram ao território. Elas foram os ancestrais do povo letão. Estes mantém estreita ligação com o Império Romano, por meio do comércio de âmbar, atividade interrompida com a invasão dos eslavos no século VII.
Na Era Cristã, o território hoje conhecido como Letônia tornou-se principalmente um entroncamento comercial. A famosa "rota dos Vikings para a Grécia" mencionada em antigas crônicas partia da Escandinávia atravessando o território letão ao longo do rio Daugava até a antiga Rússia e o Império Bizantino. Suecos, alemães e russos também ocupam a região entre o século IX e o XII.
Conhecida também como Livônia, a partir do século XIII a atual Letônia esteve sob domÃnio dos Cavaleiros Teutônicos. O cristianismo é imposto pelos alemães à s tribos locais. O dominio alemão sobre o território prolonga-se por três séculos, até a extinção da Ordem dos Teutônicos. No século XVI tornou-se parte do reino da Polônia e Lituânia. Nesta época, o luteranismo espalhou-se pelo paÃs. Nos séculos XVIII e XIX, a Rússia ganhou controle sobre a Letônia e regiões vizinhas. Com a abolição da servidão, em 1817, os letões passam a reivindicar a propriedade da terra, privilégio dos aristocratas alemães, o que alimenta o nacionalismo letão. Com a devastação da Rússia pela Primeira Guerra Mundial e as dificuldades enfrentadas pelo novo regime soviético, o Conselho Nacional declarou a independência da Letônia em 18 de Novembro de 1918.
Em 1934 o paÃs tornou-se um estado autoritário, após um golpe de estado dirigido por Karlis Ulmanis. O parlamento (Saiema) foi suspenso. A 17 de Junho de 1940 a União Soviética invade e anexa o paÃs de acordo com o pacto germano-soviético (também conhecido como Pacto Ribbentrop-*******) de 1939, feito pelo acordo entre os chanceleres ******* (URSS) e Ribbentrop (Alemanha).
Exceto por um curto perÃodo de ocupação alemã durante a Segunda Guerra Mundial, a Letônia permaneceu como um território soviético. A integração ao comunismo soviético é obtida à custa de repressão, e a resistência anti-soviética só é derrotada em 1952. Milhares de camponeses, removidos de sua terra, são presos, deportados ou executados. Os soviéticos promovem maciça imigração de russos para o paÃs, até que as reformas da glasnost estimularam o movimento de independência letão. O paÃs tornou-se novamente independente a 21 de Agosto de 1991. Desde então tem reforçado seus laços com o Ocidente e, em 1 de Maio de 2004 tornou-se membro da União Europeia e também da OTAN.
[editar] PolÃtica
Ver artigo principal: PolÃtica da Letónia.
O parlamento unicameral, chamado Saeima é atualmente o mais alto órgão de autoridade do estado na Letônia. Ele discute e aprova as leis propostas pelo primeiro-ministro letão. O primeiro-ministro possui total responsabilidade e controle sobre seu gabinete, e o presidente da república tem apenas uma função cerimonial como chefe de estado. Atualmente conta com 100 membros.
No outono de 1991, a Letônia reimplantou partes significativas de sua constituição de 1922, e na primavera de 1993 o governo realizou um recenseamento para determinar quem estava apto a votar.
Após quase 3 anos de debates, a Letônia concluiu uma lei sobre cidadania e naturalização no verão de 1994. Pela lei, aqueles que eram cidadãos da Letônia em 1940 e seus descendentes podem pedir a cidadania. Cerca de 46% da população do paÃs não pertence à etnia letã; ainda assim, 85% dos eslavos étnicos estão aptos a requerer residência. O critério de naturalização inclui um conhecimento do idioma letão em nÃvel de conversação, um juramento de lealdade, renúncia à cidadania anterior, e um conhecimento da constituição letã. Se permite a dupla cidadania para aqueles que foram forçados a abandonar a Letônia durante a ocupação soviética, e adotaram outra cidadania. Criminosos condenados, viciados em drogas, ex-agentes dos serviços de inteligência soviéticos e alguns outros grupos estão excluÃdos do direito à cidadania.
A 19 de Março de 1991, o Conselho Supremo aprovou uma lei explicitamente garantindo "direitos iguais a todas as nacionalidades e grupos étnicos" e "garantias a todos os residentes permanentes na república, independente de sua nacionalidade, aos mesmos direitos ao trabalho e a salários". A lei também proÃbe "quaisquer atividades voltadas à discriminação por nacionalidade, ou à promoção de supremacia ou ódio nacional".
Partidos principais: Nova Era (JL), coalizão por Direitos Humanos em uma Letônia Unida (da Harmonia Popular-TSP, Socialista Letão-LSP, entre outros), do Povo (TP), Primeiro da Letônia (LPP), União de Agricultores e Verdes (ZZS), União pela Pátria e a Liberdade (TB/LNNK).
[editar] Subdivisões
Ver artigo principal: Subdivisões da Letónia.
A Divisão Administrativa da Letônia é composta por 26 distritos e 7 cidades.
[editar] Geografia
Ver artigo principal: Geografia da Letónia.
Geografia da Letónia: paÃs da Europa de Leste que faz fronteira com a Estónia, a norte; com a Rússia, a leste; e com a Lituânia, a sul. Tem uma área de 64.500 km². As cidades mais importantes são Riga, a capital, Daugavpils, Liepaja, Jelgava e Jurmala
[editar] Religião
O paÃs tem população na maioria Cristã. O maior grupo é de luteranos (com 556 mil pessoas segundo os dados de 2003), seguida pela Igreja Católica (430405 pessoas) e pela Igreja Ortodoxa (350 mil pessoas). Outra religião do paÃs é a Dievturiba, que tem raÃzes históricas baseadas na mitologia da era pré-Cristã. Há também os Judeus na Letônia que são prinicpalmente restantes da União Soviética, já que durante a Segunda Guerra Mundial a Comunidade Judaica (sugundo o último censo oficial em 1935 haviam 93479 Judeus no paÃs, aproximadamente 5% da população total) foi aniquilada
[editar] Economia
Ver artigo principal: Economia da Letónia.
[editar] Idioma
O idioma oficial da República da Letônia é o letão. A lÃngua letã, assim como o lituano e a extinta lÃngua prussiana antiga são lÃnguas bálticas, da famÃlia das lÃnguas indo-européias. O russo é a lÃngua minoritária mais expandida por grandes seções da população não-russa.
[editar] Cultura
Ver artigo principal: Cultura da Letónia.
PaÃs do Leste europeu, a Letónia é mais conhecida, no campo cultural, pelos intérpretes e compositores de música erudita, como é o caso de Gidon Kremer e vários cantores de ópera, para além dos seus Coros, premiados internacionalmente. As Latvju Dainas, canções populares, compiladas por Barons e Smits já no século XX, são também motivo de orgulho nacional.
A produção poética é extensa.
A epopeia "O Matador de Ursos" (Lacplesis) de Andrejs Pumpurs é um sÃmbolo nacional.
A cultura letã está muito marcada pela relação com a natureza. Marca disso mesmo é o facto de um dos seus eventos mais conhecidos, o Festival Jani, ser a celebração da noite mais longa do ano (tal como o Natal, está relacionado com o solstÃcio de Inverno e o inÃcio de um novo ciclo de vida). O respeito pelo ambiente é visÃvel no carinho com que as cegonhas são tratadas neste paÃs.
[editar] Composição
A composição da Letônia é de 52% de letões, 34% de russos, 5% de bielo-russos, 3% de ucranianos, 2% de poloneses e 4% de outros povos.
A Lituânia (em lituano Lietuva) é uma das três Repúblicas Bálticas. Limita a norte com a Letónia, a leste e a sul com a Bielorrússia, a sul com a Polónia, a sul e a oeste com o enclave russo de Kaliningrado e a oeste com o Mar Báltico. Sua capital é a cidade de Vilnius.
Ãndice [esconder]
1 História
2 PolÃtica
3 Subdivisões
4 Geografia
5 Religião
6 Economia
7 Demografia
8 Cultura
9 Ver também
10 Ligações externas
[editar] História
Ver artigo principal: História da Lituânia.
[editar] PolÃtica
Ver artigo principal: PolÃtica da Lituânia.
[editar] Subdivisões
Ver artigo principal: Condados da Lituânia.
[editar] Geografia
Ver artigo principal: Geografia da Lituânia.
[editar] Religião
Católicos 68,1%,sem religião 23,5%,ortodoxos 4,9%,protestantes 3,1%,outras 0,4%.
[editar] Economia
Ver artigo principal: Economia da Lituânia.
[editar] Demografia
Ver artigo principal: Demografia da Lituânia.
[editar] Cultura
Ver artigo principal: Cultura da Lituânia.
2006-12-23 12:50:33
·
answer #7
·
answered by =) 4
·
0⤊
0⤋