Oi Gaby!
O orCamento domestico eh muito importante mesmo.
Eu moro no Japao e existe ate curso universitario que engloba isto como sendo uma disciplina e acredito que seja muito vantajoso, pq os japoneses aprendem desde a infancia a dar valor ao dinheiro e sao os maiores poupadores do mundo.
Eu faCo meu orCamento a pouco tempo uns tres anos aproximadamente e nao tenho do que reclamar, consegui poupar ate mais do que imaginava.
Eu uso o metodo tradicional mesmo. FaCo uma planilha no computador, mas existem bancos que oferecem o serviCo on line.
Comece por recolher todos os ticketes de compras e fazer discriminaCao detalhada do que comprar para poder comparar preCos e gastos desnecessarios. Em breve tera tbm uma media de gastos mensal baseado no que estiver entrando e saindo, comparando as planilhas de alguns meses. Sendo assim estabeleCa um minimo e maximo sobre seus gastos.Nao esqueCa que gastos fixos(alugueis e agua,luz e etc...) devem ser separados dos demais e tbm eh possivel reduzi-los e muito.
De inicio parecera muito trabalhoso, mas com o tempo vai ganhando pratica e ficara bem simples. Logo vera tbm que tera mais facilidade em comprar com melhores preCos.
Eu nao cortei nada do meu orCamento domestico ate hoje e tenho um padrao de vida razoavel, pq atraves do orCamento pude fazer economias na hora da compra, escolhendo lugares onde tenho maior economia. Muito bom mesmo, se for levado a serio. Esqueci tbm de mencionar que nao ando com muito dinheiro e nem cartoes de creditos para evitar desperdicios. Saio muito, vou a shoppings e vejo muitas vitrines mas compro com consciencia, nunca por impulso.Pq nunca tenho dinheiro no bolso. rsrsrs
Espero ter te ajudado.
Beijaoooo
2006-12-22 22:06:27
·
answer #1
·
answered by ? 5
·
0⤊
0⤋
Eu compreendo muito vc, sabia?
Já passei situação semelhante porque eu também era autônomo e não sabia quanto exatamente iria ganhar no mês.
Resolvemos eu e minha esposa fazer um orçamento doméstico da seguinte forma:
1 - calculei a média do que eu ganhava. Somei os últimos 12 meses, dividi por 12 e encontrei a média.
2 - o mesmo cálculo para as despesas de condomínio e taxas.
3 - idem para alimentação.
4 - em cada média dessas eu acrescentava uma determinada taxa prevendo os inevitáveis aumentos.
Cheguei ao PRIMEIRO RESULTADO do orçamento, cujo total me revelou não o quanto eu deveria gastar, mas o MÍNIMO QUE EU DEVERIA GANHAR para manter o padrão de vida.
Bom, espero ter ajudado.
Abraço Fraterno e Feliz Natal
2006-12-22 22:05:34
·
answer #2
·
answered by DISCÍPULO 7
·
0⤊
0⤋
O primeiro grande passo já foi dado - tomar a decisão de mudar e assumir a responsabilidade sobre seus atos. A idéia de anotar em cadernetas é uma boa idéia.
No meu caso, pra eu me segurar nos gastos, eu procuro criar um objetivo a longo prazo (por exemplo, reformar a casa daqui a 10 anos), e pra isso começo a poupar e repensar meus gastos superflúos. Mas cada caso é um caso.
Tenho certeza que vcs vão conseguir organizar o orçamento doméstico! Sucesso e um ótimo Natal.
P.S. Tenho uma planilha do Excel que uso pra esta finalidade, se quiser uma cópia é só pedir!
2006-12-22 22:03:32
·
answer #3
·
answered by FabioF 3
·
0⤊
0⤋
eu ajudo você
amiga
2006-12-22 21:56:04
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Pra começar é bom parar de ir em shoppings, não ficar olhando vitrines, não andar com dinheiro, cartão de crédito, talão de cheques... Boa sorte, vc consegue, é só ter perseverança e força de vontade. bjs
2006-12-22 21:58:19
·
answer #5
·
answered by Zen 3
·
0⤊
1⤋
Sabe eu já fiz, mas depois desisti. Veja se seu Banco na Net não lhe oferece essa opção. o BB oferece.
2006-12-22 21:52:45
·
answer #6
·
answered by miosotis 7
·
0⤊
1⤋